Como consertar pisos de madeira?!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
OFICINA MATATENA, Desnivel Arquitectos Desnivel Arquitectos Commercial spaces
Loading admin actions …

Se você possui uma residência quase toda tomada por pisos de madeira, provavelmente está cansado de enfrentar ou sofrer com os riscos e arranhões que aparecem em sua superfície. Os riscos são inevitáveis de acontecer, mesmo quando se tem muito cuidado na manutenção da casa. A maioria dos arranhões em pisos de madeira é causada por ter algo pesado, como um móvel, sendo empurrado sobre ele. 

Estas marcas na madeira também podem ser causadas por unhas de animais de estimação e por pequenas lascas de pedras ou sujeira que as pessoas trazem para dentro da casa com os calçados. Leia atentamente as instruções do fabricante do seu piso para manter a sua madeira sempre bonita e com uma vida útil prolongada!

Para solucionar estas questões e deixar o seu lar sempre bonito, algumas dicas práticas podem ser muito úteis. Restaurar a aparência de um piso de madeira riscado pode ser relativamente fácil. Claro, que isso depende da profundidade do dano na madeira. Com alguns passos simples e rápidos, você vai poder consertar e esconder riscos e arranhões em sua madeira. Confira!

Ferramentas necessárias

Para consertar pequenos riscos ou falhas no seu piso de madeira causadas por outros móveis, sapatos ou metais, você vai precisar de poucas ferramentas. Você possivelmente tem na sua casa todos os materiais necessários para efetuar este conserto. Para o primeiro método, você vai precisar de um ferro de passar roupa e  papel toalha umedecido. Para o segundo método, você precisa de uma lixa fina, cera para madeira e pano de lã. No terceiro método, você deve usar um pano macio e tinta corretiva para madeira. 

Com ferro

Para consertar pequenos você pode usar uma técnica pouco popular, mas muito eficaz. Este método utiliza o ferro passar roupa e um papel toalha umedecido. Para começar, molhe a tira de madeira. Em seguida,  aplique o papel toalha molhado no local desejado. Com o ferro em temperatura média, aplique o mesmo em cima do papel umedecido fazendo um movimento circular com cuidado, pois isso pode queimar a superfície. Certifique-se de que há uma grande quantidade de vapor que saindo do processo. Faça isso por alguns minutos e cheque constantemente a aparência da madeira.

Com lixa

O banheiro ao lado projetado pelo escritório Gislene Lopes Arquitetura e Design de interiores conta com um piso de madeira em médio tom. Para esconder riscos causados pelos móveis, você pode usar o método de lixar a madeira. Ao iniciar este processo, limpe a área riscada utilizando um pano macio e uma pequena quantidade de limpador de piso de madeira. Isto vai remover as partículas de sujeira e poeira. Esfregue suavemente a área com uma lixa média. Certifique-se de esfregar seguindo a linha da madeira. Depois de alguns minutos, você vai ver que o risco já está na mesma altura da madeira. Depois, você pode finalizar com cera na cor certa da sua madeira.

Com tinta corretiva

Use um pano macio umedecido com água para limpar suavemente a superfície do piso de madeira a partir de qualquer excesso de sujeira e detritos. Umedeça um pano com tinta corretiva na cor exata da madeira do seu piso. Esfregue as manchas e arranhões no piso com este mesmo pano. Pressione levemente o pano sobre a madeira, focando diretamente na área afetada pelos riscos. Esfregue a mancha no local sempre seguindo a direção da fibra da madeira do seu piso. Para um melhor efeito, vá nas lojas de construção antes para verificar a cor da tinta corretiva e sempre use um pano bem macio.

Para cobrir riscos mais graves

Para situações mais drásticas onde as técnicas acima não são o suficiente, pode-se utilizar o processo de raspagem. Este método pede que o revestimento do seu piso de madeira tenha pelo menos dois centímetros de espessura. Esta espessura é requisitada pelo fato de que o piso será raspado todo por igual. Portanto, se ele estiver desgastado, existe a possibilidade do contrapiso aparecer. Caso a madeira pura tenha sofrido mais de três reformas, o processo não pode ser realizado. Para mais dicas e informações sobre este assunto, confira Como cuidar de pisos de madeira: 6 dicas para fazer certo.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine