Qual é a iluminação correta para cada ambiente de casa?

Fernanda Maranha—homify Fernanda Maranha—homify
Casa SIRI · Paula Herrero | Arquitectura, Paula Herrero | Arquitectura Paula Herrero | Arquitectura Modern Kitchen Plywood
Loading admin actions …

Como iluminar cada ambiente? É a clássica dúvida que nos surpreende ao planejar ou replanejar a casa, Como já deve ter visto no homify, a luz é criadora de sensações. Ela não serve apenas para iluminar e deixar  ambiente confortável para trabalhar, cozinhar ou nos ver no espelho, as luzes são parte fuundamental da decoração. Mas como unir funcionalidade e estilo?

Este pequeno guia vai te ajudar a escolher a luz adequada para cada ambiente, porque cada cômodo é único. Te daremos as chaves para iluminar e decorar com muito estilo!

Cozinha

cozinha é um ambiente em que não pode faltar uma boa iluminação, especialmente na ára onde os alimentos são preparados. Por isso é recomendado usar uma iluminação geral, mas também somarluzes debaixo dos armários superiores. Podem ser as clássicas embutidas, ou tiras de luzes LED, que são uma grande solução, especialmente por serem fáceis de instalar e consumirem menos energia.

Se tiver uma ilha ou bancada, um detalhe que fará sua cozinha brilhar, inclusive à noite, é ter uma iluminação especial para essa área. Assim, você tem a opção de deixar a cozinha escura e apenas esse local iluminado, para comer ou beber com a família. Um espaço muito agradável!

Banheiro

O banheiro é um dos ambientes que, se está mal iluminado, odiaremos ir. Em primeiro lugar, o banheiro requere ao menos dois tipos de iluminação: uma geral, que ilumina todo o cômodo, mas também é necessária uma iluminação específica para a área do espelho. Esta pode ser na parte superior ou nas laterais do espelho.

Quando falamos de iluminar o banheiro, o mais recomendável é usar uma luz que tenha temperatura mais fria. Quando se trata da luz do espelho, o melhor é combinar lâmpadas até ter uma temperatura de 3 a 3,5 mil Kelvin. Assim você terá uma luz adequada para maquiar-se e ver as cores de forma fiel.

Entrada

A entrada de nossa casa deve estar iluminada, em primeiro lugar, por uma questão de segurança. Mas tambem porque as luzes deixam uma fachada mais bela à noite.

Devemos ter uma luz coltada a numeração da casa, outra para a porta da entrada. Para a segunda, podemos optar por lâmpadas que se acendem por sensor de movimento. Após isso, dependendo da fachada que tiver, você pode escolher outras forma de iluminação: embutidas no solo, no tero, ou nas paredes. Cada modelo irá ressaltar o melhor das diferentes fachadas.

Veja opções de iluminação exterior em nossa loja homify!

Quarto

O dormitório é o lugar onde vamos descansar, por isso a luz não deve ser tão estimulante, ou, ao menos, devemos ter uma alternativa mais suave para os momentos antes de dormir. A temperatura de luz mais recomendada é a mais quente, pois além de ser mais acolhedora, favorece o descanso.

Além da iluminação geral, devemos ter lâmpadas ainda mais uaves ao lado da cama, seja em abajur ou embutidas na parede. Esta é uma opção que deixa o cômodo mais bonito, principalmente se você esconder a fonte de luz.

Sala de jantar

A sala de jantar fará a comida parecer mais gostosa se tiver uma iluminação correta. Um clássico que faz todos se sentirem bem é uma lâmpada que ilumine apenas a área da mesa e das cadeiras. Este tipo de iluminação mais íntima é ainda mais recomendada se a sala de jantar estiver integrada a outros ambientes.

Corredor e áreas de passagem

114, URBN URBN Walls

Os corredores e áreas de passagem em geral precisam estar bem iluminados, porque à noite podem ser perigosos caso não tenham a iluminação correta. Mas esse resultado não é conquistado apenas com uma luz potente. Um detalhe que faz a casa ser mais funcional é ter pontos de luz tanto no começo quanto no final dessas áreas. 

Quanto ao tipo de iluminação, vale tudo, desde abajures, lâmpadas no teto, ou uma joia do design moderno: luzes de led escondidas sobre o teto, como vemos na imagem.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine