6 dicas para aumentar o valor do seu imóvel

Mariana Garcia—Homify Mariana Garcia—Homify
Apartamento c/ 1 quarto - Colinas do Cruzeiro, Odivelas, Traço Magenta - Design de Interiores Traço Magenta - Design de Interiores Modern Living Room
Loading admin actions …

A nossa casa é e sempre será a mais bonita, a melhor, a mais confortável. No entanto, há circunstâncias da vida que nos obrigam a mudar de pouso e daí surge a necessidade de nos desfazermos dela. Se até aqui era perfeita, rapidamente percebemos que tem mesmo que ser fantástica para fazer concorrência a este mercado tão competitivo. Independentemente de ser para vender ou para arrendar, é importante que o imóvel esteja em boas condições, preferencialmente com alguma intervenção de modo a torná-la mais moderna e atractiva. Há vários pontos que deve ter em consideração, que vão da fachada ao interior da casa, passando pelo jardim ou outros espaços exteriores que possa ter. 

No artigo de hoje, a equipa homify dá-lhe algumas sugestões sobre maneiras de aumentar o valor do seu imóvel, com vista a conseguir fazer o melhor negócio possível! Tem há algum tempo a sua casa no mercado imobiliário e ainda não conseguiu concretizar negócio? Então este artigo é para si! Fique connosco e perceba o que pode fazer para acabar com esta dor de cabeça!

Tenha a fachada cuidada

A fachada da sua casa é o primeiro contacto que qualquer potencial cliente terá com o seu imóvel, portanto mantenha-a o mais cuidada possível, principalmente quando este entrar no mercado para venda ou arrendamento. É importante que tenha atenção a possíveis manchas de ferrugem provenientes de gradeamentos, plantas a crescerem fora do sítio ou portadas cuidadas, limpas e funcionais. Se a sua casa é uma moradia com muro, procure também dar-lhe um pouco de atenção, com vista a ter as sebes podadas e a pintura ou o revestimento com a manutenção em dia. Dê-lhe um ar de casa de revista, com decorações nas janelas (por exemplo, floreiras ou algum caça-sonhos—sempre sem exagerar!) que despertem a curiosidade acerca do que se poderá vir a encontrar dentro das quatro paredes!

Aumente a área útil da casa

Uma vez com os pés dentro de casa, é altura de surpreender os visitantes! Prepare o imóvel de acordo com o seu gosto (supondo que ainda terá as suas coisas lá), mas com algum cuidado, de forma a agradar a qualquer cliente. Uma das coisas que normalmente se procura numa nova casa é espaço—que é muito valorizado por toda a gente. Desta forma, aumente a área útil da sua casa, ou pelo menos dê essa sensação: antes de qualquer visita, abra as cortinas e deixe que a luz natural inunda as divisões; no caso de ter varandas, abra as portas das mesmas para que as pessoas tenham a ideia de prolongamento da assoalhada; outra sugestão que lhe deixamos é que faça algumas obras, como por exemplo derrubar alguma parede divisória (isto é, uma que não perturbe a estrutura natural do imóvel), aumentando assim o espaço disponível.

Mobile adequadamente a sala de estar

sala de estar é provavelmente a maior divisão da casa, onde poderá conversar mais à vontade com os potenciais clientes, tirar-lhes dúvidas; além disto, na maior parte das vezes é a assoalhada com a melhor vista, que pode cativar os visitantes quase que instantaneamente. Assim sendo, se não tiver tempo ou orçamento para tratar do resto das divisões, foque-se nesta. Procure ter a mobília disposta de modo a optimizar as áreas e a não criar barreiras que dificultem a leitura do espaço. Embora possa parecer inútil, este é um passo que se tornará um grande aliado quando for necessário calcular se a mobília que virá cabe ou não naquele espaço. Uma divisão, por muito grande que seja, ficará sempre aquém das expectativas se estiver muito cheia e com mobiliário mal arrumado e distribuído.

Remodele a cozinha

Numa casa vazia, o que salta realmente à vista são a cozinha e as casas de banho- e percebe-se facilmente porquê: uma vez que são as que estão mobiladas, percebemos de imediato se nos agradam ou não. Começando pela primeira, facilmente entendemos que é uma mais valia tê-la arranjada e bonita, além do que é super importante ter o espaço bem aproveitado para oferecer muita e variada arrumação à nova família. Portanto, se quer que a sua casa se destaque das demais, procure investir um pouco de dinheiro na remodelação da cozinha. Pode achar que é um desperdício de dinheiro, mas acredite que se destacará nos imensos sites de imobiliário onde pode publicitar a sua casa. Mais: pode até nem fazer logo as obras, assegurando aos potenciais clientes que deixará a divisão como nova, podendo eles escolherem os acabamentos (dentro de um orçamento pré-definido).

Renove as casas de banho

Passando para as casas de banho, temos as mesmas dicas que lhe demos em relação à cozinha: dê-lhes um ar novo, de divisão acabada de fazer e pronta a usar. Loiças gastas, fora de moda e paredes revestidas a azulejos antiquados e escuros não atraem a maior parte dos potenciais clientes. Por norma, as pessoas preferem uma casa de banho com um aspecto limpo e com pouco uso, daí esta renovação ser tão importante. Portanto, se tem alguma pressa em vender ou arrendar a sua casa, respire fundo e faça também este investimento que, a curto prazo, trará os seus frutos! 

Recrie o seu jardim

Os espaços exteriores são, por si só, uma enorme mais valia para qualquer imóvel. De qualquer maneira, não se fie no seu potencial e recrie o seu jardim ou terraço, de forma a consolar completamente os olhos dos visitantes! Um espaço exterior com bom aspecto dá logo vontade de imaginar futuros naquele espaço. Mesmo que depois a vontade dos clientes seja alterar tudo, pode apostar em como este tipo de cuidado atrairá mais pessoas que se podem interessar mais rapidamente pelo seu imóvel! Trate da relva, pode as árvores ou arbustos, faça pequenos canteiros para flores ou ervas aromáticas ou então coloque um pavimento bonito em toda a área e crie uma zona de churrascos e de convívios pela tarde fora!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine