11 cortinas para arrasar na decoração!

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
International Prop Award Winner-Best Interior Design Singapore 2013, Design Intervention Design Intervention Living room
Loading admin actions …

Cortina é um elemento de decoração que tem funções muito práticas, como suavizar a luminosidade natural do ambiente, além de apelo estético, contribuindo para a manifestação de um determinado estilo no espaço, que pode ser o da sala de estar, jantar, quarto, cozinha ou banheiro, entre outros.

As cortinas são muito versáteis, pois podem ser confeccionadas nos mais diferentes tecidos, como linho, veludo, brocado, até chita. Também podem ser lisas ou estampadas, combinando com móveis e estofados ou apenas acrescentando cor ao ambiente.

Existem ainda outros tipos de cortinas, como painéis e persianas, que também podem ser feitos com diversos materiais e tecidos. A escolha entre os diferentes tipos de cortinas vai ser determinada por diversos fatores, que vão desde o estilo do espaço até a preferência do morador, passando pelas necessidades de disfarçar irregularidades e imperfeições no ambiente.

As sugestões de cortinas que apresentamos a seguir se referem todas à sala de estar, mas é possível se inspirar nelas para decorar outros ambientes. Esperamos que aproveitem as dicas!

1. Cortinas estampadas

Não há nada que impeça de se escolher cortinas estampadas: basta que a escolha se harmonize com o estilo do ambiente. No caso desta sala de estar em estilo colonial em Singapura, as cortinas estampadas—com desenhos laranja-avermelhados sob fundo branco—dão um toque alegre e divertido em um ambiente onde o branco impera nos móveis, paredes, piso e tapetes. Além disso, elas se harmonizam com outras estampas presentes em móveis e objetos dispostos no espaço.

2. Cortinas de voile e seda

Neste projeto realizado por Gustavo Garcia Arquitetura e Design para um apartamento em estilo clássico e com móveis contemporâneos, as cortinas da sala de estar têm a função de suavizar a claridade proporcionada pela entrada de luz natural por meio das amplas janelas. As cortinas em tecido claro, que estão afixadas em varões de madeira, dão um toque levemente romântico, enquanto aquelas em tecido escuro, além de servir de contraponto para as primeiras, ajudam a vedar ainda mais a luminosidade quando necessário. Simples e delicado é o efeito final. 

3. Cortinas em linho branco

Neste apartamento em estilo moderno, as cortinas em linho branco têm por função integrar os ambientes da sala de e de jantar e, ainda, disfarçar a presença de janelas de diferentes tamanhos. O uso do linho vai muito bem com a predominância de tons neutros nos móveis e na decoração, como o belo jogo de sofás cláros e de linhas retas. Também se harmoniza com o tapete mesclado e com as lâminas de madeira clara do piso.

4. Cortinas de linho colorido

A sala de estar em estilo clássico, com móveis antigos e piso em madeira, ganha vida com as cortinas azuis em tecido rústico e encorpado. Presas por varões tradicionais de madeira, as cortinas se harmonizam perfeitamente com a mesinha de canto em um tom de azul mais claro, assim como com a poltrona de couro castanho. O resultado é um cantinho cheio de charme, sóbrio sem ser opressivo, vibrante sem ser excessivo.

5. Cortinas românticas

Nesta sala de estar em que predomina o branco no piso e nos móveis, as cortinas de tecido chamam a atenção pelo seu toque romântico, já que cortinas brancas se alternam com cortinas azuis, presas por laços na cor oposta. A delicadeza e a leveza são as qualidades que se destacam nessa composição, perfeita para um ambiente moderno, limpo e jovial.

6. Cortinas escuras

O ambiente rústico, no qual a madeira está literalmente presente do piso ao teto, ganha um pouco de sobriedade e requinte com as belas cortinas de tecido verde-oliva, que circundam as janelas da sala arredondada. Os sofás brancos e a mesa de centro em madeira avermelhada compõem perfeitamente com as cortinas escuras. Para completar, a luminária clássica dá um toque de elegância à sala de estar.

7. Cortinas clássicas

Nesta sala de estar de um projeto em estilo eclético, os tons de amarelo predominam nas paredes, nos móveis e, é claro, nas belas cortinas clássicas, com barrado superior e prendedores laterais. A luminária de cristal com dourados coroa o ambiente requintado, luxuoso e, ao mesmo tempo, aconchegante. 

8. Cortinas xadrez

Neste espaço claramente masculino, a opção foi por cortinas em tecido xadrez, em tons de preto, branco e bege. A estampa compõe muito bem com o ambiente onde são privilegiados a madeira, os tons neutros e os detalhes escuros. O resultado é a sobriedade equilibrada da sala de estar. É importante notar que as cortinas xadrez também contam com uma camada em tecido claro, que ajuda a suavizar a claridade externa.  

9. Painéis claros

As cortinas convencionais não são a única alternativa para as janelas da sala de estar. Uma das opções mais elegantes e modernas é o uso de painéis translúcidos, que filtram a claridade e, ao mesmo tempo, complementam a decoração do ambiente. Nesta sala em estilo moderno, os painéis servem de pano de fundo para os móveis em tom neutro, o piso em madeira e o vaso com arbusto. As cadeiras alaranjadas dão o toque de cor ao ambiente.

10. Persianas vignette

Além das cortinas convencionais e dos painéis, pode-se recorrer ainda às persianas na decoração dos ambientes. No caso desta sala de estar em estilo minimalista, as persianas vignette têm o despojamento e a simplicidade necessários para imprimir ao espaço a sensação de limpeza, leveza e serenidade que se espera. Os móveis brancos, aliado à madeira do piso e da mesa de centro, assim como o tom neutro do tapete, são perfeitos como cenário para este tipo de cortina.

11. Persianas horizontais

Mais tradicionais, as persianas horizontais também conferem modernidade ao ambiente, ao mesmo tempo que permite o controle da claridade. Nesta sala de estar com sofá cinza e piso claro, as persianas horizontais brancas e delicadas tornam o espaço agradável nos momentos em que se deseja evitar a claridade externa ou obter mais privacidade. Existem ainda persianas verticais e tanto um modelo quanto o outro pode ser confeccionado em madeira, alumínio ou bambu. Para outras dicas sobre cortinas, leia este artigo.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine