Banheiro e cozinha: 6 truques para melhorar a iluminação!

Josi Monteiro—homify Josi Monteiro—homify
homify Modern Kitchen
Loading admin actions …

Hoje selecionamos 6 truques que vão ajudar a melhorar a iluminação da sua cozinha e banheiro.

Vamos começar pela a cozinha

Se você acredita que a luz na decoração é apenas um detalhe, então chegou  o momento de rever os seus conceitos. Sabemos que um bom projeto de iluminação é fundamental para garantir que a sua casa seja um espaço interno agradável, confortável, funcional e, claro, bonito. 

É importante investir na cozinha, assim você terá um ambiente bem iluminado à noite para preparar as refeições.

Banheiro:

Como mencionamos, assim como no banheiro a iluminação adequada atribui uma atmosfera mais harmoniosa e aconchegante, assim o ambiente da sua casa é valorizado.
Exemplo, para quem gosta de se maquiar ou trocar de roupa é ideal que haja iluminação no espelho ou luminárias suspensas, mas é preciso saber posicionar a luz corretamente, pois é importante para iluminar o ambiente de maneira uniforme. 

A seguir, identificamos 6 pontos que merecem sua atenção quando se trata de iluminar bem a sua cozinha e o banheiro.

1. Cozinha integrada com a sala de jantar

Em cozinhas com mesa de jantar é necessário escolher uma iluminação suspensa, assim como vemos na imagem.

Entre a luz branca e a luz amarela, opte pela que mais se adapta ao estilo da sua decoração. Se você busca conforto, a luz amarela é a mais indicada. Agora se é praticidade, então escolha a branca, pois é ideal para ajudar na identificação das cores dos alimentos, além de facilitar a enxergar a sujeira.

2. Pendentes na bancada

O uso de pendentes é aconselhável para cozinhas pequenas, que geralmente recebem uma bancada no espaço. É importante não esquecer da distância de 0,9 a 1 metro entre o pendente e o tampo da bancada. 

Uma dica é escolher luminárias com tampos removíveis, assim você pode limpar a sujeira facilmente.

3. Iluminação focal

Uma cozinha estreita e longa é preciso que a iluminação esteja em cada cantinho do mobiliário, além de centralizada no teto. Ela é uma ótima alternativa para uma iluminação contínua, como no caso de prateleiras e armários. Você também pode optar pela instalação sobre a bancada da pia.

4. Espelhos

Muita atenção para acertar na iluminação do seu banheiro, especialmente do espelho. Não tente fazer nada sozinho, pois é preciso contratar um profissional, assim terá o posicionamento da iluminação corretamente para não causar a formação de sombras no rosto.

É importante inserir diversos pontos de luz no espelho, como vemos na imagem.

5. Tubos de luzes fluorescentes

É importante que haja um equilíbrio entre tonalidades e objetos do banheiro, assim será possível ter um ambiente iluminado. Você também pode utilizar luminárias suspensas para criar um ambiente intimista e aconchegante.

6. Iluminação natural

É importante que tenha iluminação natural, mas se não for possível ter janelas, então é fundamental caprichar na iluminação artificial. A luz do banheiro também deve ser uniforme, de forma que todo o ambiente seja iluminado, principalmente área da pia.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine