Ideias frescas e refrescantes para a decoração da sua sala

Agata Alencoao Agata Alencoao
homify Living room
Loading admin actions …

Nos artigos que normalmente lhe apresentamos sobre salas acabamos por nos direccionar mais, directamente, para salas de estar ou salas de jantar. Como também já nos apercebemos, são muitos os casos em que ambas coexistem no mesmo espaço ou cujas fronteiras são muito ténues. Por estas razões o artigo que se segue é precisamente sobre salas no geral e para todos os gostos!

A magia de um tapete

Começamos com um exemplo de uma sala bem recheada e que nos possibilita apreciar vários aspectos. Claro está que não podemos deixar de referir a vasta área da sala, quando assim é, as possibilidades também aumentam. Apesar de ter bastante mobília, esta não torna a sala uma divisão claustrofóbica e porquê? Em primeiro lugar pelas cores que compõe o espaço: paredes brancas, cortinas bege, mobiliário em tons de preto cinzento e cru. Contudo o segredo está no tapete! O tapete preto existe como uma espécie de perímetro delimitador da zona de lazer, o que a nosso ver  é extremamente importante uma vez que cria uma zona de contraste, valorizando o que em cima dele está assente. 

Sofás que nos apaixonam

Os sofás podem ser motivo de muitas e assolapadas paixões mas o mais engraçado é que todo o processo vai  ganhando dimensão. A história começa com a escolha do sofá, sentamo-nos num, depois sentamo-nos noutro, olhamos para este, olhamos para aquele e muitas vezes ainda com algumas dúvidas, acabamos por escolher um. Levamo-lo para casa e lentamente vamos desenvolvendo uma cumplicidade que parece crescer de dia para dia, até ao momento em que já não o queremos trocar por mais nada e—regra importante!—temos lugar escolhido e marcado. Imagina-se a passar por tudo isto com o sofá que vê na imagem? Certamente que sim! Este é o sofá onde não sabemos muito bem se nos queremos sentar ou deitar. Sabemos simplesmente que queremos estar lá.

O poder da iluminação

O tipo de iluminação que escolhe para a sua casa é determinante para que a decoração funcione de determinada forma. Quanto a nós, temos a dizer que há candeeiros maravilhosos e que podem ser o centro de atenção de uma divisão mas, se há um tipo de iluminação que dificilmente falha, é a iluminação com focos embutidos como os que vemos na imagem. A luz torna-se mais dispersa e mais equilibrada ao longo do espaço e a intensidade por nós escolhida cria o ambiente que pretendemos para os diferentes momentos e ocasiões.

Tectos de madeira

A verdade é que o tecto de uma divisão é o que está menos presente aquando da percepção do espaço. A razão é simples a única preocupação que normalmente temos com o tecto é o sítio onde vamos colocar o candeeiro, contudo um tecto pode ser mais do que isso. A lembrar as casas de campo, este tecto de madeira é sem dúvida algo que nos cativa, nos prende o olhar e emana uma sensação de conforto e bem-estar. Mais tectos de madeira por favor!

Apontamentos em madeira

De um design arquitectónico bastante interessante a nossa chamada de atenção vai para os apontamentos em madeira. Primeiro os quatro maravilhosos  candeeiros que caem do tecto e depois as persianas de ripas muito fininhas que não tiram luz à sala. Com uma mesa de centro também em madeira, esta é sem dúvida uma sala simpática e convidativa.

Da importância dos quadros

Não é necessariamente obrigatório ser-se um amante ou entendido de arte para se apreciar um quadro numa parede. Os quadros, são a nosso ver objectos maravilhosos, a possibilidade de numa área por vezes tão diminuta estarem tantos sentimentos ou sensações é extasiante. Um quadro pode perfeitamente mudar toda a percepção que temos de determinado espaço se não repare na imagem, uma sala perfeitamente normal sem nada que nos entusiasme demasiado a não ser a presença dos dois quadros cor-de-laranja. São eles que tornam esta sala diferente e lhe dão cor e carisma. Quadros na parede, uma opção a ter conta!

Cores lisas

Sem recorrer a padrões ou estampados a decoração desta sala, faz um uso da cor muito interessante em que as superfícies uniformes contrastam umas com as outras, ora repare: sofás, cortinas e tapete têm uma cor diferente, é certo que estamos no espectro dos tons pastel mas ainda assim não deixam de ser cores diferentes. Uma ideia invulgar que como vemos na imagem resulta na perfeição.

Objectos inesperados

Os artigos de decoração são um mundo que não tem fim e as possibilidades que nos oferecem são também infinitas. As únicas coisas de que precisamos são de muita imaginação e bom-gosto—não temos aqui espaço para discutir este conceito, mas certamente percebe o que lhe dizemos—e pode tornar os espaços da sua casa únicos, no verdadeiro sentido da palavra. Repare nesta sala, em tudo uma sala normal no que diz respeito a decoração mas, com um pormenor que a torna especial. O tapete de zebra e a bola gigante de madeira que se encontra em cima dele fazendo-nos pasmar, há de facto qualquer de singular neste espaço. Este é um exemplo, puxe pela imaginação e crie muitos outros!

Quando o chão é tudo

O chão em madeira nunca falha, tacos, ripas ou outra qualquer opção vai resultar certamente contudo, o chão que vemos na fotografia ultrapassa o conceito de chão de madeira. A composição geométrica feita pelas ripas de madeira é simplesmente extraordinária, não é preciso muito mais para esta sala preencher os requisitos. Uma ideia muito interessante e fora do vulgar que vai dar um charme único à sua sala. 

Um rústico moderno

É engraçado como a decoração desta sala nos faz ter sentimentos contraditórios, por um lado achamo-la super rústica mas por outro super moderna. Vamos tentar perceber porquê. Em primeiro o uso da madeira e da pedra e a lareira remetem-nos para um imaginário de casas na floresta mas depois o design dos móveis e o ar super clean que a sala transmite são inevitavelmente apontadores de modernidade. Ainda que pudesse ser um pouco estranho tenta encontrar um equilíbrio entre ambos, a verdade é que não é assim tão difícil e a prova está mesmo aqui.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine