14 ideias geniais para integrar a sala de jantar e de estar com a cozinha

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

14 ideias geniais para integrar a sala de jantar e de estar com a cozinha

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
 Living room by Design Rules, Mediterranean
Loading admin actions …

Nos projectos arquitectónicos modernos, os espaços abertos onde dois ambientes convivem sem limitações físicas destacam-se na maioria dos casos.

Alguns projectos contam apenas com paredes baixas (até meia altura) ou diferentes tonalidades para criar uma espécie de divisão. Seja como for, este núcleo social integrado deve ser harmonioso e fluido. 

Neste livro de ideias, vamos mostrar-lhe 14 exemplos de como pode abrir a sua cozinha para a sala de jantar e, se for o caso, para a sala de estar.

Ora veja.

1. Espaços que convivem em total harmonia

Os planos abertos de que falamos ocupam, não raras as vezes, poucos metros quadrados. Aliás, é nestes casos que a necessidade de abrir os espaços e de os tornar mais fluidos é mais premente. No nosso primeiro projecto, é notória a habilidade dos arquitectos para integrar a cozinha e a sala de estar que lhe está adjacente. A disposição dos móveis, os diferentes relevos no tecto e até as cores marcam as fronteiras de cada área. 

2. Para ambientes amplos

Mostramos-lhe agora um open space de um apartamento com dimensões muito generosas. Neste caso, a cozinha desenvolve-se apenas ao longo de uma parede, surgindo complementada pela ilha central. Ao lado, a sala segue a mesma lógica em termos de distribuição. A paleta cromática clara e a iluminação são cruciais para o sucesso do projecto.

3. Brilho e muita luz

Para não criar um espaço saturado, o melhor é escolher cores claras e luminosas que emprestem frescura ao ambiente. Neste projecto, destacamos a presença de um pequeno sofá a completar um dos lados da mesa e a definir o fim do espaço da cozinha e o início da zona de refeições. O projecto de iluminação é também uma qualidade desta área moderna e acolhedora.

4. Um plano aberto espectacular

Neste projecto, a cozinha está em frente à sala de estar e de jantar. Os materiais e acabamentos são de excelência. As três áreas surgem perfeitamente integradas, não obstante o tamanho da ilha. 

5. Comunicação por um corredor

 Kitchen by Bodà, Modern

Temos aqui outro exemplo no qual existe uma divisão física que se materializa através do móvel preto colocado entre a cozinha e as salas. A integração consegue-se através de um pequeno corredor. 

6. Através de uma janela

Se prefere manter algum tipo de distância entre a cozinha e a sala de estar e/ou de jantar, mas não quer sacrificar a tal sensação de união entre os espaços e a passagem de luz, pode apostar na instalação de uma superfície envidraçada. Deste modo, o contacto visual mantém-se, mas, ao mesmo tempo, há um certo afastamento entre ambas as áreas. que evita, entre outras coisas, a propagação de odores.

7. Com elegância e estilo

No nosso sétimo exemplo, destacam-se as linhas puras, as cores neutras e a iluminação no tecto. Todas estas características ajudam a integrar os ambientes e são representativas do estilo moderno.

8. Ambiente relaxado e fresco

Os móveis pequenos de estilo escandinavo bem escolhidos e distribuídos no espaço integram estes três ambientes com um ar jovial, fresco e despojado nos quais a luminosidade é a característica mais representativa. 

9. Integrar área de refeições na cozinha

Não raras são as famílias que preferem comer na cozinha no dia-a-dia. É mais prático do que pôr a mesa para a sala. Se se identifica com esta situação, então inspire-se neste projecto no qual uma área de refeições confortável e moderna se integra numa cozinha com as mesmas características.

10. A importância de um projecto bem delineado

Os ambientes abertos e integrados podem representar um desafio quando chegar a hora de os decorar. Escolha os móveis e as cores com critério e pondere a distribuição de cada elemento no espaço. Contrate um profissional para levar a cabo o seu projecto. 

11. Metais, madeira e móveis de design com notas vibrantes

Uma cozinha compacta, mas com grande personalidade. O projecto deste espaço é fantástico! Não acha? A combinação entre metais, superfícies espelhadas, madeira e uma boa iluminação valorizam o ambiente. A sala conta com têxteis suaves e confortáveis para receber os proprietários com conforto. As notas de cor interrompem o ambiente, deixando-o mais alegre e vibrante. 

12. Profundidade e modernidade num ambiente com três espaços distintos

Há, usualmente, um certo receio de recorrer a uma cor tão forte e expressiva como o preto. Nesta sala, porém, foi precisamente o preto que ajudou a criar profundidade e a fazer com que o ambiente parecesse visualmente maior do que aquilo que realmente é. Por outro lado, temos o branco a fazer o preto sobressair e a encher de luz o ambiente. Já sabe: não tenha medo de recorrer a um tom mais expressivo. O truque está em equilibrá-lo com outros tons mais leves. 

Outro ângulo

13. Com dupla altura

Ambientes integrados e um pé-direito vertiginoso: que mais se pode pedir? 

14. Vanguardista

O estilo moderno privilegia os ambientes claros e as linhas puras sem excessos. Este projecto é um claro exemplo do que pode fazer na sua própria casa: no primeiro plano, vemos cores suaves que oferecem à sala uma certa delicadeza e conforto; ao fundo, em segundo plano, está uma elegante e distinta mesa negra e, em terceiro, surge, enfim, a cozinha aberta, em madeira, com uma janela fantástica que deixa a natureza entrar em casa.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Veja mais projectos dos designers de cozinhas registados na homify.

 Houses by Casas inHAUS, Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!