Convivência e funcionalidade: 8 projetos incríveis de varanda gourmet

Júlia Borges Alves—homify Júlia Borges Alves—homify
Área externa - Condomínio Jardim Mediterrâneo, branco arquitetura branco arquitetura Patios & Decks
Loading admin actions …

Área de integração entre a sala de estar e a área externa, a varanda gourmet continua sendo uma tendência. Seja em um apartamento ou em uma casa, este espaço têm a função de servir de extensão da cozinha e da sala, convertendo-se em um ambiente de convivência por excelência. Normalmente equipada por uma churrasqueira, pia, mesa e até cooktop a varanda gourmet é perfeita para disfrutar dos amigos e família além de ser perfeita para realizar celebrações e refeições. 

Neste livro de idéia te apresentaremos 8 projetos de casas para te inspirar e servir de exemplos de distribuição e organização de uma varanda gourmet ideal.

1. Varanda completa

Esta área externa de 100m² do escritório Branco Arquitetura recebeu este lindo conjunto de sala e varanda gourmet que dão vida e funcionalidade ao quintal desta casa. Sob um deck de madeira em “L”, a bancada com a churrasqueira e a mesa de jantar foram instaladas transversalmente, sendo que o jogo de cadeiras e uma mesa central dão continuidade ao espaço aproveitando a fachada da casa. Esta organização gera fluidez e facilita a circulação entre a área externa e o interior, além que aproveitar de forma prática a extensão do quintal deixando um generoso espaço de gramado.

Aqui vemos bem o resultado desta organização com bancadas e mesa dispostas paralelamente uma em relação à outra.

2. Com forno de pizza

Como mencionamos anteriormente, a varanda gourmet complementa a cozinha permitindo outras funções que normalmente uma cozinha convencional não permite, como por exemplo, o forno de pizza que vemos na imagem acima. Decorado com granito preto e ladrilho hidráulico, este terraço explora todas as potencialidades de uma varanda gourmet perfeita.

3. Com bancada e mesa

Se você dispõe de espaço suficiente e está na dúvida entre uma mesa e uma bancada com bancos altos, porque não optar pelos dois? Nesta varanda vemos como a mesa de madeira complementa o espaço além de permitir mais lugar para acomodar os convidados.

4. No cantinho do quintal

As possibilidades são variadas e sempre existe um lugar para montar a sua varanda gourmet. Neste projeto a estrutura aproveitando a esquina da área externa proporcionou um espaço incrível para a criação dessa aconchegante área de lazer.

5. Espaço abrigado

O projeto do escritório Silvana Lara Nogueira nos mostra a possibilidade de utilizar portas de correr de vidro que permitem, em dias mais frios, por exemplo, abrigar a varanda gourmet transformando-a em uma verdadeira sala externa.

Veja como este conjunto de sofás deixou o espaço ainda mais cômodo.

Encontre na nossa loja o mobiliário perfeito para a sua área externa.

6. Compacto

Engana-se quem pense que para ter uma varanda gourmet é necessário um amplo espaço. Em realidade um bom projeto é aquele que sabe otimizar a bancada com os armários assim como uma cozinha funcional e prática. Neste projeto vemos que a parede lateral foi utilizada para a instalação em uma bancada compacta com todas as funções necessárias. Aqui o espaço restante foi decorado com mobiliários complementares, mas em outros casos é possível imaginar esta mesma bancada em uma varanda menor, sem perder a sua funcionalidade.

7. Sofisticação

Esta reforma do Studiocs Arquitetos transformou uma antiga churrasqueira em uma verdadeira
varanda gourmet que mistura a sofisticação no aço inox nos eletrodomésticos com o caráter mais rústico da casa

8. Na varanda do apartamento

Terminamos este livro de idéias com esta imagem que nos mostra que o conceito da varanda gourmet pode ser transferido para um apartamento assim como este, em que mesa de madeira maciça faz com que o terraço seja a continuação da sala de estar.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine