13 coisas que seus convidados detestam quando te visitam

Fernanda Maranha—homify Fernanda Maranha—homify
Rear Extension Oakman Modern Dining Room
Loading admin actions …

Quando somos convidados a uma casa que não é a nossa—geralmente de amigos ou conhecidos—nós tendemos a explorar o ambiente e a decoração. É inevitável que reparemos em detalhes e objetos que gostamos ou não e que, às vezes caímos em críticas. 

O mesmo vale para quando recebemos convidadoes em casa. O convidado também reparará nos detalhes que chamem a atenção dele, seja por boa ou má impressão.

Neste livro de ideias, vamos considerar com atenção os detales em que nossos convidados reparam. Assim, não cometerá estes pequenos erros ao receber colegas em casa!

1. Onde está o banheiro?

The Broadway, SW19 - Extension & Bathroom Renovation Grand Design London Ltd Classic style bathroom
Grand Design London Ltd

The Broadway, SW19—Extension & Bathroom Renovation

Grand Design London Ltd

Segundo a opinião de alguns especialistas em bons costumes de protocolo e cerimonial, um bom anfitrião deverá indicar a seus convidados onde está o banheiro. Desta maneira, não vai expor o hóspede a perguntar, em seu momento, trazendo vergonha para alguns.

2. Campainha que não funciona

Riggsacre, Corbridge MWE Architects Modern Houses
MWE Architects

Riggsacre, Corbridge

MWE Architects

De maneira alguma a campainha da entrada deve estar quebrada. Alguns convidado impacientes poderiam retirar-se caso não fossem atentidos brevemente.

3. Com ou sem sapatos?

Manhattan Micro-Loft Specht Architects Modern Corridor, Hallway and Staircase
Specht Architects

Manhattan Micro-Loft

Specht Architects

Um costume asiático é tirar os sapatos antes de cruzar a porta de entrada. E esse hábito foi adotado por algumas família ocidentais também. É um recurso anti-sujeira que também previne algumas doenças, já que nas solas de nossos sapatos se aderem bactérias e toxinas do exterior, que levamos ao interior de nossa casa. 

Se você é adepto dessa prática orientel, deverá ter um espaço adequado para colocar os sapatos dos convidados ao entrarem. O local deverá ser confortável e aerado.

4. Toalhas à mão

Toalhas limpas e papel higiênico de reserva nunca devem faltar nos banheiros, mais ainda nos exclusivos para os convidados. Além disso, os papéis reservas devem sempre estar à vista e facilmente acessados.

5. Esconder itens indesejados?

Às vezes, ante visitas inesperadas, costumamos esconder objetos que não queremos mostrar em cantos que acredtiamos que não estarão à vista, como atrás da porta. Um erro! O mais provável que eles, sem querer, apareçam, e se tornem mais visíveis do que se estivessem normalmente expostos.

6. Excesso de louça intimida

Se está organizando apenas um pequeno jantar para socializar com amigos ou familiares, o ideal é que seja o mais espontâneo e natural possível. Assim os convidades se sentem confortáveis em um ambiente relaxado e sem pressões. Um grande anfitrião não é, necessariamente, alguém rígido, estruturado ou demasiadamente formal. Uma mesa com exceso de talheres ou taças intimidará seus colegas.

7. A distribuição dos assentos

Rear Extension Oakman Modern Dining Room
Oakman

Rear Extension

Oakman

É importante ter flexibilidade quanto à distribuição e disposição dos assentos na mesa, mas também é prático assinalar, mesmo que sem obrigação, lugares fixos que nos facilitem e façam as refeições serem mais confortáveis.

As crianças podem ter uma pequena mesa separada dos adultos, já que comem rápido e logo se levantam para brincar.

O anfitrião encarregado da comida deve estar mais perto da cozinha. E quanto a idosos ou pessoas mais velhas, será primordial que tenham assentos confortáveis e estejam sentados ao lado de alguém conhecido, para ajudar no que necessitarem.

8. Temperatura ideal

A temperatura ambiente ideal não é igual para todos. Em pleno inverno, é preciso controlar a temperatura do interior da casa, mas sem que os hóspedes se sintam sufocados. Um bom recurso para os meses frios é ter mantas e almofadas acolhedoras sobre os sofás e poltronas. No verão, ao invés de deixar a casa fria com o ar condicionado gelado, deixe as janelas abertas com uma corrente de ar.

9. Estabilidade e modéstia

Richmond Full House Refurbishment A1 Lofts and Extensions Living room
A1 Lofts and Extensions

Richmond Full House Refurbishment

A1 Lofts and Extensions

Às vezes, é possível que não tenha um interesse especial ou passional sobre algum tema, por exemplo uma pintura ou um certo tipo de música. Mas pedira a opinião insistente dos convidados pode fazê-los se sentirem incomodados.

10. Música

Bloominville Storage Unit House Envy Living room
House Envy

Bloominville Storage Unit

House Envy

É sempre bom acompanhar o ambiente com música. Ela pode acompanhar distintos estados de ânimo e criar atmosferas variadas. Mas é preciso prestar atenção no volume, para não incomodar, e também no estilo: algumas variações de rock e metal pesados não caem bem com esta ocasião.

Deixar a televisão ligada, nunca! Só se ela for protagonista da reunião, como ver uma partida de futebol ou um filme, por exemplo.

11. Humildade

Mesmo com uma casa luxuosa, é importante guardar as formas e cultivar um perfil mais baixo. Não ter ostentações que podem incomodar os convidados.

12. Cor e graça

Moroccan style garden Gullaksen Architects Mediterranean style garden
Gullaksen Architects

Moroccan style garden

Gullaksen Architects

E, por último, um detalhe de cor gracioso, sem ofender os convidados. Apenas um toque de cor, alegre, em meio a neutralidade, para um pouco de ânimo no encontro.

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!