9 modelos de cozinhas com ilhas que vão valorizar o projeto da sua casa

Josi Monteiro—homify Josi Monteiro—homify
COZINHA COM ILHA, ISADORA MARTEL interiores ISADORA MARTEL interiores Built-in kitchens
Loading admin actions …

Como sabemos tudo no mundo se transforma, ou seja, o mesmo acontece com o design e a arquitetura que também se modificam em relação às necessidades da vida moderna. O nosso livro de ideias de hoje é sobre cozinhas com ilhas. Antigamente era uma área dedicada especialmente para preparar as refeições, mas, agora é um ambiente integrado com a sala de jantar, sala de estar, aliás, com um balcão que serve como uma mesa de jantar.

Não podemos negar que a cozinha em plano aberto aumenta significativamente o tamanho do ambiente, assim ninguém precisa ficar isolado entre quatro paredes para preparar o café da manhã, o almoço etc. É uma tendência que faz parte da nossa realidade, a ilha passou ter um papel importantíssimo no projeto arquitetônico dos apartamentos e residências. 

Por isso, convidamos a seguir conosco e se inspirar nas ideias dos profissionais da homify. Mas antes é preciso lembrar que a bancada—cozinha americana—é diferente da ilha: a bancada é acoplada a uma parede ou coluna e a ilha é como você verá nas imagens  - isolada no centro, pois não tem nenhuma ligação lateral. 

Vamos conferir!

1. Apenas uma ilha

O nosso primeiro modelo é de uma ilha com um balcão que serve como área para refeições. Como mencionamos, ela é central, pois proporciona mais espaço e circulação  na cozinha.

2. Com balcão para refeições

Ah, antes de você escolher a ilha para a sua cozinha é necessário pensar em alguns fatores: circulação e distância entre os móveis, além de incluir coifa, assim como vemos na imagem. Cada modelo de ilha é de acordo com o gosto e necessidade de cada pessoa ou família.

3. Espaço de circulação

É importante também pensar com carinho na iluminação, especialmente para quem adora cozinhar durante à noite. Se você deseja ter uma cozinha espetacular, é preciso tornar o espaço funcional, além de proporcionar livre circulação.

4. Com um pequeno espaço para ervas

Se você deseja uma ilha em sua cozinha, então é preciso pensar também em algumas questões: tamanho do espaço, pois é fundamental priorizar a circulação. Aqui temos uma ilha com fogão e um balcão para refeições, mas observe que o espaço de movimentação é impecável.

5. Tamanho da ilha

Mencionamos que o espaço de circulação é importante, assim como a altura da ilha que varia entre  0,80cm e 1,10m. No entanto, quando não tem a função de cozinhar, mas de apoio a altura ideal é 0,80cm; agora para a função de mesa de jantar + fogão: 0,90cm e 1,10m.

6. Balcão de granito

Hoje em dia, existem diversas opções de materiais, claro, que a escolha de acordo com o seu orçamento e gosto. Os elementos mais utilizados: ardósia, aço inoxidável, concreto, epóxi, granito, laminado, madeira, mármore, pedra, porcelanato e resina plástica. Aqui temos uma ilha de granito para combinar com a decoração cinzenta do ambiente.

7. Com teto de madeira

Neste projeto do arquiteto Charis Guernieri, a ilha é utilizada para cozinhar — por isso a necessidade da coifa, além do painel de madeira no teto para combinar com o balcão. O visual fica unificado com o mobiliário da pia, trazendo um ar moderno e em harmonia com o branco.

8. Cozinha estreita com ilha

Aqui vemos o aproveitamento de espaço proporcionado um corredor, pelo uso de armários embutidos. O branco proporciona uma cozinha limpa visualmente, além de aumentar a sensação de um espaço maior.

9. No estilo rústico

Nesta cozinha, o destaque da ilha fica por conta do estilo rústico, especialmente para cozinhar. As cor forte do armário da pia contrasta com a parede de tijolo à vista, além de combinar perfeitamente com os utensílios coloridos.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine