20 ideias fantásticas para remodelar um quarto de criança

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

20 ideias fantásticas para remodelar um quarto de criança

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
by A! Emotional living & work Minimalist
Loading admin actions …

Uma das áreas da casa que requer uma renovação contínua é o quarto dos mais novos. As crianças estão continuamente a adquirir novos interesses e crescem num instante. Um quarto para uma criança de três anos nunca será igual ao de uma criança de 10 anos. Aliás, as crianças a partir dos quatro anos já têm opiniões e gostam de ser tidas em conta no que diz respeito à decoração do mundo delas: o quarto! Há cores preferidas, estilos, personagens dos desenhos animados, brincadeiras, entre outras coisas. Se considerar estas características, não terá dificuldade em criar um ambiente no qual eles sintam que pertencem e onde podem sonhar.

Neste livro de ideias, partilhamos consigo 20 ideias fantásticas para remodelar um quarto infantil.

Veja quais são!

1. Um espaço ordenado

Uma casa agradável é uma casa ordenada, pelo que se deve estimular este hábito aos mais pequenos da casa, oferecendo-lhes opções para manter o quarto organizado e limpo. Nesse sentido, pode apoiar-se em móveis multifuncionais que ofereçam zonas de arrumação suficientes para que as crianças descubram facilmente o espaço para cada brinquedo, cada livro e cada objecto!

2. Com o espaço necessário

No quarto, as crianças brincam, estudam e dormem, pelo que devem poder contar com espaço livre para levar a cabo as suas actividades.

3. Os móveis

Os móveis vão-se transformando de acordo com o crescimento das crianças, por isso é importante fazer compras inteligentes desde que elas são bebés. Há berços que se podem ir transformando e moldando à medida que a criança cresce. 

Se, para além disso, não pretende gastar muito dinheiro ao longo da sua vida a mobilar o quarto do seu filho, então não compre peças demasiado infantis, mas sim com um estilo versátil que se adeque a mais do que uma idade. 

4. Quarto partilhado

Se tem mais do que um filho, mas apenas um quarto, então tem que aproveitar o espaço na vertical, tal como acontece neste exemplo. Aqui, em vez do tradicional beliche, vemos uma plataforma de madeira que acomoda duas camas e uma estrutura suspensa que sustenta uma terceira. Uma solução prática, funcional e apelativa para um quarto infantil. 

5. A luz natural

A luz natural é muito importante no quarto das crianças pois inflencia as actividades desenvolvidas no espaço. Para aproveitar ao máximo a luz natural, pinte o quarto com cores claras, use cortinas de tecidos leves e utilize espelhos que, para além de decorativos, também têm a vantagem de reflectir a luz e de dar dimensão aos espaços. 

6. Elementos estimulantes

Para um melhor desenvolvimento, as crianças precisam de estímulos que as ajudem a desenvolver as suas capacidades. A música, por exemplo, é um bom estímulo: desenvolve a linguagem, a motricidade e a sociabilidade e, ainda por cima, relaxa!

E por falar em estímulos, não perca o nosso artigo: Ideias criativas para filhos mais inteligentes!

7. Tudo ao alcance

Para que a criança se sinta bem no espaço e se torne independente é importante colocar os brinquedos e os livros ao alcance. Desta forma, conseguirá aceder-lhes facilmente sem ter que pedir ajuda, o que reforçará a autonomia. 

8. Aproveite as esquinas

As esquinas, muitas vezes desaproveitadas, podem servir para criar zonas que despertem a curiosidade dos mais novos. Pode colocar na esquina uma pequena biblioteca, uma tenda ou um baú para guardarem os mais preciosos brinquedos!

9. Mantenha algumas recordações

Ao crescer, as crianças adquirem novos interesses, mas há sempre qualquer coisa que fica. Quem não tem um objecto especial desde infância. Pode ser um peluche ou qualquer outra recordação que inspire protecção e segurança.

10. Peças confortáveis

Para que o seu filho se sinta confortável no quarto, é importante escolher móveis que ofereçam comodidade e sejam fáceis de usar. Uma poltrona, por exemplo, pode ser muito útil para o seu filho ler e até para os pais se sentarem se os filhos tiverem doentes e precisarem de ter alguém ao lado durante a noite. Neste caso, tendo em conta as dimensões do quarto, colocou-se a poltrona mesmo por debaixo da cama. 

11. Super-heróis!

Para remodelar um quarto infantil, não é necessário um grande investimento: basta mudar alguns detalhes como por exemplo as almofadas e os posters para transformar a decoração.

12. Juntos, mas sem brigas!

Este quarto tem uma fantástica distribuição. Apesar de ser um espaço partilhado, cada cama desfruta de uma certa independência, o que pode ser muito bom quando dois irmãos partilham o quarto.

13. Sensacional

Um planeamento perfeito do espaço é essencial para que se possa desfrutar de uma área versátil e funcional. Pense nas necessidades dos seus filhos e organize o quarto com móveis de linhas simples que facilitem a vida de todos aí em casa. Este quarto encontra-se com uma área de trabalho e inclui ainda um sofá. Apesar de tudo, ainda há uma zona vazia a meio para brincadeiras!

14. Um estilo diferente

KIDS TREEHOUSE BEDROOM BUNKBED in White by Cuckooland Modern
Cuckooland

KIDS TREEHOUSE BEDROOM BUNKBED in White

Cuckooland

Para dar um toque especial e diferente à decoração de um quarto de criança, pode-se apostar no estilo industrial com tijolo à vista e madeira tosca. 

15. Caloroso e moderno

Também se pode apostar num projecto que não passe de moda como o que vemos nesta proposta. O quarto revestido em madeira e com toques vibrantes de cor provenientes dos acessórios e de algumas peças de mobiliário pode ser facilmente alterado no futuro graças à sua base neutra.

16. Cheio de cor!

As crianças gostam de cor porque é estimulante. Uma opção para alterar o quarto dos seus filhos é pintar as paredes com tons alegres.

17. Vinis

Kids bedroom- Residence at DLF Phase IV, Gurugram Modern Kid's Room by homify Modern
homify

Kids bedroom- Residence at DLF Phase IV, Gurugram

homify

Os vinis são uma forma fácil de personalizar as paredes do quarto do seu filho. Fáceis de colocar e disponíveis numa grande variedade de estilos, escolha o que melhor se adapta ao espaço!

18. A roupa de cama

A cama é o móvel principal do quarto, pelo que os têxteis que a revestem têm um peso importante na decoração. Se o quarto é neutro, pode aproveitar a capa do edredão para introduzir cor!

19. Simplicidade

classic  by ASPACE, Classic
ASPACE

Jack Bunk Beds

ASPACE

Não sobrecarregue o quarto do seu filho. Evite o excesso de ornamentos e as cores muito saturadas. É muito mais fácil renovar um quarto com pequenos detalhes sobre um fundo neutro como o da imagem.

20. Luz artificial

Já abordámos a questão da luz natural. Debrucemo-nos agora na artificial que é igualmente importante. Coloque luzes pontuais em pontos estratégicos para decorar o quarto e torná-lo mais fácil de usar!

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!