Como fazer um décor exótico?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
FEBAL GIORNO 2014 - CASA 1, Studio Ferriani Studio Ferriani Modern Living Room
Loading admin actions …

Se você ama cor, elementos vindos de antiquários e decoração eclética ou boêmia, um modelo de décor exótico e de espírito livre pode ser o que você está procurando. Uma busca em seu sótão, porão ou na garagem pode render uma infinidade de matérias-primas para a decoração da sua casa! Visite feiras de artesanato ou lojas vintages, como brechós e mercados de itens para a casa. Procure por artigos como lâmpadas velhas, gaiolas, tecidos coloridos, estatuetas, castiçais, molduras e qualquer outra coisa que pareça fora do comum ou da época.

Não negue oportunidades para adquirir tecidos exóticos, mantas estampadas ou uma túnica bordada. Lenços vintage podem se tornar elementos decorativos para as paredes e prateleiras. Use tecido para embelezar luminárias, quadros, almofadas e mesas finais. Fazer cortinas de roupa de cama do vintage pode ser uma opção única e barata. Estilizar seus travesseiros e abajures com fitas decorativas vai trazer um clima alegre e descontraído. Tecido drapeado sobre o mobiliário ou sobre paredes pode oferecer um toque suave e feminino.

Para se inspirar por este estilo livre e cheio de harmonia, continue lendo o post. Aqui, você ficará por dentro de dicas e ideias para ter uma decoração exótica e cheia de personalidade em sua casa. Confira!

Decoração única

 Saris indianos, colchas de retalhos e tapeçaria abusando de tecidos adicionam cores vivas e belas texturas. Adicione tecidos vintages inspirados na natureza como ponto chave para seu projeto e um mobiliário todo reaproveitado de elementos antigos e de palettes. A adição de artigos com um toque místico vai deixar sua casa com uma cara exótica e cheia de personalidade, como nesta sala de estar projetada pelo escritório Carpaneda & Nasr. Cristais, pedras e estatuetas em metal fazem um jogo perfeito com plantas e com as flores. Para dicas de uma decoração com um toque mais tropical, confira Um toque tropical para sua casa.

Paleta cromática natural

A mãe natureza é a melhor inspiração para a cor da sua casa exótica. Despertar sua criatividade a partir de paletas influenciadas por nossa bela Terra pode deixar a sua casa linda e aconchegante. Isso pode ainda fazer com que sua vida fique mais animada e mais relaxante, ao mesmo tempo. O azul do céu pode ser o elemento que a sua sala está precisando. Ele funciona muito bem com o verde das plantas e com o marrom vindo do mobiliário. Tons suaves, como bege, cáqui, cinza e marrom, criam uma atmosfera calma, enquanto o contraste de um esquema de cores preto e branco apresenta emoção e movimento. 

Mobiliário simples

Adicionar um mobiliário simples não vai deixar sua sala de estar menos especial. Na verdade, as peças desenhadas em linhas retas e básicas conseguem deixar o ambiente charmoso e moderno. Elas conseguem se conectar a diferentes modelos de design e estilos de decoração. Um toque minimalista vai deixar seu ambiente exótico com um ar refinado e não vai pesar na composição quando se juntar aos demais elementos presentes no ambiente.

Poster e quadros

Para sua casa ficar ainda mais estilosa e exótica, você pode adicionar diversos posters, quadros ou telas. As peças e gravuras com grafismos ou pinturas podem oferecer todo um charme especial para os ambientes da sua casa. Além disso, estes elementos são responsáveis por proporcionar cor e um clima descolado em qualquer que seja o cômodo. Nesta sala ao lado, as paredes em bege e off white ganham vida ao receberem os quadros de diferentes estilos que ficam concentrados no centro. As poltronas em verde intenso completam o jogo.

Elementos luxuosos

Feiras famosas de decoração ao redor do mundo sempre apresentam elementos super coloridos, novas possibilidades com aço, madeira e outros materiais ainda pouco explorados. Além de peças com design inovador, algumas peças luxuosas de design podem dar uma cara nova ao seu ambiente. Elas são responsáveis por dar um toque requintado e refinado aos ambientes mais modernos e descontraídos. Essas peças podem tirar a seriedade de ambientes mais quadrados e podem deixar decorações despojadas com um toque sofisticado.

Iluminação

No quesito iluminação, os lustres podem oferecer o encanto vintage e um toque de elegância, bem como a luz ambiente. Os pendentes podem aparecer sozinhos ou em dupla na sala de jantar, sala de estar, quarto ou até mesmo nos banheiros. Os reguladores de intensidade nas salas de jantar e quartos permitem que você ajustar a iluminação de uma forma mais confortável, criando ambientes mais íntimos e dinâmicos. Ao lado, esta sala de estar recebe uma grande janela que proporciona uma claridade bela vinda da luz externa. 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine