15 ideias para revestir a fachada da sua casa (de forma moderna)

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
Casa MRT, Lozí - Projeto e Obra Lozí - Projeto e Obra Modern Houses
Loading admin actions …

fachada da casa que mostramos aos outros mesmo sem que eles cruzem a porta é a personalidade que expressa nosso espaço mais íntimo. Cuidar dela, dar-lhe constante manutenção, fazer com que ela sempre pareça linda, limpa, iluminada e radiante é parte das tarefas que temos como moradores. Para valorizar não apenas o valor da casa como também a sua aparência e a sensação que se tem ao se aproximar dela, pode-se integrar alguns detalhes decorativos, como plantas, vasos, um jardim, um piso bonito, um mosaico, uma grade de ferro e revestimentos em certas áreas que realcem os volumes. Neste livro de ideias, trazemos 15 tipos de revestimentos e acabamentos para uma fachada espetacular, sugeridos por profissionais arquitetos!

1. Combinação de cores e materiais

Um bom jogo de cores, tonalidades e texturas pode transformar a fachada mais sem graça na mais atraente. Esta casa tem uma parede em primeiro plano na cor café, com um parapeito na mesma cor, mas em tonalidade mais intensa. No segundo e terceiro planos, encontram-se paredes em cor cremosa, contrastando maravilhosamente com a primeira cor. No fundo e junto à entrada, uma placa de madeira acrescenta uma terceira cor e, para equilibrar os três tons, uma superfície revestida com blocos de pedra nas três cores fecha o desenho na frente da garagem no primeiro piso. 

2. Blocos de pedra

Como revestimento para fachada, a pedra natural tem a virtude de estar disponível em várias tonalidades e formatos, além de combinar cores diferentes em um mesmo desenho. Um dos formatos interessantes é o dos blocos retangulares. São peças com o tamanho de um tijolo e em diferentes espessuras que se fixam na parede de madeira escalonada do mesmo modo que os tijolos, criando uma textura incrível de relevos e sombras.

3. Madeira e aço

Uma combinação excelente para fachadas de estilo contemporâneo é a criada por faixas de madeira em diferentes tonalidades e estruturas de aço escuro, na cor cinza ou preta. A aparência é moderna e sofisticada, mas sem perder o calor da madeira. 

4. Blocos de concreto

Mais que um revestimento esterno para fachada, esta textura deixa aparente a estrutura de concreto, mas trabalhando anteriormente o corte das peças. Isso consiste em organizar a fundição de maneira que pareçam placas de concreto que vão se ancorando para conformar a edificação. Naturalmente, também existem as paredes de concreto pré-fabricadas com as quais pode-se efetivamente construir ancorando umas nas outras. A aparência é industrial, rústica e também moderna. 

5. Pedra, madeira e aço

Uma parede alta e estreita no primeiro plano frente a um volume retangular fica genial revestido com pedra em tonalidades neutras. O desenho se fecha com um portão de madeira escura e duas treliças de aço na cor marrom para equilibrar as cores.

6. Blocos de mármore rústico

Você pode construir ou revestir o volume da entrada da sua casa com blocos de mármore travertino de estilo rústico, em peças que se modulam perfeitamente sobre a superfície. E, para contrastar, pode incluir um muro em pedra vulcânica, rosa com cinza, uma excelente combinação. 

7. Madeira em lâminas

As lâminas de madeira sempre se destacam, são quentes, têm muitas tonalidades e qualidades: há madeira especial para zonas úmidas, para zonas frias, para regiões secas e até serve como isolamento. Um bom tratamento em uma treliça, em um revestimento de parede completa ou em uma seção da fachada dará o toque encantador que a sua casa precisa.

8. Pedra irregular

Para dar um toque natural e rústico, você pode revestir a fachada ou uma parede próxima à entrada principal com peças de pedra irregular com uma junta em cor clara para que elas se integrem ao desenho da casa.

9. Texturas contrastantes

As superfícies completamente lisas e em tons contrastantes necessitam um detalhe que as faça brilhar e que realce a sua beleza. Nada melhor que peças de quartzito em tonalidades avermelhadas, amareladas e cor de areia. São cores neutras e atraentes que darão mais vida à sobriedade das cores lisas.

10. Cimento rústico

Depois da construção e da escolha do sistema de isolamento, você pode revestir a edificação com cimento, mas a ideia é que a textura seja rústica, sem polir. Para obter isso, simplesmente utilize um rolo texturizado ou uma espátula de madeira grossa e irregular. O acabamento será atraente e você pode deixá-lo aparente ou lhe dar uma cor tradicional como marrom, azul ou rosa.

11. Azulejo que imita madeira

Você pode revestir algumas paredes do piso superior e detalhes no inferior com cerâmica para fachada, como azulejos com aparência de madeira, pois não só dão uma imagem quente e bonita como também protegem a estrutura contra as intempéries, além de terem mais resistência que a própria madeira. Procure combinar o design com detalhes em alumínio preto ou aço. 

12. Com cal

Para um toque rural que não perde o rústico e natural, você pode caiar a edificação diretamente sobre o material de construção, sejam tijolos, blocos de concreto, alvenaria etc. Também pode pintar com alguma cor uniforme que não seja branco. A ideia é que a textura do material de construção ressalte debaixo da cor e pareça natural e fresca.

13. Blocos decorativos

Este material pode servir precisamente para revestir como para criar uma fachada adicional que funciona como treliça para proteger corredores ou pátios internos. Existem muitos desenhos que podem ser pintados ou deixados na cor natural. O efeito é atraente porque não permite ver o interior, mas suas formas geram curiosidade e são divertidas.

14. Concreto pintado

Se você decidir deixar aparente o concreto, pode lhe dar um toque de estilo pintando diretamente sobre ele. O efeito é simples, mas natural e rústico. 

15. Azulejos

Para realçar a entrada da casa, as janelas da sacada ou algum detalhe em especial, você pode colocar uma borda de azulejos em torno da abertura. Um azulejo com desenho da sua preferência, mas que seja uniforme, dará um toque discreto e elegante, mas as paredes devem ter uma cor clara e neutra, como branco, creme ou areia. 

Porcelanato: Conheça 3 tipos perfeitos para fachadas e áreas externas

Amadeirado – Como revestimento, seja interno ou externo, o piso de madeira é lindo, mas demanda muito cuidado e manutenção. A alternativa mais atraente é o porcelanato como revestimento de fachadas. O porcelanato amadeirado imita a madeira natural, mas existem tipos como o rústico, o de demolição e mogno, entre outros. Pode ser encontrado em tons claros e escuros, o que o torna versátil na hora de realizar combinações de cores, texturas e acabamentos.    

Marmorizado – O porcelanato marmorizado é ideal para áreas externas, pois é muito resistente às intempéries e não absorve água ou umidade, o que significa que pode ser lavado sem perder o acabamento. Também é altamente antiderrapante, o que o torna muito mais seguro do que o mármore natural. 

Cimentício – O porcelanato que se parece cimento queimado é uma excelente opção de porcelanato para fachada de casas simples, mas também se tornou o queridinho na arquitetura e na decoração de estilo industrial. A obtenção desse efeito com revestimento de cimento original requer habilidade técnica e, portanto, é bem mais caro do que o porcelanato cimentício, que apresenta a mesma aparência de rusticidade. 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine