12 combinações de revestimentos cerâmico para valorizar o banheiro

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Casa cor 2015 - Acqua que te quero água, Brunete Fraccaroli Arquitetura e Interiores Brunete Fraccaroli Arquitetura e Interiores Modern Bathroom
Loading admin actions …

Os revestimentos cerâmicos englobam uma variedade de materiais de acabamento, como ladrilhos, azulejos e pastilhas. Eles são principalmente empregados como revestimentos em áreas molhadas, como o banheiro, por causa do ótimo desempenho contra a umidade e da facilidade de limpeza. Além disso, os revestimentos cerâmicos são encontrados em incontáveis variedades de cores, estampas e tipos.

Nesse livro de ideias você vai ver 12 projetos de banheiros decorados com revestimento cerâmico, que se destacam pelas suas qualidades estéticas, funcionalidade e pela combinação com outros materiais. Confira essa seleção incrível de propostas dos designers da homify e inspire-se nela para renovar e incrementar a decoração do seu banheiro.  

1. Tijolinho à vista, piso cerâmico e pastilhas de vidro

Nesse banheiro, diferentes estilos se mesclam e o resultado é surpreendente e fascinante. As paredes de tijolinhos aparentes, o piso cerâmico de estilo colonial e uma bancada revestida de pastilhas de vidro de estilo contemporâneo ornamentam o ambiente, realçando o estilo despojado e eclético. 

2. Revestimento preto

Os azulejos nunca saem de moda. Além da funcionalidade, existem diversos tipos de estampas, cores e modelos. Nesse projeto, o revestimento de azulejos de cor preta e estilo vintage, os sanitários, a torneira e os quadros decorativos, agregam sofisticação e conferem ao ambiente uma atmosfera retrô.

3. Ladrilho cerâmico branco e preto com piso damier

A decoração desse banheiro apostou na paleta de cores com cerâmica preta e branca, com destaque para os ladrilhos brancos e pretos, que revestem as paredes, e que combinam perfeitamente com as louças e com o piso damier, que confere ao ambiente uma estética retrô fascinante.

4. Azulejos estilo português

Não carregue demais ao usar azulejos estampados. Ao invés de revestir todas as paredes, escolha uma para dar maior destaque. Nesse banheiro foram empregados azulejos coloridos de estampas em estilo português que dão ao ambiente um toque colonial. Os azulejos estampados e coloridos agregam um toque mais pessoal aos ambientes e deixam o ambiente mais descontraído.

5. Revestimento tipo pastilha na bancada e revestimento bege na parede

As paredes desse banheiro foram revestidas com placas cerâmicas de cor bege. O detalhe em pastilhas cerâmicas em azul, usadas na bancada, dão um toque de cor e personalidade ao ambiente. Além da bancada, os nichos também foram revestidos com pastilhas. 

6. Pastilhas em estilo mosaico

As pastilhas cerâmicas também permitem a criação de mosaicos, que se destacam em qualquer ambiente. O ideal é criar mosaicos de pastilhas cerâmicas para realçar um elemento ou uma parede, como nesse projeto incrível, no qual apenas uma faixa da parede foi revestida com mosaicos, dando um toque sofisticado e requinte ao espaço. 

7. Pastilhas cerâmicas pretas e painel de madeira de demolição

As pastilhas cerâmicas conferem ao ambiente uma atmosfera sofisticada e contemporânea e combinam perfeitamente com todos os materiais. Nesse banheiro, as pastilhas cerâmicas de cor preta dialogam com a madeira de demolição, que reveste o painel e a bancada. A cuba de apoio, por sua vez, dialoga com o painel de pastilhas.

8. Mosaico cerâmico e espelhos

Nesse banheiro, as pastilhas cerâmicas compõem um mosaico deslumbrante. As pastilhas combinam com os espelhos que revestem os armários superior e inferior e com a bancada revestida de granito.

9. Modelos de banheiro com pastilhas no piso e nas paredes

Esse banheiro estonteante ganhou revestimento em pastilhas de cor verde da Colormix, louças e metais da Deca, tendo como destaque a banheira da Sabbia, além de um gabinete com acabamento Crystal e uma bancada em Silestone na cor Acqua Fraccaroli, desenvolvida com exclusividade pela arquiteta em parceria com a Silestone.

10. Ducha revestida de pastilhas brancas

Nesse banheiro o espaço da ducha foi revestido de pastilhas cerâmicas brancas que agregam funcionalidade e realçam os demais materiais de acabamento, como a madeira de demolição e o concreto aparente da bancada. 

11. Ducha revestida com ladrilho cerâmico

Nesse banheiro o destaque é o revestimento de cerâmica em estilo ladrilho hidráulico. O ladrilho propriamente dito é feito em cimento, mas nesse caso, para garantir mais praticidade ao ambiente molhado, existem modelos de cerâmica que imitam o estilo.

12. Piso cerâmico harmonizado com deck e paredes de pedra

Esse banheiro combina pedras naturais de estilo rústico com o mármore da bancada e com o piso cerâmico de cor bege, que esbanjam praticidade e elegância. A banheira free standing, que repousa sobre um deck de madeira, também é um dos destaques, agregando conforto e requinte.

Quais tipos de cerâmica escolher?

Como você viu nos projetos acima, há uma grande variedade de estilos de cerâmica para utilizar no ser banheiro ou mesmo na cozinha, lavanderia, garagem e áreas externas. Todos eles são feitos justamente para oferecer mais praticidade aos ambientes úmidos, sendo assim, passam por um processo de acabamento que impede a absorção da umidade.

Ainda assim, há opções de acabamentos diferentes, mais lisas ou mais ásperas, e isso também conta. Por exemplo, é importante que para o piso de uma área molhada você escolha uma cerâmica antiderrapante para evitar acidentes. Já com as paredes não precisa se preocupar nesse sentido.

Outra dica é quanto ao tamanho das peças. Existem peças cerâmicas bem grandes, mas que não são ideais para ambientes muito pequenos, pois acabam exigindo muitos recortes para serem encaixadas nas superfícies. Assim, o acabamento não fica tão bonito. Então, peças pequenas para ambientes pequenos e peças grandes para ambientes amplos.

Por fim, analise a qualidade do piso. Existe uma tabela que classifica a qualidade dos pisos cerâmicos de A a D, sendo A a melhor qualidade e a D a com menor qualidade. Lembre-se disso na hora de escolher o seu piso ou revestimento cerâmico para paredes, pois o tipo D não possui garantia e pode quebrar com bastante facilidade. Logo, o barato vai sair caro.

No mais, optar por revestimento cerâmico é uma ótima ideia, pois você vai ganhar em praticidade na limpeza e na manutenção, durabilidade (se escolher uma classificação A ou B), ótima opção para quem tem alergias, vasta variedade de opções e preços acessíveis.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine