12 ideias geniais para separar espaços (sobretudo em casas pequenas)

I. Gaspar—homify I. Gaspar—homify
Apartamentos Alfama / Lisboa - Apartments in Alfama / Lisbon, Ivo Santos Multimédia Ivo Santos Multimédia Modern Kitchen
Loading admin actions …

Como dividir espaços da nossa casa? 

Esse é, por vezes, um grande dilema. Queremos separar as divisões, porque nelas devemos projetar mais do que um espaço. Por exemplo, cozinha com sala de estar e de jantar; quarto com escritório; sala de estar com escritório… Enfim, há uma série de situações possíveis. Por isso, veja as seguintes inspirações que temos para si, para criar um espaço mais clean, mais atrativo e sobretudo mais organizado. 

Sugestões simples e outras mais rebuscadas. Temos para todos os gostos e todas as carteiras!

1. Estrutura de madeira entreaberta

Uma ideia tão simples, discreta e que já cria uma separação entre vários espaços. Se quiser uma estrutura semelhante a esta, não hesite em contactar um carpinteiro, que lhe fará um trabalho à medida. Até pode querer mais ou menos aberturas. É só decidir. Veja no nosso separador de profissionais, os respetivos contactos.

2. Cortinas

Umas simples cortinas e… jogo feito!! Com esta opção consegue manter privacidade, a sua intimidade, sem perder a elegância e o bom gosto do espaço. 

Pelo contrário, preenche graciosamente a divisão. Combine cores e compre uma estrutura de cortina igual ao exemplo (fixa ao teto).

3. Lareira

O exemplo acima não é propriamente de uma sala de estar e de jantar pequena, porém, a ideia de separar o espaço está presente. 

Com uma parede, onde está projetada a lareira, consegue dividir as duas áreas. Além disso, tem o privilégio de poder contemplar a chama da lareira de ambos os lados. 

4. Barra ou ilha de cozinha

Se tiver a cozinha a partilhar espaço com a sua sala de estar e de jantar, pode incluir uma barra ou ilha de cozinha. Além de ser prático e funcional, separa os espaços de forma moderna e elegante. Por outro lado, tem sempre um espaço extra para cozinhar e tomar uma refeição.

Veja mais ideias de ilhas de cozinha, neste artigo: Cozinhas modernas com ilha para casas pequenas.

5. Estrutura de madeira

Nesta sala de estar também colocaram uma estrutura de madeira, mas desta vez de cor branca, para separar a sala de estar e o hall de entrada. A estrutura não só separa, como traz imensa elegância ao espaço. Veja o projeto todo desta casa aqui

6. Móveis

Móveis. 

Sim, simples móveis têm o poder de separar espaços. Um sofá, uma mesa, um aparador, uma secretária… Enfim, o que quiser poder criar uma separação entre espaços. Mas atenção, deve escolher móveis baixos ou abertos, de modo, a não tornar o espaço demasiado pesado e sem luz natural.

7. Estante

Veja aqui como pode separar um espaço com uma estante. Como vê, a decoração ficou leve, de forma a deixar a luz natural penetrar no espaço. Uma solução simples e barata para separar espaços. 

Já se tinha lembrado desta ideia?

8. Móvel TV

O móvel de televisão pode estar colocado entre a sala de estar e de jantar, caso queira separar estes dois espaços ou ter a possibilidade de ver televisão nos dois ambientes. Como pode verificar neste exemplo, é possível girar a televisão para o espaço de sala onde estiver. 

9. Parede com abertura central

Uma sugestão que requer mais obras, mas que poderá valer a pena pelo resultado final. São duas paredes, com uma abertura central, permitindo à luz natural e artificial penetrar nos espaços. 

Se quiser até pode colocar um aquário entre as duas paredes, ficará um espaço lindíssimo. 

10. Com vasos

Vasos com plantas também podem separar espaços. Pode colocá-lo num pequeno móvel ou muro, como fizeram neste exemplo. É uma forma de deixar o espaço com mais vida e cor. 

O tamanho e quantidade das plantas dependerá de como quer separar os espaços.

11. Portas de correr

As famosas portas de correr são sempre bem-vindas na nossa lista de ideias para separar espaços. Sem dúvida, uma solução muito prática, elegante, que separa ao mesmo tempo que conecta. Além disso, ganha espaço com as portas de correr, porque pode aproveitar aqueles metros quadrados que eram perdidos, quando abria aquela porta. 

12. Parede em vidro

Se quiser separar espaços, mas deixando uma ligação entre eles, ponha em prática esta solução. Uma parede, com estrutura metálica e revestida com vidro. 

Este modelo cria um ambiente mais industrial ao espaço. 

Se não conhece a nossa loja online, dê uma vista de olhos, aqui!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine