20 soluções de marcenaria para a cozinha

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

20 soluções de marcenaria para a cozinha

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
Modern Kitchen by Arching - Arquitetos Associados Modern
Loading admin actions …

O trabalho de marcenaria pode ser muito útil na cozinha. Antes de mais nada, pode-se fazer todo o mobiliário sob medida e, assim, aproveitar totalmente o espaço. Mas é possível também utilizar o serviço para obter um ou outro móvel ou elemento, como por exemplo prateleiras, nichos, revestimentos, torres de fornos, adegas, armários, gabinetes, mesas, ilhas, bancadas e aparadores nos mais diferentes tamanhos e formas. Isso tudo com a possibilidade de escolher madeiras de diversos tipos e com diversas cores e texturas, personalizando assim o mobiliário. A seguir, apresentamos 20 cozinhas inspiradoras!

1. Prateleira para o exaustor

Um dos espaços menos aproveitados da cozinha é aquele em que se encontra o exaustor ou a coifa. Por que não instalar duas ou mais prateleiras ali? Elas podem ser ocupadas por equipamentos, utensílios, louça, livros de receita e objetos decorativos. Na imagem, a marcenaria aparece também no gabinete que abriga a torre de fornos e nos armários inferiores debaixo da bancada de trabalho. 

2. Mesa acolhedora

Se a cozinha é grande, uma boa ideia é ter uma grande mesa para receber todo mundo. Uma mesa sólida e acolhedora em madeira, como a da imagem, pode ficar linda e descontraída com cadeiras coloridas e luminárias pendentes.

3. Teto de madeira

Outra maneira de trazer aconchego para a cozinha aberta integrada com a sala de jantar é um teto moderno em madeira, como este em madeira cumaru. Também vale notar que a ilha central pode feita sob medida em madeira que se harmoniza totalmente com a mesa de refeições.  

4. Bancada de trabalho

Nesta cozinha gourmet integrada à sala de estar, a bancada de trabalho é personalizada na mesma madeira clara do revestimento da sala. O efeito é uma harmonia estética na decoração. 

5. Prateleira de temperos

A marcenaria pode ser útil também em pequenos detalhes, como esta prateleira estreita destinada a receber mil e um potinhos de tempero que ficam bem à mão de quem estiver cozinhando.

6. Banquinhos únicos

Perfeitos para esta cozinha com estilo rústico, os banquinhos de madeira são muito úteis e únicos pelo design e pelas variadas cores da madeira. Eles ficam discretamente encaixados debaixo da bancada de refeições em madeira, também um trabalho ideal para o marceneiro, assim como as várias prateleiras. 

7. Prateleiras pintadas

A madeira não precisa ser sempre apresentada na sua cor natural. Nesta cozinha em amarelo e cinza, as prateleiras para os objetos de decoração são pintadas em cor escura para se harmonizarem com a paleta do espaço. Já a bancada de refeições, uma boa peça para as mãos de um marceneiro, é em madeira natural e tem design simples e elegante. 

8. Medidas incomuns

O trabalho de um marceneiro é especialmente interessante quando se tem que lidar com medidas incomuns, que exigem formatos diferentes e personalizados. É o caso desta cozinha comprida, onde foi instalada uma mesa em madeira mais estreita e comprida.

9. Toque campestre

A madeira dá sempre um toque natural, caloroso e aconchegante aos ambientes. Nesta cozinha toda branca, não é diferente, com a atmosfera campestre proporcionada pelas prateleiras abertas e pela bancada de trabalho que se prolonga em bancada de refeições.  

10. Prateleiras no alto

Neste pequeno loft, a cozinha é realmente compacta. As prateleiras de madeira junto ao teto, acima dos armários superiores, são muito úteis para abrigar equipamentos e utensílios pouco usados no dia-a-dia. 

11. Nichos embutidos

Uma forma de acondicionar discretamente equipamentos e utensílios na cozinha integrada à sala de jantar é com a parede de madeira com nichos embutidos. O resultado é bonito, elegante e original. 

12. Torre de fornos

Como já vimos anteriormente, pode-se ter um gabinete de madeira feito especialmente para receber equipamentos, caso desta torre de fornos. A mesma cozinha tem prateleiras para a louça e armários debaixo da bancada da pia feitos sob medida em madeira. 

13. Unidade na decoração

Também nesta cozinha em madeira clara e elementos escuros, temos prateleiras decorativas acima da pia. Note que a madeira das portas do gabinete da bancada da pia é a mesma da mesa comprida acoplada à ilha central, conferindo unidade ao ambiente. 

14. Prateleiras decorativas

As prateleiras acima da bancada da pia podem ser puramente decorativas, como as desta cozinha. O seu contraste com o revestimento de parede em madeira mais clara aumentam o apelo estético. 

15. Churrasqueira

Nesta cozinha, uma churrasqueira foi incorporada à área de trabalho e recebeu revestimento em madeira. Também estão presentes armários e nichos sob medida, assim como uma mesa em madeira com tampo de vidro.

16. Revestimento em madeira

Em estilo rústico, esta cozinha usa madeira no gabinete da pia e nas prateleiras iluminadas acima da bancada, mas o destaque é o revestimento da parede de fundo neste material, que se repete nas salas que dividem o espaço com ela. 

17. Estética leve

A madeira clara pode conferir leveza ao ambiente e ganhar modernidade com detalhes em preto, caso desta cozinha com madeira clara no gabinete da pia, na bancada de refeições e nas prateleiras que, por sua vez, apresenta suportes em metal escuro.  

18. Prateleira e cor

Uma simples prateleira instalada em uma parede com uma cor quente pode ser ideal para receber objetos decorativos. Nesta cozinha, por exemplo, a prateleira marca o limite entre a parede azulejada e a parede pintada de laranja, servindo para expor quadros e objetos com destaque. 

19. Aparador

A cozinha pode ganhar muita personalidade com elementos em madeiras de cores e texturas diferentes. Nesta cozinha, um aparador aproveita bem o espaço, em perfeita harmonia com os armários superiores e o gabinete da pia, já que são feitos exatamente da mesma madeira. 

20. Sob medida

A marcenaria pode fazer maravilhas em cozinhas com pretensão a rústicas. Nesta cozinha, a madeira está em todo o mobiliário, como armários superiores e inferiores, ilha central e torre de fornos, além de todo o teto. 

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!