A melhor orientação solar para a sua casa. Saiba tudo!

Villa Gran Atlantico, Lukas Palik Fotografie Lukas Palik Fotografie Infinity Pool
Loading admin actions …

Construir uma casa de raiz é sem dúvida um grande desafio. Tudo pode ser escolhido e ajustado segundo as exigências e expectativas do cliente mediante, certamente, os conhecimentos de profissionais. A primeira grande decisão passa então pela escolha de local e terreno e consequente implantação do edifício. Esta etapa de projecto é fundamental para o posterior bom funcionamento da habitação, sendo necessário entender que cada país tem as suas especificidades que variam segundo o clima e exposição solar. Em Portugal todos sabemos que o Sol nasce a Este e se põe a Oeste, sendo os ganhos solares maiores na orientação a Sul, em oposição ao Norte.

É claro que, mesmo dentro de Portugal, a melhor orientação para construir a sua casa vai variando, começando no Algarve e acabando no Gerês. No Alentejo, por exemplo, as temperaturas atingem valores extremamente elevados, sendo necessário proteger bem uma casa dos excessos ganhos solares. Mais a norte, o clima vai ficando cada vez mais frio, sendo preferível abrir a casa a Sul, aproveitando cada rasgo de Sol.

Neste artigo iremos informa-lo sobre como deve orientar a sua casa, aproveitando ao máximo os ganhos solares de forma a diminuir as contas do gás ou electricidade nas estações de maior pico de temperaturas.


Vãos protegidos

Iremos portanto esclarecer as vantagem e ganhos de cada ponto dos eixos cardeais. A melhor e mais vantajosa orientação que se pode pensar para uma habitação tendo em consideração a eficiência energética é, sem dúvida, o Sul. A orientação neste eixo é sinónimo de ganhos solares directos durante a maior parte do ano, sendo possível controlar o sobreaquecimento recorrendo a protecções exteriores. 

Exposição máxima

Orientados a Sul devem estar áreas como a piscina, os quartos, as zonas de refeições, os terraços, as varandas e os vestíbulos de entrada. Estas são áreas que beneficiam sempre do maior ganho solar possível, traduzindo-se em espaços necessariamente de estar e lazer.

O frio do Norte

Passamos directamente do Sul para o Norte. Esta orientação conta com a mais fraca exposição solar e tem reflexo em espaços muito frios e húmidos no Inverno e frescos no Verão. É por isso aconselhado que nesta direção se localizem espaços como as garagens, despensas, e todas as outras zonas que se prevêem frias. Na despensa, por exemplo, as baixas temperaturas comparativas com o resto da casa podem ajudar a preservar os alimentos que aí se encontram guardados.

Fachada resguardada

A fachada a norte deve por isso ser reservada a zonas menos importantes da casa, podendo conter, por exemplo, toda a área de circulação. Ainda que pouco habitadas pelos usuários estas áreas não devem ter abertura de grandes vãos para o exterior, apenas os necessários à boa ventilação natural.

Se o terreno for favorável e se possível é ainda aconselhado que se proteja o alçado Norte da habitação por meio de um talude ou aterro.

A luz tranquila da manhã

Perfection is the limit, FABRI FABRI Kitchen

Com o nascer do Sol damos lugar a outro ponto cardeal, Este. As áreas que se voltam para Este contam com alguma exposição solar, aquando a posição baixa do Sol. Traduzem-se em lugares muito frescos no Inverno e bastante agradáveis no Verão. Aqui é ideal localizar locais como oficinas, atelier, ginásio, cozinha, quarto de hospedes e instalações sanitárias.

Espaços calmos

Para terminar damos-lhe conta de Oeste, a luz crepúsculo de pôr do sol. Os locais voltados a poente devem ter funções mais associadas aos períodos de fim de tarde, sendo insolados pelo Sol quando este se encontra em posição baixa, tendo apenas atenção que podem ser áreas muito quentes durante o período da tarde.

Jardins Zen

É ideal localizar o seu jardim voltado a Oeste, sendo esta uma excelente orientação para a plantação de árvores. É ainda favorável a esta orientação a disposição de vãos de escadas, escritórios, bibliotecas, varandas e terraços.

Para o orientar em todas estas questões, pode sempre contar com a ajuda profissional de um arquiteto.

Exposição solar

Ao colocar um painel solar fotovoltaico na sua casa irá aumentar o valor da sua casa no mercado imobiliário. Visto que

Atualmente os compradores procuram casas com uma boa certificação energética de modo a terem faturas de eletricidade mais baixas.

Aproveite o sol para alimentar as câmaras de vigilância

A Nivian tem um modelo de painel solar para câmaras de segurança e vigilância com bateria. Grave a zona exterior e deixe a sua casa mais protegida, sem ter de gastar bateria.

Este modelo sustentável permite fornecer energia contínua às suas câmaras, através da luz solar que a fachada ou parte traseira recebem.


Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine