Os 10 quartos rústicos mais bonitos (e que pode imitar em casa!)

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
homify Country style bedroom
Loading admin actions …

Na homify, gostamos de lhe mostrar propostas de todos os estilos para a sua casa. Hoje, focar-nos-emos um estilo que sabemos que os nossos leitores adoram: o rústico. Acertamos? Sabemos que nem todas as pessoas se identificam, algumas preferem ambientes super modernos e clean, mas o estilo rústico tem um conforto inigualável, pelo que encaixa que nem uma luva no quarto, um espaço muito pessoal que deve ser caloroso e convidar ao repouso.

Neste artigo, reunimos 10 dos quartos rústicos mais bonitos da homify. Este estilo pode materializar-se de várias formas. Encontre a sua preferida. 

1. Nem tudo é em castanho e em tons terra

Se o estilo rústico não o convence de todo, pode experimentar usá-lo, misturando-o com toques mais modernos. Embora neste quarto a madeira prevaleça, vemos que recebeu um tratamento que a torna mais luminosa e suave, o que, a par com a iluminação natural que inunda o interior do quarto, e o branco, resulta num ambiente acolhedor com toques rústicos, mas muito elegante, arejado e, de certa forma, até minimalista.

2. Rústico e com tons terra

Este quarto possui, sem dúvidas, um estilo rústico bem marcado. Toda a divisão surge revestida em madeira com diferentes tons que criam uma sensação única. As paredes e o piso têm um ar muito natural que faz com que o material pareça acabado de sair da natureza. 

A cama encaixa na perfeição neste ambiente com os têxteis confortáveis. Porém, nem tudo é rústico neste quarto. A mesa de cabeceira é moderna, assim com os os quadros e os pontos de luz. Estes últimos elementos tornam o ambiente mais jovial. 

3. Com um detalhe único

Como já terá reparado noutros projectos da homify, a iluminação desempenha um papel muito importante na decoração. É ela que faz sobressair o que de melhor tem um espaço, tornando-o também mais funcional. Uma divisão sem luz é fria, impessoal e monótona. Num quarto, pode ser a melhor aliada para aqueles momentos antes de dormir. Neste projecto, há um ponto de luz que se esconde por debaixo da cama e que emana uma luminosidade amarelada e calorosa.

4. Pedra e madeira

O estilo rústico caracteriza-se pela utilização de elementos naturais, tanto no mobiliário, como na construção. Neste caso, vemos um tecto com vigas de madeira que contrasta com a parede de pedra, sendo esta última a verdadeira protagonista deste quarto. 

Com grandes janelas abertas para uma vista deliciosa, o quarto mistura o estilo rústico com alguns elementos mais tropicais. 

5. Simples e especial

Este quarto destaca-se pela sua simplicidade e pelos elementos reciclados. A madeira está, mais uma vez, presente, neste caso, no piso, no tecto e cabeceira de cama em madeira que se transforma em prateleira utilizada para a exposição de vários elementos decorativos. 

O detalhe da iluminação na cabeceira muda um pouco o ar rústico deste quarto, dando-lhe mais amplitude e criando um ambiente mais cálido e moderno. 

6. Com toques pessoais

O estilo rústico não se resume só a grandes móveis de madeira ou a superfícies neste material ou em pedra. Pelo contrário, também se pode fazer sentir através dos detalhes da decoração. A madeira até pode ser a protagonista, mas por que não incluí-la de uma forma mais original. Neste quarto, por exemplo, vemos uma fantástica mesa de cabeceira que mais não é do que um tronco grosso de uma árvore. Os ramos de uma árvore também podem transformar-se num original cabide. 

7. Uma parede muito funcional

Mais uma parede revestida em madeira, mas, neste caso, criou-se um nicho que foi utilizado para a colocação de uma série de velas que criam um ambiente romântico e exaltam o conforto do quarto.

8. Com ar campestre

Este quarto parece saído de uma casa de campo. O estilo dos móveis, as cores terra e a pedra na parede sugerem-nos um ambiente campestre. No entanto, o espaço também incorpora elementos verdadeiramente modernos, como é o caso das LEDs embutidas no tecto ou do chão liso e brilhante. Se a pedra e a madeira não são os seus materiais favoritos, pode-se virar para as cores e para os padrões para conseguir criar um ambiente rústico. 

9. Com cama de dossel

Este quarto encaixa-se no estilo rústico, mas de forma suave. A madeira está presente no dossel coberto com uma leve cortina branca semi-transparente que, juntamente com os tons pastel, convida ao descanso. Eis uma forma de interpretar o estilo rústico, elevando-o a um patamar quase principesco. 

10. E se criar os seus próprios móveis?

A Pixers apresenta-nos uma proposta que podemos, facilmente, recriar em casa. Aqui na homify, já escrevemos vários artigos sobre móveis criados a partir de paletes. Foi isso mesmo que aconteceu neste quarto onde a cama ganhou forma através de um conjunto de paletes de madeira pintadas em branco. Para além da cama, pode-se usar as paletes para fazer mesas de cabeceira ou até poltronas. Leia mais sobre o assunto.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine