8 plantas para criar sombra naturalmente em seu jardim | homify

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

8 plantas para criar sombra naturalmente em seu jardim

Nicole Nunes—homify Nicole Nunes—homify
Classic style garden by Luciana Moraes Paisagismo Classic
Loading admin actions …

Para aproveitar melhor uma casa e garantir a qualidade de vida familiar, em questão de saúde física e mental, nada melhor do que aproveitar o espaço ao ar livre, criando um jardim confortável e atraente. Portanto, garanta uma pequena área no quintal para a construção de um jardim, independente do tamanho do terreno, pois este ambiente não precisa ser grande, mas sim ter qualidade. E afinal, o que significa uma área externa de qualidade? A cima de tudo, as áreas de estar precisam ser confortáveis, portanto contar com mobiliário para sentar e relaxar é indispensável. Em seguida, se possível, preparar um espaço para o entretenimento, como uma piscina, uma pequena churrasqueira ou cozinha gourmet. E finalmente, um paisagismo maravilhoso para que todos estejam sempre em contato com a natureza. Caso ainda não tenha começado, confira algumas ideias para inspirar a construção do seu jardim!

Criar áreas ensolaradas e sombreadas é uma boa maneira de garantir o conforto máximo dos usuários do jardim, afinal, quando o sol está muito forte, a exposição pode ser incômoda. Por isso, neste livro de ideias resolvemos unir o útil ao agradável com dicas para criar sombra no seu jardim a partir da vegetação. Desta forma, dispensa-se o uso de outros utensílios, como guarda-sol e toldos, e cria-se uma atmosfera fresca e encantadora. Quer saber quais plantas utilizar para este fim? Então acompanhe-nos!

E não se esqueça que é possível transformar o jardim gastando pouco.

1. Clima tropical

As palmeiras são tão populares por motivos que vão além de sua estética, já que criam uma atmosfera tropical sem igual. Não à toa, são as espécies mais escolhidas para decorar o entorno de piscinas, espelhos d'água ou pequenos lagos artificiais. Outro tipo bastante presente nos jardins residenciais é a palmeira rabo de raposa, uma espécie de médio a grande porte, cuja folhas robustas geram sombras confortáveis.

2. Árvores típicas

Antes de mais nada, é importante ter a ajuda de um profissional capaz de escolher as espécies mais apropriadas para o seu jardim, pois tudo depende do tipo de solo, região, quantidade de luz solar que o jardim recebe, e etc. Para criar áreas sombreadas, as árvores são as melhores soluções, já que graças à altura podem garantir uma ampla área de sombra.

Caso esteja construindo uma casa em um terreno com árvores, veja a possibilidade de manter as mesmas no jardim. Neste caso, os proprietários decidiram por preservas o pau-ferro existente. A árvore tornou-se a protagonista deste espaço e todo o jardim ficou mais confortável.

3. Palmeiras

Uma das espécies favoritas no paisagismo de jardins Brasileiros, são as palmeiras. Estas árvores existem em diversos tipos, tendo tamanhos e formatos variados, sendo perfeitas para os mais diversos jardins. Devido à sua versatilidade, a palmeira areca é uma das mais populares, pois adapta-se a vários tipos de solo. Além disso, por ser leve e longa, tem um aspecto elegante e é perfeita para canteiros de jardins grandes ou pequenos.

4. Bananeiras

As bananeiras de jardim, chamadas de bananeira-ornamental ou helicônia, também conferem um aspecto tropical que dá um caráter único aos jardins residenciais. Recomendadas para regiões ensolaradas e de clima quente, estas plantas possuem folhas grandes, longas e largas, mas dispersas, portanto geram um ambiente de meia-sombra que pode ser muito agradável.

5. Jardim vertical

Na falta de espaço para plantar pequenas árvores ou espécies mais robustas, os jardins verticais também têm todo o potencial necessário para sombrear as áreas externas, criando espaços acolhedores e confortáveis. No entanto, deve ser plantado a partir de determinada altura, para que seja possível sentar-se embaixo das plantas. Assim, mais uma vez recomenda-se que o projeto seja feito por um arquiteto paisagista. 

Para um aspecto selvagem e uma sombra eficiente, as samambaias são altamente recomendadas.

6. Espécies diversas

Para os amantes da jardinagem, vale a pena criar um jardim com diversas espécies, pois o resultado é mais interessante e dinâmico, além de garantir sombras diferentes ao longo do jardim.

7. Pergolados

Outra ideia para quem não pode utilizar o solo para plantar, seja pela falta de espaço ou por tratar-se de uma sacada, é construir um pergolado de madeira. Estas estruturas são capazes de transformar completamente o terraço! E ficam ainda mais charmosas com a presença de plantas do tipo trepadeira, que geram ainda mais sombra sob a estrutura.

8. Trepadeiras com flores

Há diversos tipos de trepadeiras que podem ser plantadas para subir nos pergolados, a escolha depende do tipo de ambiente que se deseja criar. Para conformar um espaço mais charmoso e romântico, as espécies com flores são excelentes. A trepadeira amor-agarradinho possui flores de coloração rosa, trazendo mais vivacidade aos ambientes externos.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!