Remodelações: 5 casas de banho que ficaram irreconhecíveis!

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
REFORMA INTEGRAL EN CALLE RAFAEL SALGADO (ZONA BERNABÉU) MADRID, DISEÑO Y ARQUITECTURA INTERIOR DISEÑO Y ARQUITECTURA INTERIOR
Loading admin actions …

casa de banho é uma divisão imprescindível em qualquer casa, embora lhe seja prestada pouca atenção em termos estéticos. Para começar, trata-se de um dos espaços mais pequenos da casa, o que nos faz sentir que não precisamos de pensar muito nele no que diz respeito à decoração. Pelo contrário, uma casa de banho exígua devia levar-nos a pensar como aproveitar cada centímetro de forma engenhosa e criativa.

É na casa de banho que fazemos a nossa higiene pessoal e nos arranjamos. É lá que começamos o dia e é também lá que, não raras as vezes, acabamos o dia com um longo e merecido banho de imersão. Este espaço tem tanto de funcional, quanto de intimista e influencia o nosso bem-estar mais do que possamos imaginar.

Para o inspirar, vamos-lhe mostrar, neste livro de ideias, cinco renovações de casas de banho. Algumas são mais simples do que outras, mas todas fizeram toda a diferença. Está preparado? Há casas de banho que ficaram irreconhecíveis! 

Tome nota!

1. Antes: antiquado; Depois: luminoso!

Começamos o nosso livro de ideias com uma casa de banho pertencente a um apartamento localizado na província de Barcelona. A equipa do gabinete iloftyou recebeu o pedido de remodelação de um apartamento que se tinha tornado obsoleto e não correspondia às necessidades dos donos que o queriam mais funcional em termos de organização e mais moderno. O orçamento não era muito generoso, pelo que a intervenção deveria ser estratégica. O que fizeram então os arquitectos? Primeiro, retirou-se a banheira e, em vez dela, colocou-se uma moderna zona de duche que sobressai pela cerâmica cinza escura que reveste as paredes. A pequena mureta separa a zona do duche do resto da casa de banho, ou seja, do vaso sanitário e do móvel do lavatório. O bidé foi riscado da lista e assim ganhou-se espaço. Os azulejos desapareceram e o piso em madeira—da mesma cor da madeira do móvel—trouxe renovado conforto ao ambiente. O espelho em ponto grande faz com que o espaço pareça maior do que aquilo que realmente é. Ficou perfeita!

2. Antes: uma casa de banho destruída

Vamos agora até à Corunha ver uma casa de banho que estava totalmente entregue ao abandono. Não era sequer funcional. Aliás, toda a casa estava em ruínas. As paredes estavam manchadas pela humidade, o tecto apresentava pouca solidez, o piso estava em mau estado e, claro, o espaço estava todo sujo. Urgia uma remodelação!

Depois: uma casa de banho confortável e funcional

Como já se adivinhava, a intervenção, neste caso, teria que ser radical. Muitas vezes, os nossos leitores deixam-nos mensagens a dizer: não é o mesmo espaço. Contudo, lembre-se que muitas remodelações pressupõem intervenções estruturais, ou seja, erguem-se ou demolem-se paredes, abrem-se ou fecham-se janelas e reconfigura-se a distribuição da casa. No fim, os espaços parecem, de facto, pertencer a uma casa diferente. Mas não! Nesta obra, os arquitectos tiveram que reconstruir por completo a estrutura da cobertura da casa que já não oferecia segurança. As novas paredes da casa de banho oferecem estabilidade e, como é óbvio, não apresentam qualquer vestígio de humidade. Por sua vez, as cores e as texturas proporcionam calor ao espaço. Neste caso, combinou-se cerâmica bege com superfícies cor-de-vinho, tendo-se assim criado um ambiente aconchegado e convidativo. Ao longo da parede, colocou-se uma banheira embutida que tem até um suporte para a cabeça. Hmm… que maravilha!

3. Antes: uma casa de banho sem graça

Podia-se usar esta casa de banho? Podia. Era confortável? Não era mesmo nada confortável! O espaço era antiquado, monótono e sem encanto que pedia uma remodelação urgente.

Depois: com cor e comodidade!

Os azulejos passados de moda foram removidos e substituídos por pastilha, na parte de baixo, e por uma pintura plástica num delicado tom de azul, na parte de cima que está menos exposta aos salpicos da água. O lavatório é uma original peça de mármore negro que surge apoiada sobre uma superfície de madeira de linhas clean e modernas. No piso, manteve-se a cerâmica que surge combinada com a madeira. O jogo de cores, de texturas e a estratégia para a colocação dos espelhos tornaram esta casa de banho irreconhecível. 

4. Antes: uma casa de banho claustrofóbica

Vamos agora para uma casa de banho em Madrid que, para além de pequena, não podia estar mais mal aproveitada. A banheira perdia-se na profundidade do espaço e o vaso sanitário estava encurralado entre ela e o lavatório. Afinal de contas, como se circulava com conforto nesta casa de banho antiga e sombria? Para além disso, a cor dos azulejos em nada ajudava a que a percepção de amplitude fosse optimizada. Vamos ver como ficou.

4. Depois: elegante e com estilo!

A equipa responsável pelo projecto de remodelação do apartamento decidiu alterar radicalmente a distribuição, a cor e o estilo do mesmo, em busca de beleza e, sobretudo, de funcionalidade. Em toda a casa se apostou num estilo moderno e actual, mas com detalhes rústicos, tendo-se utilizado móveis reciclados em cada divisão e/ou acessórios do mesmo estilo. Também as cores usadas para a pintura e os revestimentos das paredes ou a madeira clara para o piso procuram transmitir essa harmonia estética.

A casa de banho que víamos na imagem anterior foi transformada para servir as crianças da casa. Procurou-se, então, uma proposta equilibrada e prática para que elas a pudessem utilizar sem perigo. Um grande e simples espelho faz com que o espaço pareça maior e a sua simplicidade contrasta com o estilo tosco—mas delicioso!—das cómodas que suportam os lavatórios com torneiras de laivos clássicos. Como vê, ao recuperar uma casa, pode-se perfeitamente aproveitar peças antigas. Basta reciclá-las e dar-lhes uma nova vida! Não tem que ser tudo novo. Estas dicotomias tornam os projectos únicos.  

5. Antes e depois: de espaço sem nada a casa de banho agradável

Terminamos numa casa de pequenas dimensões situada em Roma. Para se aproveitar ao máximo o espaço disponível, tirou-se partido da luz e dos seus reflexos como ingrediente principal para ampliar visualmente o ambiente. A casa de banho, antes da intervenção, não tinha nada e foi totalmente refeita, exibindo agora um estilo elegante, harmonioso e acolhedor. Na nova casa de banho, predomina o branco que aparece interrompido por pormenores em mosaico castanho claro. A banheira situa-se sob a janela como nas elegantes e antigas villas romanas. O resultado é um espaço acolhedor, caloroso, cómodo e, claro está, luminoso!

- Veja mais projectos dos nossos designers de casa de banho.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine