Uma casa de campo rústica e aconchegante para a família

Nicole Nunes—homify Nicole Nunes—homify
Casa de campo - Cunha - São Paulo - Brasil, Carmen Saraiva Arquitetura Carmen Saraiva Arquitetura Rustic style house
Loading admin actions …

As casas de campo representam um refúgio, principalmente para quem quer escapar das cidades grandes durante os finais de semana e feriados e descansar com a família. Afinal, para descansar o corpo e a mente, não há nada melhor do que estar em contato com a natureza, de preferência em uma casa projetada para garantir o maior conforto aos seus usuários.

Por aqui, costumamos dizer que os melhores projetos para casas deste tipo, são aqueles que se integram completamente com o entorno natural. Ou seja, obras que incorporam materiais naturais, como estruturas de madeira, paredes de pedra ou tijolo e acabamentos simples e rústicos. Com certeza, a simplicidade é a maior virtude do estilo rústico, e portanto o conceito ideal para determinar o desenho das casas de campo, inclusive no layout da distribuição dos seus ambientes.

Exatamente assim é a Casa Eucalipto, projeto localizado no interior de São Paulo que conheceremos hoje na homify. Venha conosco e conheça uma casa de campo exemplar, rodeada por uma paisagem de tirar o fôlego!

Sejam bem-vindos!

A partir da entrada principal já é possível entender o partido deste projeto: criar um espaço familiar que exalte o convívio com a natureza. Graças à proteção sobre este pequeno terraço frontal, a entrada da casa é aconchegante e confortável, aspectos que são enfatizados através dos materiais de acabamentos. A estrutura de madeira das vigas e pilares fica aparente, o piso conta com um ladrilho tradicional e a pintura amarela da parede destaca a porta de madeira pintada de branco.

Fachada em equilíbrio

A fachada principal mescla soluções tradicionais rústicas com elementos clássicos, por exemplo no desenho do jardim frontal. A cobertura é construída com telhas de barro e entra em total harmonia com os outros materiais presentes: a madeira, a alvenaria pintada e a vegetação. Assim, conforma-se uma fachada simples e equilibrada. 

Terraço

O terraço conta com amplas aberturas que integram a casa completamente com o exterior, além de oferecerem vistas maravilhosas para a paisagem. Para compor o mobiliário, os arquitetos basearam-se no estilo rústico, portanto as peças contam com materiais naturais: madeira, palha e um tapete de pele sintética. 

Piscina

Como vemos, esta é uma casa de campo completa, onde há tudo o que a família precisa para uma temporada de férias confortável e de qualidade. Além de uma área externa ampla e com muito espaço para aproveitar a vida ao ar livre, ainda há uma piscina espaçosa que oferece a área de lazer ideal para receber os amigos e familiares. 

Ambientes internos

Agora partimos para os ambientes internos a fim de ter uma ideia de como os mesmo são definidos. O pé direito generoso permite que a iluminação natural permeie os espaços, conformando uma atmosfera fresca e saudável. Assim como vimos no lado de fora, a estrutura de madeira foi deixada aparente para valorizar o material nobre e natural, enfatizado pela pintura branca das alvenarias. 

Apesar do estilo rústico ser dominante, a escada conta com um desenho moderno que a torna mais leve e atraente. Os degraus flutuantes são extremamente elegantes.

Cozinha

Apesar da arquitetura tradicional que identificamos do lado de fora da casa, os ambientes internos contam com uma distribuição moderna, bastante conveniente para famílias numerosas e sociáveis. A cozinha é completamente aberta e integrada, então a mesma assume o papel de uma área de estar. 

Sala de jantar

Adjacente à cozinha, fica a sala de jantar, um ambiente simples, rústico e elegante. Tanto a luminária pendente quanto o armário ao fundo, contam com um estilo campestre ideal para decorar este espaço. Sob a mesa, um tapete oferece uma atmosfera mais cálida, em contraste com o piso frio.

Lavabo

Para o desenho do lavabo, os arquitetos incorporaram mais elementos brancos, dando um toque romântico ao espaço por conta da decoração provençal, por exemplo no lustre e no espelho.

Quarto

Enquanto as áreas sociais são compostas por cores mais escuras e uma atmosfera sofisticada, para o quarto apostaram no branco a fim de criar um ambiente leve, perfeito para relaxar. A decoração é elegante e atraente, principalmente com as almofadas escuras sobre a cama.

Spa

Além das áreas de lazer que já conhecemos e os ambiente sociais integrados e confortáveis, o projeto da casa ainda conta com mais opções de entretenimento, como um spa cheio de vistas perfeitas…

Sala de jogos

… E uma sala de jogos!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine