15 excelentes ideias para quartos pequenos

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

15 excelentes ideias para quartos pequenos

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Gloucester Road Penthouse Modern Bedroom by Bhavin Taylor Design Modern
Loading admin actions …

É inegável a importância do quarto para o nosso bem-estar físico e mental. Esta divisão reservada ao descanso é a parte da casa onde passamos uma boa parte do nosso tempo. É para lá que nos retiramos para desfrutar da leitura de um bom livro, para nos entregarmos ao prazer de um sono relaxante e para partilharmos momentos com a nossa cara-metade.

O espaço do quarto pode, porém, ser um problema, sobretudo nos apartamentos modernos onde as dimensões nem sempre correspondem às nossas expectativas. Se é o seu caso, não faz mal. Até os quartos pequenos têm potencial para se converterem em ambientes acolhedores, funcionais e confortáveis. Para tirar o máximo de partido do seu quarto, reunimos, neste artigo, 15 ideias apelativas. 

Ora veja. 

1. Fácil e simples

Este projecto é o ponto de partida perfeito para o tema que nos ocupa. Trata-se de um pequeno quarto cujo aproveitamento assenta no mote menos é mais. No espaço, encontramos apenas as peças mais básicas, como a cama, um candeeiro e uma televisão. A paleta cromática clara optimiza a sensação de amplitude e empresta luz à atmosfera. O estilo minimalista faz deste espaço um lugar tranquilo onde se pode relaxar e descansar em pleno.

2. Mágico espelho meu

Os espelhos são uma boa opção para dar a um quarto pequeno uma maior sensação de profundidade. Quanto maior for o espelho, maior será o reflexo criado e, por consequência, a percepção de amplitude visual. Inspire-se neste projecto e crie uma parede espelhada por detrás da cama. Por que não? 

3. Soluções de arrumação inteligentes

O caos e a desorganização são fatais em quartos pequenos, pelo que é indispensável dedicar uns minutos do dia a organizar e a limpar o quarto. Se não dispõe de um armário no qual guardar a sua roupa, calçado e acessórios, pode optar por reservar um espaço separado do resto do quarto com uma cortina. Simples, original e capaz de armazenar todo o tipo de objectos sem ser necessário um móvel pesado que ia tornar o ambiente ainda mais apertado.

4. Luz natural

A luz natural favorece sobremaneira as divisões pequenas. Nesse sentido, sugerimos que faça os possíveis para proporcionar uma boa fonte de luz natural ao seu quarto. Para o conseguir, prescinda de cortinas pesadas ou persianas de rolo e aposte em sistemas que favoreçam a passagem de luz. Evite, também, tapar a janela com móveis e objectos de decoração como plantas altas. Ao cair da noite, recorra à luz artificial. 

5. Com um espaço de trabalho

마이크로하우스 리모델링 Modern Kitchen by OUA 오유에이 Modern
OUA 오유에이

마이크로하우스 리모델링

OUA 오유에이

Se não tem a certeza de como deve projectar o seu pequeno quarto, o melhor é entregá-lo a mãos profissionais. A ajuda de um profissional ajudá-lo-á a tirar o máximo partido do quarto optando, por exemplo, por móveis multifuncionais que permitam optimizar cada recanto. Este projecto é disso bom exemplo: trata-se de um quarto que integra um pequeno espaço de trabalho que é, ao mesmo tempo, prático e atractivo. 

6. Colorido

Gloucester Road Penthouse Modern Bedroom by Bhavin Taylor Design Modern
Bhavin Taylor Design

Gloucester Road Penthouse

Bhavin Taylor Design

A cor é sempre uma boa aliada para decorar um quarto pequeno. Normalmente, as cores claras são usadas para fazer com que os espaços pareçam maiores. Por outro lado, não há por que renunciar a nuances cromáticas que, nesta área reservada ao descanso, podem estar presentes nos têxteis, nas almofadas e em acessórios decorativos, como molduras e pontos de luz.

7. Espaço de arrumação por baixo da cama

Scandinavian style bedroom by sreda Scandinavian

Não tem espaço suficiente para ter um armário no seu pequeno quarto? Não há problema. Aproveite o espaço por debaixo da cama para colocar gavetas, cestos ou caixas. No geral, o espaço disponível sob a cama é desaproveitado, mas a verdade é que, numa superfície limitada, é o recurso perfeito para acrescentar soluções de armazenamento práticas e atractivas. 

8. Camas dobráveis

Os móveis dobráveis, como a cama que vemos na imagem, são muito práticos para criar espaço num quarto pequeno. Ao ser possível recolhê-la, consegue-se libertar espaço no meio e optimizar ao máximo os metros quadrados disponíveis. O sistema desta cama dobrável é particularmente inteligente, pois a estrutura actua, para além do mais, como elemento divisor.

9. Um grande armário

modern  by My Italian Living, Modern
My Italian Living

'Metropolis' 2 sliding door wardrobe by Mobilstella

My Italian Living

Ter um grande armário embutido na parede é uma mais-valia, sobretudo se ele for feito à medida para aproveitar ao máximo as dimensões do quarto. Inclua diferentes prateleiras, gavetas e compartimentos para que seja possível acomodar cada objecto. Privilegie portas deslizantes que não precisam de espaço para serem abertas. 

10. Um desenho diferente na parede

Tentar desviar a atenção é uma boa estratégia a seguir na decoração de quartos pequenos. Nesse sentido, pode pintar a parede com uma cor forte e colocar sobre ela um vinil ou fotografia que reclame o protagonismo. Desta forma, quando alguém entrar no quarto, será de imediato atraído pelas cores e pelos motivos representados na parede, passando a questão do tamanho para segundo plano. Sugerimos, no entanto, que faça isto apenas numa parede para não sobrecarregar o ambiente. 

11. Estética industrial

Uma parede em tijolo gerará o mesmo efeito que víamos no exemplo anterior. O resultado é um espaço de ar industrial e jovial com um carácter único.

12. Luz e mais luz

Reforçamos novamente a importância da luz natural para os espaços pequenos. Conjugue a entrada de luz natural com paredes brancas e cores claras e frescas para optimizar a sensação de espaço. Não se esqueça, para além disso, de investir em pontos de luz artificial, pois vai precisar delas durante a noite não só por uma questão de funcionalidade, mas também de conforto e de aconchego.

13. Prática e bonita: uma escada

Quem é que olhou para o quarto hoje de manhã e deu conta da existência de uma série de toalhas e peças de roupa espalhadas um pouco por toda a parte? Incluir no ambiente um elemento capaz de garantir uma certa organização é mais simples do que imagina. Uma simples escada pode ser tudo aquilo de que precisa para desenvolver a arrumação ao seu quarto. Pode encontrar esta peça na versão radiador para aquecer o espaço. Para além de útil, é interessante em termos decorativos.

14. Frases na parede

Destacamos novamente a importância das paredes para decorar um quarto pequeno. Neste caso, optou-se por uma parede de madeira na qual se pode ler uma mensagem romântica (e sedutora!) ideal para um quarto de casal. A madeira, por sua vez, é um material que oferece elegância e calor ao espaço.

15. Móveis inteligentes

Se a criatividade não é uma das suas virtudes, não se preocupe. Aqui na homify, temos à sua disposição uma longa lista de profissionais de diferentes áreas para o ajudar. O conjunto de móveis inteligentes e funcionais que vemos na imagem é a proposta dos decoradores da Dröm Living para optimizar ao máximo o espaço disponível no quarto. Os armários, as escadas e a cama formam uma unidade compacta de inquestionável beleza e funcionalidade. 

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

Modern Houses by Casas inHAUS Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!