Como saber se uma parede é estrutural (e pode ser demolida)

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Mieszkanie w kamienicy, Mint&Brisk Mint&Brisk Scandinavian style corridor, hallway& stairs
Loading admin actions …

Num projecto de remodelação de uma casa em que se tenha que alterar ou eliminar paredes deve-se analisar bem se se tratam de tabiques cuja função é meramente a de separar e acondicionar os espaços ou de paredes estruturais ou de carga. Esta questão é especialmente importante quando a remodelação diz respeito a um edifício antigo (anterior a 1950, por exemplo) ou a uma casa de campo. São estas tipologias arquitectónicas as que habitualmente. A parede de carga é a que possui uma função estrutural, ou seja, as que trabalham de maneira solidária com os outros elementos estruturais como arcos, abóbadas, vigas ou cobertura para sustentar o edifício.

Lamentavelmente, há muitos edifícios que colapsam por se ter realizado uma remodelação sem permissão ou aconselhamento técnico adequado. Por sorte, hoje em dia estão mais controladas legalmente este tipo de actuações e cada vez as pessoas estão mais conscientes dos perigos que resultam do ignorar de normas ou de não recorrer a bons profissionais. 

Assim, recomendamos que, antes de intervir sobre um elemento vertical de uma casa, consulte um bom técnico que defina quais são as paredes estruturais e quais as que não são. Se quer mais informações sobre o assunto, acompanhe-nos.

1. Localização

Um indicativo chave de que estamos perante uma parede estrutural é a sua posição dentro da casa. O mais comum é que as paredes da fachada sejam importantes. Além do factor estrutural, estas paredes são também mais grossas, garantindo o conforto térmico e acústico da casa. Para identificar as paredes que podem ser demolidas, verifique quais são as que estão mais distantes das paredes estruturais ou analise-as em relação aos outros elementos estruturais, como a direcção das vigas.

2. Distribuição em edifícios

Se o edifício conta com vários pisos, pode ser útil observar a posição das paredes estruturais do prédio. Para verificar quais são as paredes principais, é essencial examinar com atenção a planta de cada andar. O mais normal é que os prédios tenham paredes menos grossas à medida que a altura aumenta. Sugerimos, ainda, que analise a planta baixa do prédio, já que isso vai-lhe permitir compreender melhor o que assegura a estabilidade de toda a estrutura.

3. Espessura

A grossura da parede dá muitas pistas para determinarmos se se trata ou não de um suporte fundamental para a casa. A espessura das paredes principais pode variar muito, dependendo do tipo de casa e dos materiais utilizados. Entre os materiais mais utilizados para construir as paredes estruturais, estão o betão, os blocos de cimento e o ladrilho cerâmico. Não obstante, todos esses tipos de paredes têm maior espessura do que as outras.

4. Paredes de tijolo

Quando as paredes são de tijolo, podemos pensar que é mais complicado saber qual a espessura real delas porque existem tabiques fabricados com este mesmo material. Contudo, uma parede de carga construída em tijolo terá uma espessura maior do que a dos tabiques deste material devido à direcção em que se coloca o tijolo. Entretanto, para saber se aquela determinada parede pode ser derrubada ou não, procure a planta da casa e verifique a descrição. Isto será fundamental para garantir que as paredes erradas não são derrubadas.

5. Vigas

As paredes estruturais não são os únicos elementos que servem para sustentar a casa. As vigas servem também esse propósito e garantem a devida sustentação. Além disso, são opções que podem garantir mais espaços livres quando comparadas às paredes complementares. Estes suportes são normalmente de um material diferente, sendo habitual, por exemplo, a madeira maciça.

6. Deformações estruturais

É comum que as vigas se deformem ao longo dos anos em casas antigas ou mal construídas. Para garantir que as paredes estruturais não sejam demasiado sobrecarregadas em caso de demolição das paredes de apoio, é muito importante contar com um bom profissional para atestar a segurança e evitar problemas decorrentes de infiltrações.

7. Na remodelação

Quando se trata da remodelação de uma casa antiga, o arquitecto estuda o prédio para determinar quais as paredes a manter no projecto. Para além disso, também realiza os cálculos necessários para propor a solução mais adequada no caso de ser necessário intervir sobre uma parede estrutural de maneira a que a estabilidade da casa não seja comprometida. Por conseguinte, é fundamental contar com o olhar de um bom profissional para que, no fim, a remodelação desejada fique tão perfeita quanto possível.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine