11 Pequenos Reparos para Fazer na sua Casa Antes do Verão Chegar

Júlia Borges Alves—homify Júlia Borges Alves—homify
Roof Terrace Garden in Nottinghill, London, GreenlinesDesign Ltd GreenlinesDesign Ltd Modern Terrace
Loading admin actions …

Nos dias de frio costumamos estar cômodos envoltos com cachecol e debaixo das cobertas, mas o tempo passar e quando menos esperamos a primavera e o verão já estão logo aí. E aí, é quando pensamos: ’por que não aproveitei o inverno para colocar a casa em ordem e fazer os reparados necessários para a chegada da temporada de calor?’.

Neste livro de ideias fizemos uma lista de tarefas que convêm serem realizadas e que ainda estamos a tempo, e pouco a pouco teremos a casa pronta para desfrutar do verão.

1. Reparar o deck

Os decks de madeira costumam ser resistentes ao sol e a umidade. Porém exigem manutenção periódica, pelo menos uma vez no ano, para que estejam brilhanted e em perfeitas condições, como a imagem acima, projeto do estúdio Orman Ürünleri. É importante aplicar uma ou duas camadas de produto específico para tratamento de decks, além de consultar um especialista a necessidade de algum tratamento prévio, como por exemplo, lixar.

2. Lavar as almofadas

As almofadas das espreguiçadeiras, cadeiras e futóns devem ser lavadas ao menos uma vez ao ano. Muitas vezes as manchas de sol e comida que eventualmente caem sobre o tecido podem ser difíceis de serem retiradas se não lavadas propriamente. Também é recomendado revisar as costuras e os zíperes, e detectar os defeitos que vêm com o manuseio. Uma vez realizados os concertos necessários, as almofadas podem ser guardadas até a época de utilizá-las novamente.

3. Tratar os móveis das áreas externas

Os móveis para as áreas externas costumam ser muito práticos e funcionais, mas demandam manutenção, especialmente se são de madeira. Assim como os decks, as madeiras costumam ser resistentes ao sol e umidade, mas requerem reparo com produtos específicos para madeiras de exterior. Se as cadeiras e mesas forem de materiais sintéticos, como o PVC, deve ser limpo com uma escova e se faz falta, um produto para a remoção de machas.

4. Remover manchas de piscina

Os mosaicos de revestimento para piscinas, com o tempo, tendem a acumular manchas nos rejuntes típicos de zonas molhadas. Normalmente são difíceis de remover e podem se expandir rapidamente, por isso é importante retirá-los com uma lavadora de alta pressão, ou com cloro aplicado sobre uma escova.

5. Podar as plantas

O inverno é a melhor época para a poda da maioria das plantas. Durante este período é importante remover as folhas mortas, repor terra e seus nutrientes, para que quando chegue a primavera, estejam renovadas e em plena saúde.

6. Limpar a piscina

Antes do verão assegura-se de deixar a piscina em perfeitas condições para o seu intenso uso. Se a piscina está pintada é necessário reparar fissuras ou repintar partes em que a pintura saiu. Mas se a piscina é revestida, repassar o rejunte e substituir peças são boas ideias.

7. Retirar o guarda sol

O guarda sol é um elemento prático e essencial para o verão, mas também frágil às intempéries. Por isso é importante limpar bem o tecido e se possível lavá-lo. Também é recomendável revisar as partes metálicas, os braços e pés de ferros costumam descascar e até oxidar, sendo assim necessário tratamento e pintura das áreas afetadas.

8. Bloquear o sol

A luz e o colar do sol no verão costumam ser intensos e às vezes, no inverno os raios de sol são bem vindos, porém no verão podem gerar desconforto. Por isso é recomendável a instalação de cortinas tipo sun screen, perfeitas para minimizar os efeitos dos raios solares e deixar o ambiente mais fresco.

9. Reparar os ventiladores

Além do ar-condicionado, costumamos usar muito o ventilador para aliviar a sensação de calor. Antes dessa época convém limpar bem as hélices, revisar o motor e comprovar o seu perfeito estado. E se a ideia é comprar um ventilador novo, o inverno é a época mais propícia devido a baixa demanda pelo produto no mercado.

10. Limpar os toldos

Os toldos de lona são grandes aliados no que se refere o combate ao sol. Por isso no inverno devemos revisar o tecido, manchas e mecanismo. Se forem de materiais orgânicos como, por exemplo, a palha convém verificar a necessidade de reposição de algumaa áreas.

11. Revisar o ar condicionado

O ar-condicionado é um elemento essencial para o combate do calor durante o verão. Para quem tem o costume de fazer uso desse aparelho, antes que chegue o calor é importante fazer um repasso e verificar se está funcionando em perfeitas condições. Se você tem em mente fazer uma substituição, manutenção ou então comprar um novo aparelho, aproveitar a baixa temporada é uma boa dica, já que a demanda por serviços técnicos é mais baixa no inverno em comparação ao verão.

Para ver desenhos de casas de verão, não deixe de ver este livro de ideias.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine