Tamanho não é documento

Julia Maretto Julia Maretto
Loading admin actions …

Em grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre etc onde existe muita procura por apartamentos, muita gente na cidade, é comum ter apartamentos menores. A metragem reduzida, porém, não deve ser um empecilho para o bem-estar em sua casa. Esse apartamento em Perdizes, capital paulista, é a prova disso. Apartamento para um casal sem filhos, os 100 m2 foram o suficiente para criar um lar aconchegante e moderno. O projeto, realizado pelo escritório Area Arquitetura, também de São Paulo, tentou integrar ao máximo os ambientes, buscando dar amplitude ao espaço da sala de estar, que tinha um tamanho mais restrito. Os arquitetos foram bem-sucedidos, conseguindo combinar diversos usos para a mesma sala. Confira!

Sala de estar e ver televisão

Por esse lado, vemos que a área da sala era bem restrita mesmo e que os arquitetos tiveram que mostrar toda sua competência para ampliar a sensação de espaço e poder criar diversos ambientes na mesma sala. Como vemos, a sala e a cozinha foram integradas com uma parede de tijolos aparentes, dando um charme à parte ao projeto de decoração. Esse canto da foto ficou destinado para a área da televisão, com um leve rebaixamento do teto por uma sanca de gesso para agregar a iluminação embutida. Isso não é um problema nesse caso, pois uma das paredes tem uma janela enorme, por onde entra bastante luz natural. 

O canto do jantar

No outro extremo da sala de estar, criou-se, de um lado, a área da sala de jantar e, do outro, o canto da leitura. Na próxima foto veremos esse cantinho charmoso com mais detalhes. O mobiliário da sala de jantar é maravilhoso, de um design ímpar. O lustre com duas cúpulas sobrepostas se destaca e dá leveza para a decoração do apartamento, já que os demais móveis e o piso levam uma madeira em tons mais escuros. 

O canto da leitura

Do lado oposto à sala de jantar, o canto da leitura. Ou, também podemos chamar de canto do aconchego. Com uma estante moderna embutida na parede, onde se pode guardar livros e objetos decorativos, enriquece a decoração e combina muito bem com o momento de leitura. A luminária, sempre necessária para uma melhor iluminação ficou despojada bem atrás e no meio da poltrona. Mas, o destaque mesmo é o maravilhoso espelho de cristal encostado na parede. Um luxo!

A integração com a cozinha

Por esse ângulo, fica visível como foi feita a integração entre os ambientes da cozinha e da sala de estar. Uma parede de tijolinho à vista separa e enriquece os ambientes. É quase como se a cozinha ficasse em uma área externa, já que esse tipo de parede geralmente é utilizada para ambientes externos. Resulta em um ótimo truque para aumentar a sensação e a percepção de espaço. Como se houvesse uma área externa dentro do apartamento. 

Outra coisa que vem à tona ao observarmos essa foto é que a sala da TV era, na verdade, a varanda. A divisão no teto é o que entrega o meticuloso trabalho dos arquitetos. Uma ótima ideia para realmente e de fato ganhar tamanho em apartamentos pequenos!

A cozinha

cozinha foi muito bem organizada. Diversos armários deixam tudo no lugar certo, sobrando espaço para o que realmente importa. Bem ao lado da geladeira, coube até o canto do café da manhã, com a torradeira e a máquina de café. Impressionante como a geladeira de inox iluminou o ambiente, refletindo toda a luz que entra pela janela do lado oposto para dentro da cozinha. 

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine