Escolha a península ou ilha perfeita para a sua cozinha

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Escolha a península ou ilha perfeita para a sua cozinha

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
 Kitchen by Студия Антона Сухарева 'SUKHAREVDESIGN', Industrial
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, reunimos algumas informações para quem quer colocar uma península ou uma ilha na cozinha. Estas estruturas, embora úteis, exigem um bom planeamento do espaço. Porém, esse trabalho vale a pena. Afinal de contas, poderá assim contar com uma superfície adicional para refeições informais e para preparar alimentos. Aproveite as sugestões que partilhamos neste artigo e ponha mãos à obra.

1. Medir o espaço na cozinha

A dimensão da ilha ou da península dependerá do espaço de que dispõe na cozinha e do uso que lhe pretende dar. Note-se, ainda, que esta ilha ou península não vem alterar a função principal da cozinha, mas sim complementá-la. Se, por exemplo, quiser uma estrutura para cozinhar os alimentos, então poderá ser oportuno embutir uma banca de lava-louça e/ou um forno e fogão com exaustor. Para além deles, deve ainda sobrar espaço para preparar os alimentos nas tábuas de corte, por exemplo. Neste casos, a península ou ilha não poderá ter menos de 60 centímetros e 90 centímetros de altura para que se trabalhe com comodidade. Por outro lado, se apenas usar estas superfície para refeições rápidas, deverão bastar 40 centímetros de profundidade e 110 centímetros de altura para comer com conforto.

Recomendado: Uma cozinha moderna com ilha.

2. A iluminação é sempre importante

Sobre a península ou a ilha, convém colocar candeeiros suspensos cujo estilo dependerá do da cozinha. Coloque estes pontos de luz ao longo do volume de modo a poder desfrutar de uma iluminação homogénea. 

3. As dimensões dependem da função

Como já mencionámos, a dimensão da península ou ilha dependerá do propósito que lhe(s) der. É importante definir a dimensão dos equipamentos que vão estar embutidos neste volume porque estas dimensões vão determinar a largura e o comprimento da barra—no geral, entre os 60 e os 70 centímetros. A altura deve ser de 90 centímetros para a área de trabalho.

Veja 9 penínsulas para uma cozinha pequena.

Só para servir comida

Como comentámos, com apenas 40 centímetros já conseguirá ter um espaço apropriado para servir as refeições. A altura deverá ser de 110 centímetros. 

4. Materiais

Os materiais mais populares são o mármore ou o granito. Resistentes, duráveis, de fácil manutenção e sofisticados, encontra-os em diferentes cores, pelo que tanto os pode usar em cozinhas minimalistas como clássicas. 

5. A madeira na península ou ilha

A madeira é um material nobre e caloroso que pode ser usado nos armários de cozinha e, claro está, nas penínsulas ou ilhas. Deve, contudo, tratar a madeira de forma a não ficar danificada com o uso e a humidade. A madeira em tons escuros é ideal para cozinhas sóbrias e sofisticadas. Já a madeira clara é mais usada em cozinhas de estilo nórdico e modernas. Peça uma opinião a um bom carpinteiro em relação ao tipo de madeira.

6. Escolha o estilo de que mais gosta

Consoante o estilo da cozinha, assim deverá ser o da península/ilha. Se for minimalista, então opte por um volume sem ornamentos com superfícies lisas e um tampo simples. Em termos de cor, pode eleger o branco, o cinza ou o negro. Pelo contrário, se a sua cozinha for rústica, já pode apostar mais em madeiras e cores claras.

- As cozinhas industriais

O estilo industrial está entre as tendências do momento. Para conseguir criar espaços de estilo industrial, use texturas e materiais com carácter como o tijolo aparente na cor natural ou pintado de branco. Para a cobertura, use a madeira já que este material acrescentará cor e conforto ao espaço. Remate o conjunto com uma superfície em aço inoxidável.

- As cozinhas modernas

Numa cozinha moderna, há mais liberdade em termos de formas e de materiais. O quartzo é um material muito utilizado devido à semelhança com o mármore e o granito. Além do mais, é durável e higiénico. Com este tipo de material, pode revestir os suportes e a cobertura da ilha/península.

6. A quem pedir ajuda para planear a cozinha?

Um designer de cozinhas, um arquitecto ou um designer de interiores podê-lo-ão ajudar nesta missiva. Trabalhe em conjunto com estes profissionais para ter a certeza de que o resultado é o esperado.

7. Na continuação, mais imagens para o inspirar:

7.5

 Kitchen by IURO , Modern

7.7

 Kitchen by IURO , Modern
 Houses by Casas inHAUS, Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!