Como ligar a lavandaria à cozinha em 4 passos

homify Modern Kitchen
Loading admin actions …

Onde colocar a nossa máquina de lavar dentro de casa pode ser uma verdadeira aventura. Principalmente, quando não queremos esse eletrodoméstico à vista de todos. Por isso, o ideal é criar, projetar ou ter uma lavandaria dentro de casa, mesmo que seja pequena, ao menos, as máquinas ficam escondidas e ninguém topa. 

Para o ajudar a ligar uma lavandaria junto à cozinha, reunimos 4 ideias geniais para que o possa fazer, com toda a discrição e estilo. Pode começar, por repensar no planeamento da sua cozinha, dividindo uma parte ou, simplesmente, aproveitar a varanda ou a despensa. Falamos sobre estas soluções com mais detalhe, já de seguida. 

Mantenha-se connosco!

1. Optar por portas de correr ou dobráveis

Uma opção discreta, prática, versátil e que poupa imenso espaço são as portas de correr. Não há perda de metros quadrado com esta solução, porque a porta não abre para uma parede. Deste modo, pode aproveitar todas as paredes com móveis. 

Ao projetar ou ao remodelar a sua cozinha, pode considerar esta ideia. Criar ou dividir um pequeno espaço, que é separado com portas de portas de correr, para criar a sua lavandaria. Essa separação pode ser feita< com portas de vidro, de madeira, de cor branca. Enfim, espreite umas soluções de portas de correr, neste livro de ideias: Ideias de portas de correr para a sua casa

Neste exemplo, optaram por portas dobráveis de vidro, uma solução que não ocupa espaço também. O resultado ficou bastante discreto e as máquinas de lavar roupa e secar estão reservadas num lugar que não está à vista. 

2. Aproveitar a marquise

Outra opção é a de aproveitar a varanda que liga a cozinha, para criar uma marquise, sendo que esta servirá de lavandaria. Pode separar os dois ambientes ou não, deixá-lo assim sem porta cria uma fantástica conexão, sem falar da luz natural que penetra na cozinha. 

A lavandaria não tem de ser um lugar enfadonho, só com eletrodomésticos. Pode, perfeitamente, incluir umas decorações e umas plantas, tal como vê na imagem. O espaço ficou tão acolhedor e cheio de vida!

3. Portas de vidro fosco

Portas em vidro fosco deixarão o espaço muito acolhedor e discreto, além de permitir uma maior iluminação dos dois espaços. Esta solução será a melhor, caso a sua lavandaria não tenha janelas. 

Para uma melhor organização da sua lavandaria pode criar ou mandar fazer uns móveis sob medida, a um carpinteiro. Aproveitará dessa forma, o espaço da melhor maneira, como poderá deixar as suas máquinas escondidas, o que irá atenuar os ruídos e deixar o espaço mais organizado. 

4. Aproveitar a despensa

Se quiser ter uma lavandaria na sua casa, pode aproveitar a despensa que está na cozinha. Faça algumas obras e reorganize tudo melhor. Para um espaço mais luminoso e mais proveitoso em termos de espaço, coloque portas de correr, em vidro fosco, tal como referimos mais acima. 

Neste exemplo, pode ver como ligaram a cozinha à lavandaria, de forma tão perfeita. 

Dica extra: sobrepor máquinas para aproveitar espaço

Para um melhor aproveitamento do espaço, nomeadamente se este for pequeno, pode optar por sobrepor a máquina de lavar e a de secar. Assim, tem os dois eletrodomésticos, no mesmo cantinho. 

Há que tirar partido da verticalidade do espaço, certo? 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine