Apartamento alfacinha de sonho

Catarina Rodrigues—Homify Catarina Rodrigues—Homify
Apartamentos Alfama / Lisboa - Apartments in Alfama / Lisbon, Ivo Santos Multimédia Ivo Santos Multimédia Modern Living Room
Loading admin actions …

Dentro do coração alfacinha da cidade de Lisboa encontramos as maiores relíquias da reconstrução de edifícios antigos. Estes são agora autênticos lugares de viver, apropriados à vida cosmopolita dos habitantes da cidade que se aventuram a viver nas ruas mais estreitas da capital. É de extrema importância conseguir adaptar a traça antiga à nova, de forma a respeitar o existente dando-lhe um novo uso agora contemporâneo. Apesar de ser um enorme desafio, os resultados são incríveis, na sua maioria, como é o caso do apartamento que hoje lhe apresentamos.

As perspectivas fotográficas são da autoria do profissional Ivo Santos que consegue captar com a sua objectiva os melhores e mais bonitos pontos de qualquer habitação.

Alfama

Começamos aqui, neste cruzamento de estreitas ruelas de Alfama onde se ergue o apartamento que lhe apresentámos. Desde o exterior ao interior notamos que esta reabilitação foi pensada ao ínfimo pormenor, respeitando a pré existência e conseguindo adaptar-se à nova cidade e às novas pessoas que nela planeiam habitar.

Simpática e acolhedora

Seguimos esta apresentação é o open space central da casa. A cozinha é composta por uma zona de bancada corrida onde se dispõe os vários electrodomésticos. 

É delimitada com um pavimento diferente da zona adjacente ajudando na distinção de zona de trabalho e zona de estar. A parede de fundo, entre os armários inferiores e superiores, é revestida por um elegante azulejo branco que confere um toque especial ao espaço.

Área de cozinha e refeição

Devido à curta distância que mantêm, a mesa retangular que se dispõe de frente para a zona de cozinha serve tanto de espaço de refeições como bancada de apoio à zona de trabalho. É uma situação comum e muito funcional na forma como as cozinhas são hoje vivenciadas.

Esta belíssima fotografia conta com um excelente enquadramento, de frente para a janela, e com uma viva paleta de cores que enaltecem e dão alegria a todo o espaço.

Visão geral

Olhado no sentido oposto percebemos que a sala se liga com os espaços a cima referenciados. A amplitude dos espaços é bastante generosa existindo inclusive uma ligação ao vestíbulo de entrada principal. O bonito papel de parede de tons claros real o espaço e limita a sala de estar de todas as outras áreas.

Janelas românticas

A sala de estar lê-se sobre o comprido, sendo o seu fim o enquadramento simétrico de duas janelas profundas, lidas em negativo na espessa parede. A grande carpete que cobre praticamente todo o pavimento confere um sentido estético e de conforto ao lugar que, mesmo simples na sua decoração, já se sente acolhedor.

Simplicidade

A simplicidade entrou em força pela porta deste quarto mas, ao mesmo tempo, deixou entrar também a criatividade e bom gosto na decoração. 

Sem dúvida que estas mesas de cabeceira, compostas por pequenos troncos de madeira são peças únicas que não vemos todos os dias e que, por si só, preenchem o espaço com carácter e personalidade. Juntando os candeeiros suspensos que caem do tecto, um de cada lado da cama, encontramos razões suficientes para considerarmos este um belíssimo quarto de casal.

Casa de banho

A casa de banho é um espaço pequeno mas extremamente bem aproveitado para todas as funções exigidas. Um grande espelho cobre toda a zona superior ao lavatório que amplia o espaço em mais dimensões criando ilusão de amplitude. Ao fundo a parede verde na zona de duche é uma óptima forma de dar alegria ao espaço, fazendo-o de forma dinâmica com a aplicação de pequenas pastilhas de azulejo.

Veja este interessante artigo sobre casas de banho pequenas.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine