Como organizar os móveis para um quarto perfeito!

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Camere da letto giapponesi, Negozio del Giunco Negozio del Giunco Asian style bedroom
Loading admin actions …

quarto é, sem dúvida, uma das divisões mais importantes da casa. Sendo o nosso local de descanso, devemos escolher os móveis com cuidado e distribuí-los de forma a que estética e a funcionalidade andem de mãos dadas. 

Ao dispor os móveis no quarto, considere o impacto visual que eles provocam no ambiente e, claro está, avalie o aspecto prático. 

Neste livro de ideias, vamos partilhar consigo algumas dicas simples para distribuir os móveis no quarto de forma a que o seu estilo pessoal não comprometa o bom uso da divisão.

Ora veja.

Comecemos pela cama

O nosso livro de ideias não podia começar de outra forma: pela cama. Como norma geral, a cama surge posicionada em frente à porta como elemento principal da divisão. Contudo, pode alcançar o mesmo efeito, posicionando-a ao longo da parede maior do ambiente. Eis algumas dicas:

- Se não tem espaço para colocar a cama no centro da parede que está em frente à cama ou se há portas ou janelas que ocupam muito espaço, pode colocá-la no centro de outra parede ou numa esquina. A desvantagem de estar contra uma esquina é só se ter acesso à cama a partir de um dos lados, mas, por vezes, a configuração de um quarto não permite que se façam as coisas de outra forma.

- Pode pôr a cama entre duas janelas se elas partilharem a mesma parede. Não aconselhamos a que a cama esteja mesmo por debaixo da janela. Isso pode causar frio ou correntes de ar desagradáveis.

- Deixe espaço suficiente em torno da cama para circular com conforto.

- A cama não deve ser um obstáculo à entrada de luz natural.

A cómoda

Há muitas pessoas que já dispensam o uso da cómoda, mas é uma peça que pode dar jeito para complementar o guarda-roupa e compor o quarto.

Como posicionar a cómoda no quarto? Eis algumas sugestões:

- Se as paredes do seu quarto são amplas o suficiente, será melhor escolher uma cómoda baixa e larga onde possa, quem sabe, pôr a televisão para ver as suas séries preferidas no conforto dos lençóis. Também a pode usar para colocar um espelho e até para organizar os seus perfumes ou maquilhagem no caso das senhoras.

- Se o seu quarto é pequeno, mas não quer abdicar da conveniência de uma cómoda, escolha uma alta e estreita, fazendo uso do espaço vertical.

Mesas de cabeceira

Ao organizar os móveis no seu quarto, não se esqueça das mesas de cabeceira. Depois de dedicar o seu tempo ao roupeiro, à cama e à cómoda, foque-se nos móveis mais pequenos.

Os móveis pequenos são tão importantes quanto os demais. No caso da mesa de cabeceira, usamo-la amiúde para colocar candeeiros, os telemóveis, livros, os óculos, comandos da televisão, a água para beber durante a noite, entre outras coisas. A nossa dica é: simplificar. Ponha uma mesa de cabeceira de cada lado da cama ou só de um se uma das laterais da cama estiver contra a parede. Se não tiver espaço suficiente aos lados, pode comprar duas pequenas prateleiras e suspender uma de cada lado.

Hoje em dia, já há mesas de cabeceira de diferentes tamanhos, formatos e cores. Encontrará facilmente a sua preferida!

Quanto espaço tem?

Depois de arrumados os móveis principais, avalie o espaço que tem para a adição de outros, tendo sempre em conta as suas necessidades. Precisa de uma secretária? Ser-lhe-ia útil ter uma poltrona para ler um livro e relaxar?

Se o espaço do quarto permitir, o layout também pode incluir acessórios adicionais. Por exemplo, pode colocar uma secretária por debaixo da janela, uma banqueta aos pés da cama ou uma poltrona numa esquina. Se gosta muito de ler, pode até incluir uma pequena biblioteca numa das paredes. As opções são intermináveis!

Tenha sempre, sempre, sempre (!) em conta o tamanho do quarto ao escolher os móveis. As peças devem ser proporcionais. Se não tem espaço, em vez de uma poltrona, coloque apenas uma cadeira ou um banco para decorar e lhe servir de apoio.

A importância da iluminação

Há outro aspecto essencial nesta labuta de decorar e equipar o quarto: a iluminação. 

Os candeeiros clássicos são óptimos para esta divisão pois garantem uma boa luminosidade sem comprometer a decoração e a funcionalidade. Na mesa de cabeceira, os candeeiros simples com abajures são uma excelente solução. Em alternativa, pode também colocar apliques na parede. 

Palavra de ordem: multifuncionalidade

Uma boa forma de assegurar o aspecto prático do seu quarto é apostar em móveis multifuncionais. Se o quarto for pequeno, esta solução poupar-lhe-á imenso espaço. 

Um exemplo? Uma cama com gavetões por baixo para guardar roupas, têxteis da casa, entre outras coisas.

Deixamos-lhe aqui algumas ideias de arrumação para um espaço compacto.

Circular com facilidade

Vale sempre a pena reforçar esta ideia: não coloque móveis em excesso no seu quarto. Ele vai parecer mais pequeno e será muito mais difícil para si circular num ambiente apinhado. Um espaço arejado é um espaço que propicia bem-estar. Entre os limites da cama e outro móvel deve existir uma distância de, pelo menos, 60 cm.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine