6 ideias para deixar os quartos modernos mais aconchegantes

Nicole Nunes—homify Nicole Nunes—homify
PROJETOS DE INTERIORES RESIDENCIAIS, okna arquitetura okna arquitetura Modern Bedroom Wood Wood effect
Loading admin actions …

Dentro do lar, os quartos representam um refúgio, um cantinho íntimo e especial que reflete a personalidade de cada membro da família individualmente. Portanto, não há uma regra que determine o melhor estilo para um quarto, pois tudo depende de questões pessoais, como as necessidades e gostos de cada um. O conceito mais importante por trás do quarto perfeito, é a sensação que o mesmo traz para o seu usuário. Ou seja, o bem estar é a prioridade.

Naturalmente, sendo parte de uma tendência maior, o estilo moderno é um dos favoritos para desenhar os quartos hoje em dia, independente da faixa etária, tamanho disponível e finalidade (se é um quarto de visitas ou moradores). Ainda assim, dependendo das soluções utilizadas, pode ser difícil alcançar uma sensação de aconchego. Por exemplo, em quartos de cores neutras e sóbrias, ou com decoração minimalista.

Pensando nisso, hoje selecionamos 6 ideias diferentes para trazer mais aconchego aos quartos modernos. Quer saber mais? Então venha conosco!

1. Cores claras e iluminação natural

Em geral, as cores claras são extremamente utilizadas em ambientes modernos, desde as cozinhas até os quartos. Isto acontece graças ao resultado que uma paleta de cores leves pode trazer, como por exemplo uma sensação de amplitude e frescor, aspectos sempre presentes em ambientes contemporâneos. Dentro deste contexto, a iluminação natural entra como uma aliada perfeita, pois quanto mais reflexivas forem as superfícies, melhor a luz poderá propagar-se. 

Portanto, sempre que possível, considere aberturas amplas para os quartos, bem como cortinas leves e translúcidas, que não barrem completamente a iluminação.

2. Decoração personalizada

Tratando-se de um cômodo tão íntimo, é interessante que os quartos demonstrem a personalidade de seu usuário, o que pode ser feito através da decoração. Artigos pessoais, que carreguem consigo pequenas estórias ou interesses particulares, são os mais recomendados para conformar uma decoração personalizada. Por exemplo livros, porta-retratos, quadros, coleções e etc. Para ajudar a organiza-los, uma estante planejada é a melhor opção, principalmente com nichos abertos para que tudo fique à mostra.

3. Madeira

A madeira é um dos materiais mais utilizados na arquitetura de interiores, pois o seu aspecto natural traz mais calidez e elegância aos mais diversos ambientes. Justamente por isso, costuma-se utilizar tal material para revestir o piso dos quartos. Mas ainda, pode-se aproveitar a madeira em outros elementos, como no exemplo a cima para o painel da televisão. E como vemos, diferentes tons de madeira podem ser combinados a fim de criar um contraste interessante e uma atmosfera acolhedora. 

4. Almofadas e tecidos

Obviamente, os tecidos são parte integrante da decoração dos quartos, seja na roupa de cama, nas almofadas, nos tapetes ou cortinas. Assim como a madeira, tais peças tornam os ambientes mais cálidos e aconchegantes, criando uma sensação de acolhimento que é quase natural. Enquanto os elementos citados anteriormente estão mais relacionados à decoração, as almofadas contam com um ponto que as tornam ainda mais interessantes: sua finalidade. Decorar os quartos com peças multifuncionais é uma maneira inteligente de otimizar o espaço.

5. Móvel planejado

Os móveis planejados caem muito bem em ambientes pequenos, mas jamais devem ser dispensados mesmo quando há muito espaço. Na arquitetura de interiores, planejar o mobiliário é a melhor solução para organizar tudo de acordo com necessidades individuais. Além disso, é uma ótima maneira de preencher um ambiente pessoal como o quarto. Neste caso, o escritório pode ser utilizado como quarto de visitas com facilidade, pois os armários ajudam a organizar o cômodo em um instante. 

6. Iluminação

Em ambientes internos, a iluminação artificial é tão importante quanto a natural, principalmente quando deseja-se conformar uma ambientação especial e íntima. Quanto mais regulável for a iluminação, melhor, já que desta maneira é possível criar a atmosfera desejada, ora mais iluminada, ora menos, dependendo da situação. 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine