15 ideias de terraços surpreendentes!

Júlia Borges Alves—homify Júlia Borges Alves—homify
Casa Villa, Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris Modern Terrace
Loading admin actions …

Sem sombra de dúvidas, um dos espaços mais atrativos de uma casa é o terraço. Seja pela vistas que nos pode oferecer, pela oportunidade de conviver em um ambiente relaxante em boa companhia, ou até pela necessidade de contar com um espaço que nos faça sair da rotina, o terraço é muito valorizado por aqueles que têm a sorte de poder desfrutar de um.

Neste livro de ideias selecionamos 15 projetos  espetaculares, com ideias fascinantes para te inspirar e adaptar à sua casa.

1. Pérgolas

As pérgolas são elementos arquitetônicos muito apreciados para as áreas externas de um lar, não somente porque permeiam a luz, mas também porque podem ser decoradas com muito estilo. Aqui vemos que a estrutura principal está adornada com jardineiras suspensas, que trazem a natureza dentro deste terraço de madeira, cristal e metal. Um contraste moderno e elegante.

Clique aqui e veja mais ideias para a pergola do seu terraço.

2. Equipado com todo o necessário

Como mencionamos anteriormente, o terraço é o ponto de convivência familiar por excelência. Para o máximo desfrute desses momentos, equipá-la com o necessário é essencial: uma área de estar com mobiliário aconchegante e uma churrasqueira são os elementos que darão  a funcionalidade que este ambiente pede.

3. Doses de cor

Ao ser um espaço que permite o contato direto com o exterior, é importante que o projeto conte com cores para dar alegria e vitalidade. Aqui podemos ver a fantástica seleção da cor magenta para os sofás.

4. Cobertura para abrigar-se do sol e da chuva

Os terraços podem ser aproveitados em qualquer época do ano, sobretudo se possuem uma cobertura. Os tetos te protegerão dos raios de sol nas horas de maior incidência e também da chuva. São muitas as opções de estilo e estrutura para a composição deste elemento, neste projeto a escolha pelo material transparente consegue dar a sensação de leveza perfeita para o espaço.

5. Combinação de diferentes revestimentos

Incluir diversos acabamentos no espaço do terraço permitirá que o ambiente ganhe personalidade e calidez; a madeira é perfeita para gerar naturalidade e elegância e se  combinada com algum revestimento de pedra, como vemos neste projeto do espaço gourmet, o efeito é impactante.

6. Uma decoração efêmera

Este é outro exemplo da beleza que a pérgola pode trazer a um terraço; observe como este ambiente se modifica com o passar dia pelas sombras projetadas no piso que dão um toque moderno e um efeito efêmero excepcional. Em este terraço também podemos ressaltar a eleição do mobiliário de fibras naturais, que deixa este espaço elegante e distinto, contrastando com a presencia de elementos metálicos.

7. Conforto em sua máxima expressão

O escritório HDA nos deleita com um projeto te tirar o fôlego. Em uma fusão de estilo que abarca o moderno, industrial e notas rústicas, este terraço conta com todo o necessário para um dia inesquecível. A mesa de jantar de madeira escura representa o estilo rústico, a áreas de estar que conta com uma televisão tem um estilo moderno e cores claras e o espaço gourmet possui cadeiras ghost, perfeitas para não saturar o espaço e deixar tudo em harmonia.

8. Para relaxar ao máximo

O concepto de um terraço depende das necessidades e gosto pessoal. Neste projeto optou-se por um mobiliário de baixa altura, feito com fibras naturais dispostos sobre uma plataforma de madeira, que por sua vez está apoiada sobre um solo de cascalho. O resultado é um espaço encantador e perfeito para meditar, relaxar e conversar durante horas tudo isso proporcionado pela paz gerada por esta linda decoração.

9. Piscina

Contar com uma piscina no seu terraço pode te dar muitos benefícios desde momento de descanso e relaxamento, até a possibilidade de aumentar o valor de sue imóvel.  No projeto da imagem acima, vemos um ambiente que nos dá a sensação de estar férias todo o ano sem sair de casa.

10. Para um terraço pequeno, também é possível

Se você acha que não possui espaço suficiente para ter  uma piscina no seu terraço, aqui te mostramos que o contrário. Ao estar instalada em um desnível,  o tamanho desta piscina não limita as possibilidades de desfrutar da tranquilidade e paz deste ambiente tão acolhedor.

11. Jacuzzi

O segredo para ter um terraço surpreendente está na escolha de elementos belos e exclusivos, que nos permitem desconectar da rotina e do estres. Se não é possível ter uma piscina, então uma boa alternativa é a jacuzzi que é perfeita para quem o objetivo é relaxar, além do mais é um elemento que aporta muito à decoração do ambiente, especialmente se seu revestimento  segue a linha do estilo escolhido.

12. Uma fonte impressionante

Como vimos nas imagens anteriores a água tem um papel fundamental no desenho de um terraço e pode ser introduzindo no projeto de diferentes maneiras. Se não te convém a ideia de ter uma piscina ou uma jacuzzi,  uma fonte pode ser o elemento perfeito para o que você está buscando.  Veja como na imagem acima ela cria um ambiente único entre a área coberta e o jardim lateral.

13. Estética romântica e rural

O que mais fascina dos ambientes externos é a capacidade de nos transportar a outro lugar, fora da cidade e longe da agitação. Este projeto optou por um estilo romântico com a utilização de tonalidades neutras e uma vegetação que nos leva à paz do campo.

14. Iluminação sutil e delicada

Um bom projeto de iluminação é primordial para uma área externa, pois como dito anterior mente, um terraço deve poder ser utilizado em qualquer época do ano e em qualquer momento do dia também. Assim, a luz desse espaço deve ser sutil e capaz de nos envolver pela tranquilidade que tanto desejamos. Luzes no piso, algumas lâmpadas de parede são  suficientes para harmonizar o ambiente.

Para que um terraço seja perfeito, é necessário ter muito claro como delimitar os diferentes espaços.  Ainda que a imagem nos mostre uma área muito ampla, este projeto tem ideal que se adaptam em de terraços menores, como por exemplo, os diferentes tipos de piso, o uso de cor e diferentes mobiliários.

Se você continuar se inspirando com outros projetos de terraços, veja este livro de idéia!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine