Fantásticas ideias para projectar e decorar salas pequenas

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Fantásticas ideias para projectar e decorar salas pequenas

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Modern Living Room by Now Arquitetura e Interiores Modern
Loading admin actions …

Ter um espaço pequeno não é desculpa para não nos esmerarmos na decoração. Neste livro de ideias, focar-nos-emos nas salas de estar pequenas e partilharemos consigo algumas sugestões de decoração e de design que podem fazer com que a área pareça muito mais ampla do que é na realidade. Se se identifica com esta premissa, então acompanhe-nos e tire ideias para aplicar na sua sala.

1. O branco como protagonista

Começamos por uma sala que, apesar de muito estreita, foi projectada de forma a parecer mais ampla. O ambiente ordenado e clean tem como protagonista o branco que, não obstante, contrasta com as superfícies de madeira num tom quente. O branco, tal como outras tonalidades claras, reflecte a luz—natural e artificial—o que oferece ao espaço uma maior sensação de amplitude.

2. Espelhos e mais espelhos

Os espelhos são também bons aliados para acrescentar dimensão aos espaços. Está a ver a parede espelhada adjacente à mesa de jantar? Uma ideia como esta pode ser uma boa solução para a sua casa e nem precisa de gastar muito dinheiro para a pôr em prática. 

3. A entrada de luz é essencial

Abra as suas janelas e deixe que a luz natural invada a sua sala de estar! Quanto mais luz a sala tiver, maior parecerá. Como é natural, também temos necessidade de privacidade e até de nos sentirmos mais seguros. Pode, por isso, apostar em cortinas brancas e leves ou em cortinas semi-transparentes. Também pode comprar um varão duplo para pendurar uma cortina opaca na parte exterior e uma semi-transparente no interior. Assim, conseguirá reunir o melhor de dois mundos!

4. Mobiliário multifuncional

As mesas de centro desta sala de estar podem também funcionar como bancos para as visitas. O investimento em peças multifuncionais é especialmente útil quando os espaços são exíguos. Vale ainda destacar o sofá branco em forma de L que tira partido da esquina e acomoda muitas pessoas.

Leia o nosso especial móveis de sala dedicado a mesas de café.

5. Estruturas de armazenamento engenhosas

Há sempre uma forma criativa, esteticamente apelativa, moderna e bonita de criar uma estrutura de armazenamento na sua sala, por mais pequena que ela seja. No projecto acima, uma estante que se prolonga do piso até ao tecto acomoda diversos objectos de decoração e cria uma divisão entre a sala e o quarto neste pequeno estúdio.

6. Espaços integrados

Se a sua casa é pequena, recomendamos que crie espaços integrados. Veja como, nesta casa, a cozinha se abre para a sala de estar que, por sua vez, está ligada ao quarto através de uma superfície envidraçada. Assim, garante-se a passagem da luz e o contacto visual entre cada espaço. Para além disso, é uma abordagem moderna à distribuição dos espaços.

Saiba mais sobre open spaces.

7. Uma iluminação artificial surpreendente

As luzes LED são uma forma moderna, bonita e sustentável de iluminar um espaço. Não tem onde colocar candeeiros de mesa ou de pé? Então, ser-lhe-á muito mais fácil optar por LEDs embutidas em tectos falsos, tal como se vê no projecto da imagem.

8. Uma sala feita à medida

Uma boa ideia para rentabilizar o espaço da sua sala de estar—ou outro qualquer—é mandar fazer móveis à medida. Para esse efeito, deve contratar um carpinteiro da sua confiança.

9. Os nichos na parede nunca falham

As prateleiras, as aberturas e os nichos na parede permitir-lhe-ão armazenar e exibir objectos de decoração sem necessidade de usar mal o espaço. Pode usar o nicho para a inclusão de algumas prateleiras, por exemplo. Depois, não se esqueça de incorporar uma LED para chamar a atenção para os objectos de decoração que esse nicho abrigar.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!