20 quartos espectaculares em menos de 6 m²!

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

20 quartos espectaculares em menos de 6 m²!

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Minimalist bedroom by homify Minimalist
Loading admin actions …

Cada uma das divisões em casa é importante e, por isso, merece uma atenção específica. Porém, o quarto destina-se ao nosso descanso físico e mental e, nesse sentido, merece ainda mais cuidado no que diz respeito à decoração. Se o quarto for pequeno é particularmente desafiante. Afinal de contas, trabalhar com dimensões reduzidas não é fácil. Felizmente, nada é impossível e há muitas ideias para dotar os quartos pequenos de conforto.

Neste livro de ideias, propomos-lhe um passeio por 20 quartos que têm menos de 6 m². Pode tirar deles várias ideias e aplicar ao seu próprio quarto.

Vamos vê-los?

1. Cuidado extremo

Conseguir criar um projecto apelativo para um quarto pequeno requer, entre outras coisas, criatividade e engenho. Faça por gerar uma atmosfera personalizada e intimista que seja tão inspiradora quanto relaxante. Para isso, não precisa de acomodar no espaço muitos elementos, mas sim escolher cada um deles com cuidado.

2. Soluções de arrumação

A organização é fundamental em espaços reduzidos, ou seja, manter a ordem é meio caminho andado para que o ambiente pareça amplo. Neste sentido, deve procurar boas soluções de armazenamento, tal como neste projecto onde se aproveitou o fundo da cama para colocar uma cómoda ou a parede para a construção de armários que se prolongam do chão até ao tecto. 

3. Coloque quadros com fotografias nas paredes

Esta é uma ideia interessante na medida em que dá uma sensação de profundidade aos ambientes pequenos. Ao mesmo tempo, dá ao espaço um toque decorativo e personalizado.

4. Aposte no conceito de open space

A integração dos espaços, também conhecida como open space, é uma óptima maneira de mitigar a sensação de opressão causada por ambientes pequenos. Eliminar barreiras físicas e visuais torna o espaço mais amplo, pelo menos visualmente.

5. Aproveite a altura

Quando os espaços são pequenos, podemos aproveitá-los na vertical. Se o pé-direito for alto, insira um mezzanine no ambiente e rentabilize-o ao máximo.

6. Uma cama elevada

Outra forma eficaz de rentabilizar o espaço é através da construção de uma cama elevada com nichos e gavetões na base. Se tem jeito para bricolage, pode fazê-la você mesmo.

7. Melhor do que uma cama são duas

Para os quartos partilhados, uma cama tipo beliche representa um recurso ideal para optimizar o espaço horizontal do quarto.

8. Compre peças mais pequenas

Se o quarto é pequeno, escolha móveis que se adaptem às dimensões existentes. Peças demasiado grandes não facilitarão a circulação e farão com que o espaço pareça ainda mais apertado.

9. Abra mão de elementos que exijam muito espaço

iluminação é um ponto importante no projecto do quarto, mas quando as dimensões são limitadas, há que utilizar soluções inteligentes para criar espaços tão apelativos quanto funcionais. Assim, sugerimos a substituição de candeeiros convencionais por apliques de parede. Desta forma, não sacrifica qualquer centímetro da superfície disponível para acomodar iluminação. 

10. Cada centímetro importa

Num quarto pequeno, cada centímetro pode converter-se numa valiosa solução de armazenamento. Seja engenhoso. 

17. Atenção aos tectos

Se os tectos do quarto não são muito altos, aposte em camas baixas para evitar que o ambiente pareça confinado.

12. Móveis modulares na parede

Os móveis modulares são um recurso perfeito para os quartos pequenos. Suspensos nas paredes, garantem o melhor aproveitamento da superfície disponível, para além de serem os melhores aliados para a organização.

13. Branco

O branco ilumina os espaços e fá-los parecer maiores do que aquilo que realmente são.

20. A falta de espaço não é problema

Na maioria das vezes, nós próprios limitamos o espaço do quarto. Como vimos, apesar de o espaço físico ser pequeno, há soluções capazes de o transformar. Em relação à decoração, é importante manter a harmonia entre todos os elementos. Faça, por exemplo, com que a cor protagonista se repita em diferentes elementos.

14. Situações especiais que exigem criatividade

Clapham Common Flat 2 Scandinavian style bedroom by YAM Studios Scandinavian
YAM Studios

Clapham Common Flat 2

YAM Studios

Já sabemos que a organização é chave num quarto pequeno e conseguir essa ordem pode ser mais simples do que parece. Sem ser necessário recorrer a armários grandes ou cómodas, uma simples estrutura de madeira com cabides pode ser a solução mais prática para arrumar parte das nossas roupas.

15. Vários níveis

Quando se trata de optimizar um espaço, não há por que limitar-se ao plano horizontal ou vertical. A combinação de ambos permite tirar o máximo proveito da área disponível.

18. Menos é mais

Os quartos pequenos têm um encanto especial e são tão ou mais acolhedores que os quartos grandes. Baseie-se na premissa menos é mais para decorar o seu. Simplicidade acima de tudo.

16. Deixe entrar as cores frias

Tal como no caso do branco, as cores frias também criam uma maior sensação de amplitude e de frescura. Para além disso, conformam uma atmosfera relaxante.

19. Efeitos visuais

Crie um ponto focal no quarto para evitar que a atenção se volte para a questão das dimensões. Esta é uma solução simples, mas adorável para um quarto infantil.

11. Não descure o lado estético

Ainda que a distribuição do mobiliário seja primordial, optar por uma decoração prática e funcional é a melhor solução para um quarto pequeno, tudo sem descurar o lado estético.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!