14 ideias de caminhos para a entrada da sua casa - inspire-se!

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

14 ideias de caminhos para a entrada da sua casa—inspire-se!

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
 Garden by Le Jardin Arquitectura Paisagística, Tropical
Loading admin actions …

A fachada de uma casa denuncia, não raras as vezes, aquilo que podemos encontrar no seu interior. Para a tornar mais apelativa e dinâmica, utilizam-se materiais, cores e texturas que a enriquecem. Um espaço que gera muito interesse pela sensação que nos provoca é o caminho que conduz à entrada da casa. Esse caminho constrói uma primeira impressão que acaba por perdurar. Neste livro de ideias, vamos ver algumas propostas e ideias nesse sentido. Use materiais e espécies de vegetação diferentes e pontos de luz para valorizar este caminho. 

Acompanha-nos? Vamos a isto.

1. Projectar o caminho

O caminho que nos conduz à entrada da casa pode apresentar-se em diferentes formatos. Alguns têm escadas, desníveis ou corredores largos. Para que o caminho que dá acesso à sua casa não seja monótono, enriqueça-o com vegetação e—por que não?—com uma parede madeira. Faça estes elementos sobressair com pontos de luz criteriosamente instalados. Neste projecto, a madeira contrasta com a pedra do chão.

2. Em betão

O betão é um dos materiais chave nos projectos contemporâneos, para além de ser um dos mais resistentes. Neste projecto, vemos também a presença majestosa da água num belo tanque com desníveis que rompe com graça e estilo a dureza do betão. A correcta e equilibrada escolha de texturas no design da fachada faz com que tudo o resto sobressaia. 

3. A sensação que o caminho nos desperta

A função prática destes caminhos é facilitar o acesso ao interior da casa, pelo que ele deve ser acessível a partir de todos os pontos e ser construído com um material duradouro com escadas e passagens bem iluminadas que transmitam segurança.

4. Variedade de materiais e estilos

O caminho da entrada da casa deve harmonizar-se com o estilo arquitectónico da mesma, sendo um espaço que, para além das suas funções práticas, deve ser também decorativo. Os materiais mais frequentes para construir este acesso são a madeira, o betão e a pedra (com diferentes variantes).

5. Em pedra

A pedra é, sem dúvida, um material interessante e resistente. Para o acesso á casa é uma excelente opção, pois combina bem com outros materiais e texturas, especialmente quando se quer acrescentar um jardim frontal como o que vemos neste projecto.

6. Pedra e madeira

A pedra e a madeira ficam particularmente bem juntas, sendo tão versáteis que vemos esta combinação tanto em projectos rústicos, como modernos. Uma ideia engraçada é colocar gravilha no chão e, sobre ela, tábuas de madeira, tal como neste exemplo.

7. Mais uma opção com pedra e madeira

A pedra, por existir em diferentes tons, pode oferecer várias combinações. De características idênticas ao projecto anterior, vemos outra alternativa de cor para a pedra com tons avermelhados muito convidativos.

8. Em negro

A pedra negra é elegante e fica especialmente bem em projectos vanguardistas. Esta escada de degraus amplos anuncia a entrada de uma casa moderna que mantém a pureza das linhas rectas e cores sóbrias.

9. Em marfim

As escadas pronunciadas em cor marfim levam-nos à entrada desta casa com uma porta generosa cuja imponência foi reforçada com os vasos das palmeiras. 

10. Em branco

O branco é uma cor que vai dar luminosidade ao caminho da entrada da casa. Ao utilizar esta cor, deve ter em conta a orientação da casa, pois nas horas de maior incidência pode ser demasiado intenso.

11. Com movimento

O movimento que se imprime ao design do caminho pode fazer a diferença para que ele resulte melhor. Figuras geométricas, como círculos, geram movimento e uma sensação mais orgânica.

12. Elegância e criatividade

Apesar de ser um caminho de marcadas linhas rectas, tem subtis curvas que o tornam mais especial. A ideia de colocar escadas de diferentes tamanhos é criativa e elegante.

13. Proteja o relvado

Proteja o seu relvado e coloque pequenas porções de madeira sobre ele para aceder à sua casa com conforto.

14. A iluminação

Já mencionámos que o acesso à casa deve oferecer-nos segurança o que passa por ter uma boa iluminação. A luz não deve ser directa e ofuscar, mas sim colocada ao longo dos degraus. Funcionalidade e decoração de uma só vez. 

- Veja mais projectos dos nossos arquitectos paisagistas!

- Veja aqui a melhor iluminação de jardim!

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

 Houses by Casas inHAUS, Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!