11 Ideias Fantásticas Para A Parede De Fundo Da Cozinha

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

11 Ideias Fantásticas Para A Parede De Fundo Da Cozinha

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
 Kitchen by Tango Design Studio , Classic
Loading admin actions …

A parede ao fundo da cozinha, geralmente acima da pia ou de alguma bancada de trabalho, é uma das áreas mais exigentes deste ambiente, já que, frequentemente, está exposta a agressões térmicas e ambientais. Esta zona costuma servir de proteção contra líquidos quentes e frios como água, óleo e azeite, portanto precisa ser resistente à umidade e fácil de limpar.  

Ao mesmo tempo, ela tem grande importância na aparência e na decoração de cozinha, pois está no foco das atenções. Como atender a todos esses requisitos? Nas 11 imagens que trazemos agora, apresentamos soluções, materiais e acabamentos propostos por especialistas que vão tornar fantástica esta área tão vital da cozinha. 

1. Madeira

As questões relativas à higiene e à limpeza obrigavam ao descarte da madeira como revestimento desta zona da cozinha. No entanto, atualmente podem ser encontradas madeiras tratadas que aceitam a desinfecção com produtos comuns e que têm a resistência necessária para suportar as agressões esperadas.

2. Azulejos tipo tijolo

Esta zona da cozinha tem, além da importância no que diz respeito à limpeza e à resistência a diversos agentes, um papel fundamental no que se refere ao aspecto geral do espaço, já que atrai inevitavelmente a atenção. Pensando nisso, os azulejos tipo tijolo, nas mais variadas cores, são uma solução econômica e que representa tendência atualmente. 

3. Mármore

 Kitchen by STUDIO Z, Scandinavian
STUDIO Z

Main Kitchen Line with Marble Backsplash

STUDIO Z

E, se falamos de tendências na decoração e no design de interiores, não podemos deixar de falar do mármore. Ele é um tipo de pedra natural que tem sido usado tradicionalmente nas casas e que agora está na moda também nas cozinhas. 

4. Metais

 Kitchen by Elalux Tile, Modern Iron/Steel
Elalux Tile

Brushed Nickel Tile, Prisma

Elalux Tile

O aço inoxidável é um material muito popular nas cozinhas há décadas, já que, no que se refere à higiene e à proteção contra respingos, vem se mostrando muito eficiente. Além disso, é praticamente indestrutível. ainda que os riscos na superfície possam tirar a sua beleza, se não for cuidado de forma adequada. 

5. Azulejos tradicionais

 Kitchen by STUDIO Z, Modern
STUDIO Z

Feature Tiled Wall

STUDIO Z

A questão da higiene é muito importante na cozinha e, especialmente, nesta área, onde podem se acumular muitas bactérias. Por isso, a superfície escolhida deve ser fácil de limpar para garantir a segurança da cozinha. Os azulejos tradicionais, de formato quadrado, continuam sendo uma boa alternativa. 

6. Material pétreo

Como dissemos, a parede do fundo da bancada de trabalho precisa ser resistente à umidade, às manchas de gordura, ao calor e ao vapor. Os materiais pétreos ou derivados destes (como, por exemplo, aqueles fabricados com partículas de quartzo) se caracterizam pela resistência, o que os torna ideais para esta área da cozinha. 

7. Madeira pintada

Atualmente, a madeira é um dos materiais mais populares na decoração de interiores, porque é natural, sustentável e muito versátil, além de trazer aconchego ao ambiente. Selar sua superfície com tintas ou óleos adequados é uma boa maneira de protegê-la da umidade ao mesmo tempo que se brinca com as cores.

8. Pedra natural

Algo semelhante ao descrito sobre a madeira acontece com a pedra natural, em estado bruto. Com o tratamento adequado para que não absorva líquidos e possa, portanto, ser limpa frequentemente, ela é perfeita para dar um toque rústico à cozinha.

9. Motivos gráficos

Este setor da cozinha tem uma importância inegável para o espaço, razão pela qual não é raro que seja tratado como uma espécie de tela. Atualmente, existem opções com motivos gráficos muito decorativas que podem dar destaque à área.

10. Desenhos geométricos

Neste mesmo sentido, os azulejos com desenhos geométricos têm sido muito apreciados na parede ao fundo da cozinha, graças ao design e ao colorido que incorporam ao espaço. Além disso, são muito resistentes e fáceis de limpar. 

11. Vidro com vinil

Funcionalidade e estética é o que traz também o vidro, outro material que, como o aço, é muito asséptico, o que garante as condições ideais de higiene na cozinha. Além disso, a possibilidade de incorporar vinis decorativos neste setor faz do vidro um material com muita personalidade. 

 Houses by Casas inHAUS, Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!