5 formas de arrefecer um quarto quente

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
homify Modern Bedroom
Loading admin actions …

O Verão já acabou, mas as temperaturas são amenas em Portugal e já todos nós passamos noites em que mal dormimos pelo facto de o quarto estar muito quente. Aguentar o calor durante a noite não é menos chato do que durante o dia até porque uma noite mal dormida traz problemas. 

Na homify, queremos ajudá-o a arrefecer o seu quarto. Reunimos alguns conselhos que esperamos úteis. Veja quais são e não se esqueça de tomar nota.

1. Truques para a ventoinha

A primeira ideia que nos ocorre quando pensamos em proteger-nos do calor—em casas sem ar condicionado—é comprar uma ventoinha. Lembre-se que deve ligá-la apenas quando necessário ou o motor aquecerá, o que aumentará a temperatura do espaço. Se a ventoinha de tecto não for suficiente, complemente-a com uma portátil para que trabalhem as duas ao mesmo tempo. Não é suficiente? Então coloque um balde de gelo em frente aos aparelhos para que o ar arrefeça ao passar por ele.

2. Fechar a casa durante o dia

Durante o dia, deve evitar que o calor entre no quarto. Baixe as persianas e, se os tiver, abra os toldos. Mantenha as janelas fechadas para isolar o espaço do calor. Quando começar a anoitecer, pode abrir a casa: suba as persianas, abra as janelas e as cortinas e deixe o ar fresco entrar no espaço. Se tiver outra janela por perto, abra-a também para criar corrente de ar.

3. Cortinas brancas

As cortinas são importantes. A menos que a sua casa não tenha persianas, portadas ou outra forma de resguardar as janelas, escolha cores claras, como o branco, e um material leve. Os têxteis escuros absorvem com facilidade o calor e aquecerão o ar.

4. Molhar o chão e abrir as janelas

Quando a noite cai, chega a hora de abrir as janelas. Coloque uma mosquiteira para estar a salvo de insectos e poder dormir sem interrupções. Depois de abrir as janelas, passe o chão com água e, se tiver terraço, faça o mesmo no chão do terraço. Desta forma, conseguirá baixar consideravelmente a temperatura do quarto.

5. Dormir no piso inferior

Se, apesar destes conselhos, o seu quarto continuar a parecer uma sauna, tem que tomar medidas drásticas. Se habita uma casa unifamiliar ou um duplex com piso subterrâneo, inspire-se no projecto da fotografia e use-o para acomodar o quarto. Pode colocar neste espaço um sofá-cama e usá-lo nos dias quentes.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Veja mais propostas dos decoradores registados na homify.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine