Como calcular e projetar você mesmo uma escada!

Elisabete Figueiredo—HOMIFY Elisabete Figueiredo—HOMIFY
Ma&Co Minimalist corridor, hallway & stairs Reinforced concrete
Loading admin actions …

Os núcleos de circulação vertical (ou escadas) são elementos de design que geralmente se tornam os protagonistas de qualquer espaço graças a sua infinidade de desenhos chamativos e formas curiosas que atraem o interesse de qualquer pessoa. Geralmente os responsáveis por projetar, calcular e desenhar as escadas são arquitetos ou designers, mas isso não significa que você não o possa fazer sozinho! Sim, é verdade, apenas com uma pequena ajuda e um pouco dos clássicos da matemática (calma não é um bicho de sete cabeças!), calcular uma escada como um profissional só leva um pouco de tempo e algum raciocínio para obter um resultado funcional e prático, usando apenas as fórmulas corretas. Para saber mais sobre como criar e calcular as dimensões de uma escada, a largura dos seus degraus, a largura dos espelhos e patamares, apresentamos-lhe hoje 7 dicas de que deve tomar nota para conseguir projetar a escada dos seus sonhos. De que que estamos à espera?

1. Investigue a legislação e os regulamentos

Como todos os elementos e espaços na arquitetura, também as escadas devem cumprir certas normas e medidas mínimas para uma operação correta. Dependendo do tipo de escada e da sua forma, as medidas estabelecidas para a largura dos degraus, a altura dos espelhos e a amplitude dos ângulos estão sujeitas a critérios específicos para manter uma proporção e uma relação coerente entre todos os seus elementos. Além de tentar explicar elementos de segurança e materiais adequados para escadas, este artigo irá tentar guiá-lo para descobrir o que pode ou não pode colocar no núcleo de circulação vertical de sua casa, no sentido de evitar problemas com as inspeções.

2. Procure referências e inspiração

Por vezes torna-se complicado encontrar mais de um design inspirador para um tema específico, por isso é sempre bom consultar revistas de arquitetura e design e a internet para conhecer as últimas tendências, formas e maneiras de projetar uma escada, garantindo assim que tem em mãos uma vasta gama de ideias. A seguir, mesmo que não tenha muito jeito com lápis e papel, tente fazer esboços de ideias e projetos possíveis para sua escada, para melhor visualizar melhor a forma e o estilo que procura para esse elemento de circulação vertical. Aqui na homify encontra inúmeras escadas em todos os estilos, materiais e desenho que possa imaginar:—é só visitar a secção ’Corredores, Halls e Escadas’ para encontrar projetos incríveis.

3. Calcule!

Independentemente do tipo, tamanho ou forma da escada, existem fórmulas básicas e infalíveis para poder calcular com precisão a largura dos degraus e a altura dos espelhos, para que tenham medidas de acordo com seu uso e sejam proporcionais entre si. Os princípios dessas fórmulas consistem em tomar a medida da altura que a escada irá ter, isto é, desde a placa inferior até ao topo do nível a ser conectado, e dividir esse valor em incrementos iguais, que sejam confortáveis e fáceis de aceder, variando um pouco de acordo com o design escolhido e com o espaço disponível no plano onde as escadas se inserem.

4. Determine a localização e a altura da escada

Para ter uma ideia de quantos degraus e espelhos serão necessários para a sua escada é necessário conhecer a altura a ser salva e o espaço que a escada tomará. Mas antes de começar a calcular, devemos saber que tipo de materiais e revestimentos serão utilizados para os degraus, uma vez que certos materiais têm maior espessura do que outros, sendo necessário levar em consideração a sua espessura para não alterar as dimensões das etapas. Lembre-se de que, ao fornecer espaço para a escada, é necessário deixar um espaço nos seus dois acessos de pelo menos um metro para evitar problemas de trânsito.

5. Calcule o número de degraus

Conhecendo a altura e o espaço disponíveis para a escada, vamos ensinar-lhe como usar a Lei Bondel para calcular os degraus, os espelhos e o número de degraus para uma escada, sendo o princípio básico desta lei:

2 espelhos + 1 degrau = 64 cm.  Sendo a medida padrão de: espelhos = 18 cm e degrau = 28 cm, sendo que estes valores podem variar ligeiramente.

Para calcular o número de etapas, ou degraus, a altura (em centímetros) é tomada e dividida entre o valor definido para o degrau, ou seja: altura / altura do degrau = número de etapas (número inteiro redondo para o topo).  Exemplo: 300/18 = 16,6 = 17 degraus.

6. Calcule os balcões e os seus espelhos

Usando a mesma lei e os mesmos valores, procedemos a calcular as medidas dos espelhos e dos degraus com as seguintes fórmulas: 

Pavimentos levantados: altura / número de degraus. Isto é: 300/17 = 17,65 cm, sendo este número a altura do espelhos. 

Para calcular a largura do degrau, substituímos apenas os dados da fórmula original de 2 espelhos + 1 degrau = 64 cm. Isto é: 64—(2 vezes o valor do espelho) = largura do degrau (pegada). Isto é: 64—(2x17:65) = 28,7 cm, sendo este valor a largura da pegada.

7. Corrimões e detalhes finais

Tendo o número de etapas e suas dimensões, é apenas uma questão de distribuí-las da maneira que se adequa ao seu espaço e ao design da escada que procura. Certifique-se de planear um descanso após o degrau nº11 sob a forma de patamar, para tornar o curso mais suave. Este deve ter o comprimento e a largura da escada ou, em alternativa, a medida de 3 degraus. 

Terminada a fase de medições e planeamento, foque-se nos detalhes finais, como acabamentos e pavimentos.  As barreiras e corrimões podem ter muitos modelos e estilos:—veja o modelo simples e leve dos designers do gabinete Urbastudio, que usa uma linha corrida sem qualquer ornamento. Com um pouco de orientação e dando os passos certos, projetar uma escada simples pode ser muito simples, por isso só precisa de um pouco de ajuda profissional para começar a trabalhar.

Quer ideias de decoração para tornar a escada que projetou anda mais especial?  Visite a nossa loja online!

E para uma boa dose de inspiração não deixe de ler o artigo ’Escadas – mais do que um elemento funcional!

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!