Planejamento de uma casa inteligente da maneira certa

Josi Monteiro—homify Josi Monteiro—homify
PROTOTIPO DE VIVIENDA UNIFAMILIAR PREFABRICADA, CON JURGEN VAN WEERELD I KARIN GIESBERTS, DMP arquitectura DMP arquitectura Prefabricated home
Loading admin actions …

Antes de você decidir morar em uma casa automatizada, ou seja, inteligente é preciso fazer um planejamento da maneira certa, assim você evita desilusão. Afinal, não é de hoje que as casas ganharam a habilidade de se automatizarem e  facilitar nossas vidas, por exemplo, desde apertar um botão para ligar uma lâmpada, controle remoto para abrir o portão da garagem, isso é coisa do passado, pois já passou muito tempo que a primeira casa do futuro foi apresentada durante uma feira internacional em Chicago, exatamente, em 1934. 

Felizmente, nos últimos 80 anos, as residências deixaram de ser apenas 'automáticas' e se tonaram inteligentes. Um avanço da tecnologia ligado diretamente com a Internet, sensores e conectividade. As casas modernas automatizadas podem fazer muito mais do que ligar ou desligar as lâmpadas. Elas, na verdade, começam a pensar por você. Uma casa inteligente possui três pilares fundamentais: design, a tecnologia e o meio ambiente. 

casa inteligente controla automaticamente a temperatura, liga a iluminação, toca música, abre ou fecha portas e janelas, dispara alarmes e envia mensagens ao morador se alguém aparecer, tudo isso apenas usando o Smartphone, um Tablet, Ipad ou o próprio computador como controle remoto. Esse sistema só é possível através de avançadas tecnologias de processamento e controle instaladas estrategicamente e quase imperceptíveis. Ou seja, o proprietário pode controlar a casa quando estiver viajando, ou deixar configurado o que deve ser feito se algum evento ocorrer, como por exemplo. Confira as vantagens da casa inteligente!

Vantagens de uma casa inteligente

El Refugio Inteligente, NOEM NOEM Modern Houses

A vantagem de uma casa inteligente é se alguém se aproximar ligar luzes em uma determinada ordem, juntamente com a televisão. Se a distância continuar a diminuir o alarme é acionado e um e-mail enviado ao smartphone, além de avisar uma central de monitoramento. Também é possível controlar quem pode entrar em cada horário, ou simplesmente monitorar quem entrou e quanto tempo permaneceu na casa. Ou você pode ter uma apartamento moderno e cheio de vida, afinal estamos em 2016!

Expectativas de uma casa inteligente

O custo de implantação de um sistema de automação dependerá da escolha dos módulos a serem adquiridos sendo o primeiro—automação de áudio-vídeo—muito acessível, mas pode ultrapassar o próprio valor do imóvel, dependendo da área da casa e do nível de automação. Mas é importante lembrar que itens de automação agregam valor ao imóvel, o que acaba diluindo o custo. Um ótimo investimento para o futuro da sua família. Projeto desenvolvido pelo escritório RB Arquitetos Associados, localizado em São Bernardo do Campo—São Paulo, tem por objetivo atender às expectativas de seus clientes na sua funcionalidade estética.

Integrar casa inteligente em sua casa velha

Tudo isso já faz parte da realidade dos sistemas de automação, cada vez mais usados em todo o mundo. Vai chegar um momento em que nos perguntaremos como pudemos viver tanto tempo sem esses confortos. Mas preparar uma casa ou apartamento para receber recursos como esse exige um pouco de criatividade, ou seja, quanto mais o sistema puder ser acionado de forma intuitiva, melhor você irá se sentir, pois nem perceberá a infraestrutura existente para que tudo funcione do modo desejado.

Integrar casa inteligente em sua nova casa

Pode-se dar acesso à casa somente a pessoas autorizadas. Um sensor no frigorífico pode avisar que se está sem leite, por exemplo, e um vaso pode ser programado para regar as plantas. Além de câmaras de segurança sem fio, sensores e alarmes de fumo permitem monitorizar a casa por vídeo, e-mail ou mensagens SMS. E você pode integrar todo o sistema de automação na construção da sua casa nova. Se você gosta de tecnologia—aproveite o benefício modernos da arquitetura. 

Pequenas soluções para iniciantes

Enquanto um projeto de automação pode rapidamente deixar o orçamento da casa mais extravagante, muita gente tem metas mais objetivas, como economizar dinheiro com suas contas de calefação. Uma maneira de fazer isso é através de termostatos programáveis, que vem, há muito tempo, permitindo que pessoas criem horários de ajuste automático da temperatura nas suas casas. 

Orçamento

À primeira vista, alguns dos mais comentados aparelhos inteligentes parecem ser ridiculamente caros: 200 dólares por uma lâmpada que muda de cor  ou 250 dólares por um termostato que te tira do trabalho de programar a temperatura da sua casa até pode ser divertido, mas bem, isso pode parecer, no mínimo, supérfluo. Mas, não é bem assim. A mudança de cor ou ainda funções que se autoprogramam são simplesmente a cereja do bolo. A grande sacada fica por conta de seus sensores inteligentes que não ficam à luz do seu globo ocular. 

Quanto mais aparelhos conectados estiver à disposição da sua casa, mais sensores e mais inteligência você integra, e bem, mais “inteligente” sua casa fica. Eventualmente, uma verdadeira casa inteligente vai saber quem você é, onde você está e o que você quer. E tudo isso sem você ter que dizer qualquer coisa do tipo. É quando aquele termostato automático e sua habilidade de se comunicar com aquelas lâmpadas poderão, por exemplo, indicar a possibilidade de um incêndio. Bem vindo ao futuro!

Fonte: IdgNow

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine