Apê estúdio de novela

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
PROJETO PEIXOTO GOMIDE, Suite Arquitetos Suite Arquitetos Modern Kitchen
Loading admin actions …

Os arquitetos do estúdio Suíte Arquitetos promoveram uma transformação radical e admirável neste apartamento. O apartamento Peixoto Gomide, localizado em São Paulo, carecia de personalidade e não atendia mais às necessidades práticas dos proprietários, que por esta razão recorreram ao trabalho e ao talento do trio de arquitetos, Filipe Troncon, Carolina Mauro e Daniela Frugiuele. 

Do apartamento original restou apenas a estrutura e o piso em taco de madeira, mantidos e renovados. Após a intervenção minuciosa do estúdio Suíte Arquitetos, surgiu um apartamento amplo, com espaços integrados, tubulações metálicas aparentes, superfícies cobertas de revestimento cimentício, que remetem ao estilo de vida dos lofts nova iorquinos, que surgiram nos anos 70, quando velhos galpões e armazéns eram convertidos em habitação para profissionais liberais, artistas e executivos. Além disto, móveis e peças ícones do design, de qualidades estéticas e materiais excepcionais, complementam a intervenção que resultou em ambiente confortáveis e sofisticados.    

Confira a seguir mais imagens e detalhes deste projeto de reforma e design de interiores surpreendente e inspirador.  

Sala de estar

A sala de estar é marcada pelo mobiliário marcante, como a poltrona em madeira na cor lilás, a mesa de centro em estrutura em aço inox e tampo de vidro e o conjunto de sofá e divã nas cores cinza, e acessórios diferenciais, como a luminária de piso, o tapete , na cor cinza, e uma tela colorida, que dão ao ambiente uma forte personalidade e tornam o ambiente mais confortável e sofisticado. 

Mobiliário cool e sofisticado

A escolha do mobiliário priorizou o requinte de peças consagradas e ícones do design nacional e internacional, posicionados estrategicamente pelo ambiente, realçando seu requinte e personalidade. Ao fundo, marcando a entrada principal, vemos a poltrona em madeira, de forma delicada, na cor lilás, que conta ainda com um aparador também de traços delicados e sóbrios. Na outra extremidade, foi posicionada a poltrona Egg, outra peça ícone do design internacional, projetada em 1958 pelo arquiteto Arne Jacobsen, um símbolo de status e sofisticação.

Living room

Os espaços sociais da residência são todos integrados. A integração espacial favorece a fruição espacial e o aproveitamento da luz natural, que tornam o ambiente do living room mais agradável e semelhante a loft contemporâneo e reinventado. O piso original do apartamento, feito em taco de madeira peroba e recuperado, evidencia o charme e a temporalidade da residência e ao mesmo tempo realça o contraste com o estilo industrial da nova intervenção e seu caráter contemporâneo.     

Estilo industrial

As superfícies cinzas do revestimento cimentício que recobre as paredes e o teto dos espaços sociais, sala de estar, sala de jantar e cozinha, reforçam a sensação de integração espacial e dão unidade e personalidade aos espaços. Esta estética brutalista e industrial, inspirada nos lofts, é reforçada também pelas tubulações elétricas aparentes que se mimetizam nas superfícies de mesma cor.

Sala de jantar: mobiliário

A sala de jantar faz proveito do nicho original e do espaço residual existente no living room. Neste espaço residual foi organizada a sala de jantar, composta de uma mesa redonda em madeira, com tampo na cor azul pastel e duas cadeiras avulsas na cor preta.  

O projeto luminotécnico, de tubulações aparentes, buscou valorizar valorizar as obras de arte e elementos em marcenaria. Na sala de jantar, por exemplo, as luzes destacam os quadros que ornamentam o ambiente, iluminando indiretamente o espaço da mesa de jantar. Isto evidencia que a intenção do projeto de interiores em proporcionar diferentes sensações e atmosferas de acordo com o período em que se experimenta o espaço. De dia a luz natural difusa se espalha uniformemente por todo o espaço, enquanto à noite pontos de luzes e luminárias de piso iluminam de modo direto as obras de arte e o armário, na cor preta, criando um ambiente mais intimista e  

Irreverência

A arte pop é lembrada na decoração da sala de jantar, que utilizou quadros para tornar o ambiente mais personalizado e irreverente. Duas telas compõem o décor do ambiente. À esquerda uma tela surreal e à direita um quadro com rosto do infame Che Guevara, figura histórica celebrada pelos cultuadores da igualmente infame Revolução Cubana e justamente difamado e ironizado pelas pessoas conscientes de suas atrocidades. De qualquer modo, seu rosto tornou-se um ícone da cultura pop, que se apropria de referências históricas e culturais e as reproduzem, fora de seus tempos e contextos, numa atitude provocativa e irreverente. Para a art pop, a imagem da Marilyn Monroe, de uma lata de sopa, da marca de um refrigerante ou do rosto do Homer Simpson são mercadorias com o mesmo valor simbólico.  

Marcenaria em destaque

Além de ícones do mobiliário, os elementos em marcenaria também desempenham um papel de protagonistas no projeto de interiores. Aqui destacamos o armário embutido em madeira, na cor preta, que mescla compartimentos e nichos e serve de apoio ao living room e à cozinha. Além da funcionalidade, o armário dá um toque de sofisticação ao ambiente. Outro item em marcenaria que se sobressai é a bancada de comer, que divide a cozinha do living room. A bancada em laca, na cor amarela, cria um contraste com as cores neutras predominantes e dá mais vitalidade ao ambiente. 

Cozinha

Na cozinha predominam as mesmas superfícies neutras com revestimento cimentício. Embora o piso de madeira seja interrompido na cozinha, a continuidade das superfícies cinzas cria a sensação de continuidade e integração espacial. Elementos em inox, como a geladeira e a coifa industrial, com suas superfícies polidas e reflexivas, realçam a sofisticação e o estilo industrial do ambiente.  

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui, na seção especial dedicada a este ambiente.

Dormitório

No dormitório também manteve-se o piso em taco de madeira peroba, que torna o ambiente mais aconchegante. O armário em madeira, na cor branca, se mimetiza na parede e a cor branca predominante contrasta com o piso em madeira e cria um ambiente abstrato e elegante.

No dormitório, para proporcionar momentos de relaxamento e descanso também, foi colocada uma poltrona Egg, na cor cinza, combinando com o o revestimento cimentício da parede na qual a TV se apóia. Além disto, vasos de planta também ornamentam o ambiente, tornando-o mais agradável e delicado. 

Para obter mais informações sobre decoração de dormitórios, leia este artigo.

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine