7 Canteiros com vida: inspiração para renovar o seu!

Maria Miranda—HOMIFY Maria Miranda—HOMIFY
Casa Capricórnio, Jardíssimo Jardíssimo Modern Garden
Loading admin actions …

Mesmo que tenha pouco espaço ao ar livre no seu apartamento ou casa, optar por ter alguns canteiros com plantas são uma excelente forma de trazer cor e vida ao seu espaço. Dependendo das plantas que escolhe estes podem precisar de mais ou menos manutenção mas serão sempre uma grande mais valia no seu espaço. 

Estamos certos que ficará orgulhoso em mostrá-lo ao seus convidados. Neste sentido escolhemos 7 exemplos de canteiros com cor, textura, vida para a sua casa. Para os conhecer explore este livro de ideias…

No jardim

Se tem um grande jardim então não tem desculpas para ter simplesmente um relvado ou pavimento, ter diferentes combinações de plantas é fundamental. Isto vai tornar a sua casa um espaço super agradável e permitirá também atrair biodiversidade. 

Vai ser um sonho poder acompanhar bem de perto a evolução das plantas ao longo das estações e observar as suas belíssimas cores e texturas. Contacte um arquitecto paisagista para criar o projecto do seu jardim, este vai ajudá-lo a escolher as espécies e a definir o espaço correspondendo às suas necessidades e expectativas.

Canteiro associado ao terraço

Mesmo que seja muito prático ter uma área pavimentada abrigada como este terraço, para refeições ao ar livre e outro tipo de actividades se o espaço estiver imediatamente associado a um canteiro de plantas será muito mais bonito e agradável. Ao vivermos nas cidades lidamos muito com materiais inertes e pouco com elementos vivos  coloridos, o próprio verde vai trazer-lhe uma sensação de bem-estar.

Para marcar o acesso à casa

Entre de carro ou a pé, o caminho de acesso à sua casa dá-lhe as boas vindas a cada dia, a si e aos seus convidados e família. Você merece que a primeira abordagem à sua casa seja um belo espaço plantado. Assim, um canteiro com diversas plantas a acompanhar o caminho só pode ser uma boa escolha. 

No exemplo da imagem vemos esta ideia muito bem conseguida já que o caminho tem uma forma algo natural e para além das plantas que o acompanham existe um outro nível com belas árvores.

Saiba como decorar o seu jardim com plantas…

No telhado

Os telhados verdes são uma verdadeira tendência nas cidades hoje em dia já que são belos e trazem inúmeras vantagens, mesmo em relação ao edifício. O seu jardim pode ter canteiros deste tipo, com formas sinuosas que atraem o olhar, onde uma pedra mais pequena e clara é usada para o espaço circulável e algo mais escuro e fortemente contrastante foi escolhido para os canteiros plantados.

Uma horta em casa

Ter uma horta em casa pode ser uma verdadeira terapia, e que prático que é quando precisa de um legume ou outro ou mesmo de um basilico para os seus cozinhados e basta dar alguns passos para os ter frescos na mesa. Esta opção de canteiros ligeiramente elevados em madeira é super simples e pode fazer você mesmo. 

Canteiros sobreelevdos

Esta ideia pode resultar muito bem no seu jardim, e dá-lhe mesmo uma outra dimensão, o facto de ter canteiros sobreelevados permite ter mais terra disponível para as plantas e fica muito bonito com pequenos arbustos ou plantas de flor.

Oito ideias para pátios modernos aqui.

Uma horta e algumas plantações na varanda

Mesmo numa varanda pode incluir canteiros, fazendo-os você mesmo em madeira por exemplo. Neles pode plantar belas plantas com flor ou mesmo frutos como mostra a imagem. Uma experiência de que não se arrependerá.

Já não tem desculpa, para não ter um lindo espaço verde em casa.

Veja estas ideias verdes mesmo em pleno Inverno, para se inspirar.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine