9 ideias para organizar cozinhas pequenas

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

9 ideias para organizar cozinhas pequenas

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
 Kitchen by unikat:lab
Loading admin actions …

A cozinha é um espaço indispensável em qualquer residência. Cozinhar e desfrutar da companhia dos amigos e familiares  é parte da sensação única de estar em casa. Mas ás vezes a cozinha pode não ser tão espaçosa como gostaríamos que fosse. Hoje em dia, principalmente em empreendimentos imobiliários novos, é comum a oferta de espaços cada vez menores, que exigem o aproveitamento otimizado de cada centímetro quadrado do imóvel.

Quem dispõe de uma cozinha pequena sabe da importância de aproveitar com inteligência e criatividade cada cantinho do ambiente. Neste artigo selecionamos 9 projeto de cozinhas pequenas e incríveis, com ideias para a otimização, organização e melhor aproveitamento espacial, que servem de inspiração para quem dispõe de pouco espaço, mas não não abre mão da praticidade, do conforto e da beleza.

1—Cozinha americana

A cozinha americana apresenta o layout ideal para ambientes pouco profundos e muito compridos e é organizada em formato linear, com uma bancada única. O ideal é deixar pelo menos uma área livre de 1 metro de largura, entre a bancada e a parede, de modo que os armários e gavetas possam abrir e permitir a passagem de uma pessoa. Neste projeto, com armários inferiores e um nicho superior, a cozinha se integra ao living room e o nicho disponível foi utilizado para a instalação de uma bancada de refeições, agregando funcionalidade e mais comodidade ao ambiente.

2—Cozinha em forma de L

A cozinha com layout em forma de L é uma ótima maneira de otimizar espaço na cozinha, pois o usuário tem acesso fácil a todos os cantos, como neste caso, quando não há janelas nas duas paredes, pode-se trabalhar com armários inferiores e superiores nas duas paredes, aumentando assim a área de armazenamento. Este layout permite ainda a colocação de uma mesa de jantar junto à janela. 

3—Cozinha americana com prateleiras

Além dos armários planejados, com compartimentos feitos sob medida para a sua necessidade e para abrigar os seus utensílios de cozinha, é importante agregar maior área de armazenamento com a criação de prateleiras, nichos e suportes para os utensílios, como neste projeto, que conta com prateleiras e uma tela metálica para pendurar panelas, que ficam à vista como objetos decorativos.

4—Cozinha americana com ilha

A bancada em forma de ilha é uma área de apoio, que também pode servir para dividir o ambiente. Neste projeto, o layout da cozinha em estilo americano, com armários em linha reta, otimizou o espaço com a criação de uma bancada em forma de ilha, que serve como mesa de refeições e área de apoio para o preparo das refeições. 

5—Cozinha em forma de U

A cozinha em forma de U apresenta uma ótima distribuição espacial, pois permite a criação de armários inferiores e superiores em três lados, mantendo o usuário próximo das bancadas e espaços de armazenamento. O ideal é deixar um espaço livre de pelo menos 1,2 metros entre as bancadas paralelas. Os armários acima da bancada de trabalho devem ser menos profundos, em torno de 35-40 cm, enquanto os armários inferiores podem ter de 55-65 cm de profundidade. 

6—Cozinha contemporânea

 Kitchen by unikat:lab
unikat:lab

no bo bono

unikat:lab

Em habitações mais compactas a cozinha já vem integrada ao espaço de convivência. Nestes casos, você pode dividir visualmente a cozinha da sala de jantar com uma bancada em forma de ilha, como vemos neste projeto. Os armários receberam um acabamento especial, laca preta, contrastando com as superfícies brancas e com o piso de madeira e realçando o protagonismo da estética contemporânea da cozinha.

7—Cozinha integrada ao living room

Se o problema é a falta de espaço, uma ótima solução é integrar a cozinha com os demais espaços da área social, como sala de janta e sala de estar, como neste projeto, no qual a cozinha ficou muito mais ampla do que seria, caso estivesse dividida da sala de estar. 

Nestes casos, o importante é contar com depurador de ar potente, mais conhecidos como aparelhos sugar, para evitar a propagação de fumaça e odores por toda a casa.

8—Cozinha embutida no armário

Este projeto é similar ao anterior, com a cozinha integrada ao espaço de convivência. Porém, neste projeto a cozinha planejada está embutida em um armário, que quando fechado, esconde completamente a cozinha, tornando o ambiente exclusivamente em uma área social, com sala de jantar e sala de estar. Portanto, a área ocupada pela cozinha se resume à área do armário, mas seu espaço abrange todo o living room.

9—Diferencial: elementos retráteis

 Kitchen by Schmidt Palmers Green
Schmidt Palmers Green

NEW! 2015 Kitchen: PORTLAND + ARCOS

Schmidt Palmers Green

Cozinha planejada é sinônimo de praticidade, pois você pode solicitar para o arquiteto ou designer de interiores cada elemento e detalhe que você precisa para desfrutar do máximo de conforto e funcionalidade. Especialmente em espaços pequenos, é essencial criar soluções flexíveis e que otimizam o espaço, como esta bancada retrátil, que quando não está sendo utilizada, pode ser escondida como uma gaveta.  

 Houses by Casas inHAUS

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!