Ideias preciosas para separar a sala da cozinha

Mariana Garcia—Homify Mariana Garcia—Homify
Dilido Island House-Miami 2, Elías Arquitectura Elías Arquitectura Modern Living Room
Loading admin actions …

Os open spaces são óptimos espaços dentro de uma casa, principalmente se esta for pequena. Apesar de terem as mesmas funções que divisões separadas, os open spaces ajudam-nos a manter os horizontes abertos e a ter uma percepção completamente diferente da área que nos envolve. No entanto, nem sempre é agradável ou prático ter um espaço amplo, por isso muitas vezes recorremos a pequenas divisões que fazem toda a diferença. No artigo de hoje mostramos-lhe algumas ideias de como dividir o espaço da sala de estar do espaço da cozinha sem que para isso seja necessário construir paredes. Fique connosco e deixe-se inspirar!

1. Lareira

A lareira também pode funcionar como um excelente separador de zonas—se tiver duas frentes melhor ainda! Pode ser uma lareira de parede, uma salamandra móvel ou uma lareira suspensa—a ideia é que esteja instalada a meio do caminho entre ambas as divisões.

2. Sala de jantar a meio

Se tiver espaço, coloque estrategicamente a mesa de refeições entre a cozinha e a sala de jantar. Faça com que a confecção de refeições esteja sempre próxima da zona de convívio sem que para isso haja um contacto directo entre elas. A mesa de refeições também se pode rapidamente tornar numa zona de trabalho, onde os mais pequenos fazem os trabalhos de casa e onde os mais velhos fazem um home office esporádico.

3. Prateleiras

As prateleiras podem ser as suas melhores amigas no que toca a solucionar este tipo de problema. Além de se tornarem uma barreira eficaz entre a sala e a cozinha, permitem-lhe ainda ganhar imenso espaço de arrumação (conforme o número, a largura e a altura das mesmas).

4. Balcão como parede

Uma península ou uma ilha na cozinha conseguem perfeitamente ter um duplo papel no espaço: além da sua função de apoio normal, conseguem dividi-lo de forma elegante e simples. Como aqui lhe mostramos, consegue ter uma mesa e uma bancada no topo do balcão e um sofá no lado de dentro do L que este forma.

5. Mezzanine

A situação de ter dois espaços na mesma área de implementação torna-se uma opção real e viável quando falamos de mezzanines! Ao dividir a altura de um espaço cujo pé direito é considerável permite-lhe ter uma zona superior e uma inferior com áreas semelhantes ou que pelo menos consigam cumprir as suas funções. Uma ideia original e diferente para separar a sala de estar da sua cozinha!

6. Portas de correr

Por último, as portas de correr. Estas portas, para além de conseguirem poupar-lhe imenso espaço de circulação mesmo estando abertas, dividem de forma muito fácil dois espaços. A adicionar a esta vantagem, dependendo dos materiais escolhidos podem ser mais ou menos bloqueadoras de som e de luz, o que lhe permite criar ambientes diferentes ainda que sejam muito semelhantes a paredes. Se num determinado momento consegue ter dois espaços separados e totalmente diferentes, a seguir consegue ganhar o open space perfeito para receber toda a gente!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine