Como escolher azulejos para a sua casa de banho

sofiapega sofiapega
Martelange | Belgien, LEICHT Küchen AG LEICHT Küchen AG Modern Bathroom
Loading admin actions …

Ao decorarmos a nossa casa de banho, uma decisão muito importante é a escolha dos azulejos. Coloridos? Neutros? De pedra? Quadrados? Rectangulares? Na parede só, ou no chão também? Há mil e uma perguntas às quais temos de responder. Há que perceber quais os azulejos ideais para a sua casa de banho. Uma casa de banho pequena não deve ter os mesmo azulejos que uma casa de banho grande e uma casa de banho com muita luz natural também não teve ter os mesmo azulejos que uma casa de banho sem janelas. Estes são apenas dois exemplos para que possa perceber que a decisão dos azulejos a aplicar na sua casa de banho deve ser algo pensado e não devemos escolher apenas porque “são giros”. Obviamente esse é um factor a ter em conta, mas não deve nem pode ser o único. É disso mesmo que lhe falaremos neste artigo…

Vamos expor-lhe um catálogo de seis casas de banho fantásticas decoradas com seis tipos de azulejos fantásticos, com os quais ficará fascinado. Continue a ler e, quer acredite quer não, terá vontade de fazer uma grande mudança na sua casa de banho, que até hoje não deu importância!

Ter em atenção a cor

Em primeiro lugar, há que escolher a cor dos seus azulejos. Pretende algo colorido ou neutro? É esta pergunta a que deve responder. Azulejos coloridos podem ser aplicados tanto em casas de banho pequenas como grandes. No entanto, se optar por azulejos pretos ou brancos, deve perceber que azulejos pretos ou escuros só resultam em casas de banho grandes, por isso, no caso da sua casa de banho ser pequena, deve escolher azulejos brancos ou claros. Na imagem podemos ver um projecto de uma casa de banho bastante grande, em que os azulejos escuros resultam na perfeição. Este lado escuro da casa de banho está equilibrado com o lavatório e banheira brancos, bem como a luz natural que entra pela janela, tornando-se uma divisão bastante luminosa, ainda que com paredes e chão escuros.

Juntas pequenas para efeito de continuidade

Se pretende criar um efeito de continuidade nos azulejos, quase como se as paredes tivessem revestidas de papel de parede ou pintadas com tinta, opte por juntas muito pequenas e azulejos cuja superfície seja bastante grande. Ao olhar para a fotografia, um projecto de GLR ARQUITECTOS, os azulejos aparentam ser completamente contínuos. Não só as juntas pequenas lhes dão continuidade, como também o facto de passarem da parede para o chão e do chão para armários e bancada e o facto de haver um espelho muito grande, que reflecte a parede enorme de azulejos também.

Anti-humidade

É muito importante que a casa de banho seja praticamente toda coberta de azulejos, em vez de optar por paredes pintadas. E porque? pergunta você… É muito simples! Principalmente por tomar banho na sua casa de banho (algo inevitável), esta torna-se a divisão mais vulnerável a ter muita humidade. Todos sabemos os problemas que a humidade pode causar na parede e tecto, muitas vezes apenas por questões climatéricas, então imagine as questões climatéricas mais o vapor depois de tomar um banho! Reúnem-se as condições ideais para ficar com a casa de banho cheia de fungos… E ninguém quer isso! Por isso, o que lhe sugerimos é que cubra o máximo possível de parede com azulejos. Na imagem temos um projecto, em que os azulejos apresentam grandes vantagens. Primeiramente por terem juntas pequenas, que torna muito mais fácil a sua limpeza no caso de se criarem fungos e, por outro lado, por serem de mármore, não absorvem o vapor e a humidade como as paredes geralmente fazem. Além disso, fica esteticamente muito bonito!

Qual o material?

Um pouco no seguimento do que lhe estávamos a falar anteriormente, é muito importante decidir o material dos seus azulejos. Envidraçados, de pedra, de porcelana… Deve escolher não só pela sua resistência, como também pelo seu efeito estético. Estes são impossíveis de não gostar! Esta é uma casa de banho que está verdadeiramente decorada com preocupação e tendo em conta que é uma divisão onde se vai várias vezes por dia, ao contrário do que se costuma pensar – já que tendemos a desprezar esta divisão. Parece que foi decorada como se fosse um quarto! Mas em vez de cama e mesa-de-cabeceira, tem sanita e lavatório. Parece um pouco anedótico, mas é verdade. Esta pequena casa de banho transmite-nos conforto. Está cheia de molduras com fotografias, uma lanterna preta e o chão aos quadrados pretos e brancos. E, para terminar, não podemos não referir os fantásticos azulejos estilo “metro”, que nos remetem para o metro de Londres, brancos de porcelana, que dão um toque muito moderno, original e, ainda assim, muito clean e simples à casa de banho.

Chão antiderrapante

Quase quase a terminar, provamos-lhe que os azulejos não têm de ficar só pelas paredes. E que isto nos traz muitas vantagens. Primeiro, todo o espaço fica mais coerente e torna-se “um todo”. Para além disso, se optar por azulejos sem serem vidrados, tornam-se antiderrapantes e ideais para servirem de pavimento também. Ao utilizarmos a casa de banho, principalmente ao sairmos do banho, corremos sempre risco de escorregar e colocar azulejos antiderrapantes no chão resolve o problema! Para colocar os azulejos casas de banho, contrate um profissional pois é uma tarefa que requer experiência.

A nossa recomendação

Por último, mas não menos importante, vamos-lhe dar uma sugestão! Porque somos portugueses, trazemos-lhe um exemplo bem à portuguesa. A parede maior está coberta de azulejos de estilo português, conjugados com uma decoração moderna e simples. São a “personagem principal” no meio de todo o cenário. À base do azul, com apontamentos de amarelo, azulejos que dão vida e alegria a esta casa de banho logo ao acordar. Por isso, se optar por uma parede de azulejos tão viva como esta, não se esqueça de simplificar e neutralizar o resto da casa de banho!


Azulejos casas de banho

Como viu, se quiser optar por colocar azulejos na sua casa de banho, há muita oferta no mercado e aqui demos-lhe algumas dicas consoante as características do espaço da sua. Para mais ideias de azulejos casas de banho modernas não perca este artigo e ficará com uma casa de banho renovada com azulejos modernos.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine