7 dicas de como deixar as portas e janelas da sua casa mais seguras

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

7 dicas de como deixar as portas e janelas da sua casa mais seguras

Nicole Nunes—homify Nicole Nunes—homify
classic  by DV arquitectura, Classic
Loading admin actions …

Manter a casa segura é uma das prioridades em qualquer lar, independentemente de sua localização, tamanho e padrão. Hoje em dia, infelizmente, quase ninguém mais se sente seguro dentro da própria residência, a menos que tenha um excelente sistema de segurança.

Mas então, quais são as melhores soluções para ter uma casa protegida contra roubos? Certamente você chegou até aqui em busca de opções, então veja quais são as principais e também as mais práticas de instalar na sua casa.

Principais medidas de segurança para portas e janelas de casas

Quando o assunto é segurança, naturalmente, as casas merecem uma atenção redobrada em relação aos apartamentos. Principalmente àquelas com acesso direto à rua, ou ainda com muros baixos que facilitam o acesso à entrada.

Ainda assim, quem mora em apartamentos em andares não tão altos também pode investir, tanto nas travas de segurança para portas de entrada, quanto para janelas. É sempre melhor prevenir do que tentar remediar, com certeza você concorda com essa máxima.

Então, nesses casos, as trancas de portas podem ser as chaves tipo tetra, que são aquelas de ponta cilíndrica, mais difíceis de burlar. Há quem coloque duas fechaduras para essas chaves, uma na parte superior e outra na parte inferior da porta.

No caso das casas, as portas e janelas que dão acesso ao ambiente externo devem ser feitas em materiais reforçados, com bom acabamento de esquadrias e travas de segurança. Esses materiais podem ser vidro temperado, janelas venezianas em diferentes matérias-primas, além dos modelos de travas adequados para cada material.

Há ainda quem só sinta que está seguro quando as janelas têm grades, sendo essa uma ótima opção. De fato, as grades oferecem uma segurança extra, pois ficam muito bem fixadas nas paredes. Só precisa levar em consideração que elas vão alterar a vista para o exterior. Entretanto, com a diversidade de modelos que há no mercado, até nesse quesito de design você vai encontrar a grade ideal.

O que precisa ter em mente não é apenas impedir que um ladrão entre na casa, colocando portas e janelas de ferro. Não precisa sentir-se um prisioneiro em casa. A ideia também está em considerar que o ladrão precisa conseguir arrombar facilmente uma porta ou janela, no máximo em 2 minutos, para dar continuidade ao roubo.

Ele só vai tentar por mais tempo se tiver certeza de que não há ninguém por perto. Então, aposte em materiais, travas e trancas que dificultem bastante essa tentativa de arrombamento.

Agora que conhece as soluções básicas, conheça 7 dicas de como deixar as portas e janelas da sua casa mais seguras.

1. Janelas com venezianas e trancas

Os cuidados com a segurança começam na escolha das portas e janelas que farão parte da composição da fachada. Se você gosta de janelas com venezianas, opte por instalar boas trancas internas, que fiquem bem fixadas e sejam feitas de materiais fortes.

Além disso, deve-se considerar que o material das venezianas seja de qualidade, para evitar que sejam quebradas com facilidade. Tanto a madeira quanto o ferro são boas opções, pois garantem a segurança das janelas e podem ser facilmente estilizadas para que se adequem melhor ao estilo da sua casa.

2. Trava para janela basculante

Em casos onde não se deseja ter uma janela com veneziana, as janelas do tipo basculante são ótima opção. Esse modelo dificulta o acesso ao interior da residência, e dependendo do tamanho das folhas das janelas, fica impossível entrar, a menos que seja uma criança pequena ou que consiga arrombar toda a estrutura da janela.

Apesar dos modelos sem travas serem os mais comuns, também pode-se escolher por peças com travas internas, que é a melhor recomendação, mesmo nas janelas de banheiros. Justamente por serem pequenas, costuma-se deixá-las abertas, mas dependendo da região onde mora, é melhor trancar todas as janelas quando sair de casa ou durante a noite.

Existem trancas reforçadas, com pinos duplos e travas bem curtas que deixam a janela quase fechada, impedindo a passagem de qualquer material usado na tentativa de arrombamento.

3. Casas seguras por iluminação com sensor de movimento

Não é à toa que durante à noite os cuidados com a segurança devem ser triplicados. Há menos movimento na rua, os moradores saíram e deixaram a casa sozinha e há espaço de sobra para se esconder.

Portanto, um dos cuidados principais que deve ser tomado na hora de desenhar a entrada da casa é a boa iluminação da porta de entrada. Para quem chega durante a noite, é importante que seja possível visualizar toda a entrada da casa e ter certeza de que não há ninguém próximo.

Além disso, é sempre recomendado manter as luzes acessas mesmo depois de dormir ou quando sair, pois movimentos estranhos ficam mais visíveis para os vizinhos ou transeuntes. Uma das melhores opções é instalar iluminação com sensor de movimento. Assim, além de economizar energia, fica mais fácil estar alerta, pois as luzes só irão acender caso tenha movimentação próxima. 

4. Portão basculante para a garagem

Assim como as janelas basculantes, as portas com esse sistema são perfeitas para a garagem, pois o acesso torna-se praticamente impossível. Esses portões contam com um sistema eletrônico para abrir de dentro do carro, mantêm-se sempre fechados, reduzem o risco de assalto, têm sistema antiesmagamento e funcionam manualmente caso falte energia.

5. Alarmes e sistemas de segurança

Uma entrada segura é o resultado da combinação entre diversos aspectos. Um portão discreto é o primeiro deles, principalmente quando há uma garagem. Em segundo lugar, contar com um bom sistema de alarme, assim como câmeras e travas eletrônicas é essencial em certas residências. Como há muitos modelos no mercado, o mais recomendado é entrar em contato com um profissional da área para escolher o modelo mais adequado à rotina da família.

6. Boas fechaduras de segurança para portas residenciais

Pode parecer óbvio, mas contar com uma boa fechadura é a primeira coisa a se fazer quando o assunto é segurança. Esse é um ponto no qual não vale à pena economizar. Para a porta de entrada, o mais recomendado é escolher modelos de fechaduras com a já mencionada chave tetra, opções com segredo ou, se possível, com sistemas de senha eletrônica, pois são muito mais convenientes.

Esses sistemas demandam maior investimento, então vai depender do que você considera necessário. O importante é contar com uma empresa de sua confiança para auxiliar na melhor solução e garantir uma instalação e um suporte de excelência.

7. Lembre-se das cortinas

Naturalmente, a discrição é importante, principalmente em uma casa com muitos bens materiais, como bons eletrodomésticos, televisores e outros aparelhos de alto valor agregado. Então, se você não tem janelas venezianas, persianas de rolar ou vidros espelhados, lembre-se da importância das cortinas. Os modelos devem ser feitos de tecidos com forro, impedindo totalmente a visualização do ambiente interno, especialmente à noite.

Esse também é um fator que reduz o risco de roubos em muitos casos, quando os ladrões ficam passando em frente às casas tentando olhar pelas janelas para saber o que tem dentro.

Resumindo, essas são as dicas de como deixar as portas e janelas mais seguras:

  • Janelas venezianas ou persianas de rolar;
  • Travas e trancas reforçadas para todos os tipos de janelas;
  • Iluminação com sensor de movimento ao redor da casa à noite;
  • Portões basculantes;
  • Alarmes e sistemas de segurança eletrônica;
  • Chave tetra ou entradas com senha nas portas principais;
  • Cortinas que impeçam a vista do interior à noite.
Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!