5 coisas onde pode poupar todos os meses

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

5 coisas onde pode poupar todos os meses

Ida Gaspar—homify Ida Gaspar—homify
{:asian=>"asian", :classic=>"classic", :colonial=>"colonial", :country=>"country", :eclectic=>"eclectic", :industrial=>"industrial", :mediterranean=>"mediterranean", :minimalist=>"minimalist", :modern=>"modern", :rustic=>"rustic", :scandinavian=>"scandinavian", :tropical=>"tropical"}  by homify,
Loading admin actions …

’No poupar é que está o ganho’. 

O ditado é antigo e será, sempre, válido. 

Podemos ganhar muito e não poupar nada. Mas podemos ganhar pouco e poupar todos os meses. É tudo uma questão de atitude, de gestão e de saber viver.

É muito chato chegar aos últimos dias do mês e termos a conta a zero, sem termos conseguido poupar nem um pouco, para uma eventualidade, para umas férias, para o arranjo do carro ou, simplesmente, para o futuro. Mesmo que conseguimos poupar um pouco, no final do ano, já será uma quantia razoável, outro ditado aplica-se aqui: ’grão a grão enche a galinha o papo’. Por isso, vamos aprender a poupar, a ter outra atitude, já no início do próximo ano. 

Basta ter alguns cuidados no dia-a-dia, como reduzir certas faturas e cortar noutras despesas, que são dispensáveis. No final, junte esse dinheiro e verá o quão conseguiu amealhar! 

Ora vamos às poupanças. Continue connosco!

1. Criar listas

Cá estamos a falar de listas, mas a verdade é que são fundamentais. Por isso, crie listas do que precisa realmente comprar. Para o ajudar, pode também criar uma ementa semanal. Não só o ajudará na organização do seu dia-a-dia, sentir-se-á menos stressado, como irá comprar só o que precisa. 

Pode criar listas num pequeno bloco de notas, ter uma ardósia na cozinha ou até mesmo pintar uma parede da sua cozinha, com tinta de ardósia.

Por outro lado, recomendamos para não ir às compras com fome, é a pior coisa que podemos fazer, porque irá comprar mais do que precisa. Isso é garantido. Por isso, vá às compras de barriga cheia. Tenha sempre uns snack consigo, uma fruta ou um saquinho com frutos secos. Assim, não irá gastar dinheiro em sandes e será mais saudável também.

Dica homify: pode criar listas com os gastos que tem todos os meses: compras, faturas, casa… Por outras palavras gerir o salário/orçamento. 

2. Não ao desperdício alimentar

 Kitchen by Rencraft, Classic
Rencraft

Classic, yet Contemporary

Rencraft

O desperdício alimentar é das piores coisas que podemos cometer, não só porque gastamos dinheiro em vão, mas também é injusto para quem não tem nada para comer. 

Para evitar o desperdício deve criar as tais listas; verificar frequentemente os seus armários e frigorífico, antes de comprar; verificar prazos de validade e inventar receitas com sobras de comida, como saladas, sopas, empadões, enfim, na internet encontrará muitas outras ideias. 

3. Fazer você mesmo as limpezas

Invés de gastar mensalmente dinheiro com a empregada doméstica, faça você mesmo as limpezas. Tente arranjar duas horas por semana, para tratar das lidas da casa, além disso estará a praticar exercício físico. 

Vai ver que esse dinheiro extra poderá ser útil para uma viagem, assim poderá descansar das tarefas extras.

Se ainda tem dúvidas, veja estes artigos: 

5 razões pelas quais uma casa limpa faz bem à saúde

- 5 boas razões para não ligar à empregada doméstica

4. Substituir a ida ao ginásio por exercícios pessoais

 Gym by Finite Solutions, Modern
Finite Solutions

Hata Smart Home

Finite Solutions

As prestações do ginásio são pesadas e no final do ano fazem a diferença no seu orçamento familiar, sem falar do seguro ou da taxa de inscrição. 

Por isso, se tiver dificuldades financeiras e não consegue poupar todos os meses, está na altura de cortar no ginásio. Mas atenção com isso não dizemos para deixar de fazer exercício físico, pelo contrário deve manter o foco! Sozinho ou com um amigo, pode fazer corridas ou caminhadas ao ar livre, pode treinar em casa com vídeos famosos, do Youtube, e limpar a casa também!! 

Sem tempo e sem € para ir ao ginásio? Limpe!!!

5. Ter cuidado nos gastos da água e da eletricidade

Finalmente, recomendamos que tenha cuidado com os gastos da água e da eletricidade. 

No que toca à eletricidade substitua a sua lâmpadas tradicionais por lâmpadas económicas ou luzes LEDs, estas últimas são mais caras, mas compensam muito mais a longo prazo. Fazem diferença. Além disso, tenha o cuidado de desligar as luzes, sempre que saia de uma divisão e poupe ainda, no aquecimento de casa, ver mais aqui

Quanto à água, pode recuperar a água da chuva, para regar plantas, lavar o chão e para o uso do ferro de engomar. No banho, a lavar os dentes ou a loiça desligue a torneira quando não estiver a usar a água. E seja rápido! Verifique com um profissional se as torneiras, máquinas de lavar e sanita estão a funcionar bem. 

 Houses by Casas inHAUS, Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!