16 ideias para renovar halls e corredores de uma vez por todas

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
RESIDÊNCIA 430M², Elisa Vasconcelos Arquitetura Interiores Elisa Vasconcelos Arquitetura Interiores Modern Corridor, Hallway and Staircase
Loading admin actions …

O hall e os corredores  são espaços de passagem para outros ambientes da casa e, por se permanecer pouco tempo neles, é comum se dar pouca atenção à sua decoração. Mas a verdade é que, justamente por serem áreas que integram um espaço a outro é que o hall e os corredores merecem atenção dobrada e devem ser lembrados tanto em termos estéticos quanto funcionais. Neste livro de ideias, as 16 imagens que apresentamos trazem exemplos de como renovar halls e corredores e transformá-los em ambientes espetaculares. 

1. Recepção acolhedora

A madeira é um material aconchegante e elegante por natureza. Combina com todos os estilos graças à sua versatilidade. No hall de entrada, ele pode revestir parcialmente uma parede para contrastar com as demais brancas, como na imagem acima. Pode também ser usado como revestimento do teto ou do piso, criando um ambiente acolhedor. Um bom projeto de iluminação dá ainda mais destaque a esse material. 

2. Toque de natureza

A natureza tem o dom de decorar qualquer ambiente da casa com muita beleza, graça e frescor e não é diferente com o hall de entrada, quando ele é espaçoso. Um jardim interno é uma excelente ideia para um hall de entrada, especialmente se houver bastante iluminação natural. 

3. Estilo e personalidade

O hall de entrada é o primeiro e o último lugar da casa que nós e nossos visitantes vemos ao entrar e ao sair. Portanto, ele deve refletir a nossa personalidade com uma decoração no estilo que mais nos representa. Neste hall, uma salinha foi criada com poltronas clássicas, mesa e quadro contra um fundo de tijolo aparente. O resultado é elegante com um quê rústico. 

4. Corredor espelhado

Os corredores em geral são espaços estreitos com pouca luz natural, o que podem torná-los pouco atraentes. Revestir o corredor com espelhos ajuda a potencializar a luz e a dar sensação de amplitude. Se no seu corredor houver um armário, aproveite as portas para instalar o revestimento espelhado. 

5. Prateleiras

Como os corredores costumam ser estreitos, é muito provável que não comportem móveis. Mas isso não é problema, se você instalar prateleiras que possam receber quadros e outros objetos decorativos. 

6. Cores no hall

As cores têm grande importância na decoração de interiores, pois são capazes de gerar certas emoções, provocar contrastes e ressaltar objetos. Jogue com elas nos objetos, nos móveis ou nas paredes a fim de criar uma atmosfera única. 

7. Texturas

As texturas também podem dar ao hall de entrada um toque elegante e refinado. É o caso, por exemplo, da pedra, material muito utilizado no design contemporâneo e que aqui aparece na moldura da parede. 

8. Divisórias

Se o problema é conferir maior privacidade em algum ambiente interno como, por exemplo, halls e vestíbulos, uma divisória delicada pode ser suficiente, como esta da imagem acima. 

9. Também nos corredores

As divisórias podem ser usadas também nos corredores, mas como fundo para um móvel. Na imagem acima, um painel de vidro atrás de troncos de madeira é um painel que serve de fundo para o aparador leve e de linhas retas. 

10. Iluminação planejada

Se o hall de entrada tiver poucas ou inexistentes fontes de luz natural, o jeito é caprichar na iluminação artificial com um belo projeto. Na imagem acima, as luminárias pendentes são lindas e charmosas.

11. Fotografia P&B

O corredor, se devidamente iluminado, tem uma vocação natural para servir de galeria para quadros e fotografias em preto e branco, por exemplo.

12. Ponto focal

Os corredores, em especial os bem estreitos, podem parecer intermináveis se não contam com a decoração certa. Nesse caso, é importante colocar ao final do corredor um objeto ou cor que sirva de ponto focal e se destaque no espaço. 

13. Mobiliário

Para dar um estilo único à renovação do corredor ou do hall de entrada, pode-se encomendar móveis sob medida e com design original. Nesta imagem, as curvas das prateleiras conferem um toque moderno ao ambiente.

14. Nichos

A decoração com nichos tem uma ampla gama de possibilidades que se ajustam a qualquer espaço e orçamento. Além de não ocuparem espaço por serem embutidos na parede, os nichos criam ambientes com muito estilo.

15. Piso

Dependendo das características físicas do hall de entrada ou corredor, pode-se jogar com o design do piso, um elemento muito valioso na decoração. Também um tapete com padrões elegantes causa um impacto agradável, especialmente se os desenhos forem geométricos.

16. Tapete

Aqui temos mais uma mostra da diferença que faz um bom tapete na decoração!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine