11 ideias para decorar e embelezar o seu quarto

Sílvia Cardoso—homify Sílvia Cardoso—homify
Casa Bunker , Con Contenedores S.A. de C.V. Con Contenedores S.A. de C.V. Modern Bedroom
Loading admin actions …

quarto é o epicentro da nossa casa. Bom, na verdade, o epicentro é a cama. Sim, a cama. Já pensou na importância deste móvel na sua vida? É lá que passa uma boa parte do dia, a dormir, é lá que, por vezes, se deita apenas a descansar e, quando tem que ser, a trabalhar também. Dito isto, o que pode fazer para personalizar o seu quarto e para o adaptar às suas necessidades? Como pode melhorá-lo? Vamos desvendar alguns segredos nas próximas imagens. 

1. De estilo industrial

Começamos por um quarto de estilo industrial com uma decoração minimalista e muito confortável. O estilo industrial evidencia-se, sobretudo na mistura de materiais. A madeira vem colmatar a frieza do betão aparente e o ferro remata a decoração. A paleta cromática é sóbria e surge valorizada pelos pontos de luz distribuídos por este quarto com ligação ao exterior. 

2. Com um ambiente mais romântico

Se há peça em casa que merece um investimento, essa peça é a cama. Neste quarto com uma atmosfera suave e romântica, o ponto focal é a cama com cabeceira acolchoada e pejada de almofadas, tal como num hotel de luxo. A carpete de pêlo longo oferece conforto a quem usa este quarto. Afinal de contas, ninguém quer acordar e pôr os pés sobre um chão frio. Como sobrava ainda espaço, colocou-se uma poltrona na esquina que é uma mais-valia para usar o quarto sem ser para dormir (ler, trabalhar, descansar, ouvir música, etc.)

3. Espaço para guardar tudo

Nunca são demais as áreas de arrumação numa casa. Para acomodar os seus livros, tecnologia ou objectos pessoais pode considerar uma cabeceira com um nicho, tal como a que vemos na imagem. Numa casa pequena, a cabeceira pode até servir, em simultâneo, como mesa de cabeceira. 

4. As crianças também reivindicam o seu espaço

As crianças também sonham em criar o seu próprio mundo entre as paredes do quarto. Ajude o seu filho nesse sentido, pintando as paredes com uma cor diferente. Acrescente-lhe vinis ou quadros para valorizar a superfície. Também pode considerar revestir a parede com um papel de parede interessante. Quanto mais estímulos tiver um quarto de uma criança, melhor para o seu desenvolvimento.

5. As cores

As cores são determinantes para criar um certo estado de espírito em cada divisão. No quarto, as cores devem ajudar-nos a repousar e a desconectar. Não é, por isso, aconselhável escolher tons demasiado garridos. O azul é sempre uma boa opção. Associamo-lo ao mar e, por conseguinte, a uma sensação de tranquilidade que é bem-vinda num espaço como este. Faça esta cor contrastar com móveis claros (em branco ou bege). 

6. Muitos espaços num só

Um quarto, um universo. Se o seu quarto é grande, pondere incluir uma zona de estar que complemente a cama. Como já mencionado, o quarto não serve apenas para dormir e nem sempre queremos estar deitados na cama para fazer o que temos a fazer. Vale pôr em evidência a decoração acolhedora—carpetes, pontos de luz, têxteis confortáveis—e a madeira nas paredes a deixar o ambiente mais caloroso.

7. Para os que gostam de viajar

Este podia ser o quarto do Indiana Jones. O espaço emana uma certa atmosfera aventureira com as peles e o baú ao fundo da cama. A isto junta-se a paleta cromática pontuada com castanho e verde tropa e a planta na mesa de cabeceira. Note-se que as peles podem—e devem—ser sintéticas. 

Um safari urbano para os mais sonhadores. 

8. Tropicalidade!

E já que estamos a falar sobre safaris urbanos, nada como uma projecto de um quarto onde as plantas são as protagonistas. Use as plantas—e as flores!—para decorar o seu quarto. São bonitas e estão ao alcance de todos os orçamentos. Se o seu quarto for grande e arejado, não deixe de as incluir na decoração. 

9. Cada coisa no seu sítio

Para os casais que partilham a cama, há várias necessidades básicas: é conveniente ter uma mesa de cabeceira de cada lado. Todos nós temos os nossos objectos pessoais que precisamos de pousar antes de apagar a luz para dormir. Importa, ainda, ter um ponto de luz de ambos os lados, de preferência com controlo individual para que não tenham ambos que estar acesos sem haver necessidade disso. Os pontos de luz com reguladores são a melhor opção. Pode aumentar ou diminuir a intensidade da luz de acordo com o que o precisa.

10. Intimidade absoluta

Estamos quase a terminar o nosso artigo. O nosso penúltimo projecto é de um quarto com um ambiente intimista e até algo misterioso. Para isso, contribuem as paredes em azul petróleo e cinza e a superfície de betão aparente. A roupa de cama é também escura. O quadro, ao fundo, surge destacado pela iluminação.

11. Totalmente aberto para a paisagem

Despedimo-nos com este quarto de luxo rasgado por uma ampla janela que deixa a luz natural entrar em generosos caudais. A paisagem faz parte do espaço e oferece-lhe profundidade, sendo capaz de nos transportar até outros lugares. O material do piso repete-se na cabeceira da cama e prolonga-se pelo tecto com LEDs embutidas.

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Veja mais propostas dos nossos decoradores

Need help with your home project?
Get in touch!

Highlights from our magazine