11 coisas que você tem na sua cozinha e que não sabia que são excelentes para limpeza

Eduardo Prado—homify Eduardo Prado—homify
Residência Jardim Botânico 02, Adoro Arquitetura Adoro Arquitetura Modern Kitchen Ceramic
Loading admin actions …

Descobrir alguns truques para facilitar a limpeza da casa nunca é demais. Ainda que os supermercados ofereçam produtos inovadores que garantam soluções rápidas para as pequenas sujeiras do lar, a verdade é que nem sempre os resultados são os esperados. E é claro que neste contexto nunca é demais saber que bastam algumas coisas fáceis para garantir que sua casa esteja sempre perfeita. 

E foi pensando nisto que trouxemos hoje uma lista com truques incríveis que ajudarão a remover manchas, limpar tecidos e garantir que limpeza, brilho e bom aroma nunca falte aos ambientes de sua casa - principalmente na cozinha

Por isso, siga conosco pelas dicas abaixo, anote aquelas que você ainda não conhecia e tenha em mãos boas armas para ajudar você a deixar seus ambientes protegidos da sujeira. Confira:

1. Arroz: ótimo para limpar objetos estreitos

Sempre tem aquele recipiente com gargalo estreito e que dá um trabalhão para limpar? Então, o arroz pode ser a arma perfeita para resolver esse problema. Aqueça um pouco de água e derrame junto com o arroz dentro do recipiente. Agite um pouco a mistura e deixe por 10 minutos. Se não der certo, repita!

2. Maizena: ótima para absorver manchas do tapete

Em caso de manchas gordurosas nos tapetes, adicione maizena sobre o local e deixe por 25 minutos até retirar com o aspirador. 

Além disso, este alimento pode ser utilizado para deixar seus tênis mais brancos após limpá-los com sabão. Faça o teste!

3. Sal: para limpeza perfeita no forno

Se a gordura ficou impregnada no seu forno, coloque sal nas áreas mais sujas e deixe agir por 15 minutos. Depois disso, basta utilizar um pano umedecido com água morna e um pouco de detergente para garantir uma limpeza completa.

4. Limão: multiuso para diversas necessidades

Com o limão você pode limpar madeiras e deixá-las como novas e pode também misturar 40 gotas de óleo essencial com pinho e limão para fazer uma limpeza profunda no vaso sanitário. Simples, fácil e rápido!

5. Bicarbonato de sódio: perfeito para branquear tecidos

Ao lavar sua roupa na máquina, adicione uma medida de bicarbonato junto com o sabão em pó para deixar os tecidos ainda mais brancos. Além disso, o bicarbonato é também ótimo para limpar azulejos e porcelanas na cor branca.

6. Vodca: elimina o mau cheiro

Misturar uma parte de vodca e uma parte de água pode eliminar o mau cheiro do banheiro. Para isso, basta pulverizar a solução na tubulação de onde vem o problema. Se desejar, é possível ainda utilizar esta mesma mistura como ambientador, fazendo com que qualquer odor seja dissolvido em apenas algumas horas.

7. Vinagre: opção fácil para remover resíduos

O vinagre é ótimo para deixar os talheres brilhando como novos. Basta misturar meia xícara de vinagre de álcool com um pouco de água e mergulhar os talheres. Essa mesma solução também é ótima para limpar torneiras, remover resíduos de adesivos e até mesmo de chiclete.

8. Cebola: limpeza total para as grelhas

Limpar a grelha depois de fazer um bom churrasco sempre dá bastante trabalho. Mas, você pode facilitar esse processo ao esfregar uma cebola crua na grelha. Depois disso, é só passar um pano úmido que ela já estará totalmente pronta para outra.

9. Ketchup: limpeza de peças em cobre

Objetos de cobre são belíssimos e requerem um cuidado especial para que não pareçam envelhecidos. Para isso, a principal dica é aplicar uma pequena quantidade de ketchup em um pano macio, passar pela peça em questão. Após meia hora, é só passar um pano limpo e a peça estará como nova!

10. Casca de banana: brilho em objetos prateados

Esfregar casca de banana em objetos de prata ou couro pode garantir que o brilho volta a essas peças. Faça o teste: passe a casca de banana em seu sapato e remova o excesso com um pano macio: o resultado vai surpreender você!

11. Chá para limpar superfícies de vidro e madeira

Por fim, uma dica ótima para limpar superfícies de vidro ou de madeira: ferva o saquinho do chá já utilizado por dez minutos e aplique a solução com um borrifador sobre o local que deseja limpar. O resultado vai trazer boas surpresas!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine