Como criar nichos com gesso cartonado

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

Como criar nichos com gesso cartonado

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Minimalist dining room by Arch. Francesco Antoniazza - Il bello della casa ..................... di una volta Minimalist
Loading admin actions …

Quantas vezes, em casas antigas, foi a nossa atenção captada por deliciosos nichos na parede? Em tempos, as paredes eram muito mais profundas e, como resultado, faziam-se nichos, talvez para acomodar móveis, objectos de decoração, entre outras coisas. 

Hoje em dia, os nichos são tendência em casas modernas. Porém, se não quer nem pode fazer obras estruturais profundas nas suas paredes—obras estas que podem afectar a estabilidade do imóvel—uma boa alternativa é usar o gesso cartonado. Este material tem várias vantagens: é durável, mas ao mesmo tempo facilmente removível caso se canse dos nichos ou de qualquer outra estrutura que tenha sido construída com ele. 

A presença de nichos em gesso cartonado proporcionará um bonito efeito ao espaço, oferecendo-lhe dinamismo e sofisticação. E, se gosta de jogar com as cores, pode sempre pintar o fundo dos nichos com uma cor diferente, criando assim uma paleta cromática original em sua casa. 

Neste livro de ideias, vamos ver como pode construir nichos através do uso de gesso cartonado. Depois, não se esqueça de ler o nosso artigo com ideias para decorar as paredes com nichos!

Acompanha-nos?

De que precisa?

Um nicho pode fazer toda a diferença na decoração, não só em termos estéticos, como também em termos de funcionalidade. Pode usar este espaço para colocar livros, vasos, peças de antiquário ou, se for em ponto maior, a televisão, o sofá, entre outras coisas.

Mas de que precisa para construir um nicho em gesso cartonado? Eis os materiais:

- gesso cartonado;

- serra vertical;

- régua;

- cola;

- broca;

- adesivos;

- prateleiras (em madeira ou em vidro); 

- suportes para prateleira;

- estuque;

- tiras de plástico.

A matéria-prima

Como mencionámos, o gesso cartonado é um material versátil que oferece inúmeras vantagens. Em primeiro lugar, não é vinculativo. Já se cansou do novo layout da sala? Sem problema. Basta remover a estrutura em gesso cartonado e tudo voltará a ser como antes. De qualquer forma, antes de revolucionar as paredes da sua casa, peça uma opinião a um arquitecto

Em segundo lugar, o gesso cartonado oferece um bom isolamento acústico, o que o torna perfeito para ambientes intimistas e privados. Um nicho feito em gesso cartonado pode ser profundo o suficiente para acomodar um sofá, criando-se assim um agradável recanto de relaxamento. Há também painéis em gesso cartonado repelentes à água, que são úteis no caso de querer usar este material numa casa de banho, ou retardadores de fogo, ideais para garantir maior segurança num ambiente como a cozinha. 

O primeiro passo

O primeiro passo para construir um nicho em gesso cartonado é cortar o material—o gesso cartonado—com uma serra. Antes de fazer isto, precisa, contudo, de uma régua e de um lápis para marcar o perímetro do nicho na superfície do gesso cartonado.

Depois, com a ajuda de uma broca, deve fazer um buraco numa das linhas do perímetro para ter a base para começar a rebocar o gesso cartonado com os martelos alternativos: basta inserir a ponta da serra no orifício e cortá-lo com precisão. Em apenas alguns minutos, já terá a estrutura para o seu nicho.

Acabamentos

Agora que temos o esqueleto do nosso nicho de gesso cartonado, procedemos para os toques finais. Primeiro, precisa de moldar a superfície com a ajuda de uma estilete. De seguida, coloque os diferentes painéis por cima e aos lados, corrigindo-os com cola ou adesivos. Desta forma, obtém-se a profundidade desejada para o nicho.

Posicionar as prateleiras

Se a profundidade do nicho for de, pelo menos, 10 centímetros, uma boa ideia é usá-lo como biblioteca. Para isto, precisará de prateleiras de madeira ou de vidro que podem ser feitas por você mesmo usando os compartimentos de arrumação apropriados. As prateleiras também podem ser talhadas com o próprio gesso cartonado.

Os últimos detalhes

Chegamos agora à altura de dar ao seu projecto os acabamentos finais. Para completar a construção de um nicho em gesso cartonado, é necessário acabar as juntas entre os vários cortes, tanto exteriores como interiores. Para isto, usa-se uma gaze plastificada especial que é colocada em diferentes pontos e depois coberta com gesso. Depois, mais uma passagem de uma lixa e de uma mão de gesso et voilá! O seu nicho está feito.

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!