22 Jardins Internos Pequenos E Fáceis De Fazer

Request quote

Invalid number. Please check the country code, prefix and phone number
By clicking 'Send' I confirm I have read the Privacy Policy & agree that my foregoing information will be processed to answer my request.
Note: You can revoke your consent by emailing privacy@homify.com with effect for the future.

22 Jardins Internos Pequenos E Fáceis De Fazer

Patricia Smaniotto—homify Patricia Smaniotto—homify
 Conservatory by MC3 Arquitetura . Paisagismo . Interiores, Minimalist
Loading admin actions …

As pessoas se queixam muitas vezes de não poder ter um jardim por falta de espaço na casa. No entanto, falta de espaço não deve ser nunca pretexto para deixar de tentar. Uma pessoa hábil em jardinagem, aliás, pode transformar o menor dos espaços em um jardim maravilhoso. Seja com um vaso com trepadeira na quina de um cômodo ou um par de terrários na mesa de centro da sala. 

Neste livro, trazemos 22 ideias para que o seu pequeno jardim interno embeleze a casa de forma natural, melhore a qualidade do ar dela e crie um microclima mais agradável. Além disso, você terá um ambiente tranquilo onde será mais fácil relaxar. 

1. Vasos e madeira

Às vezes, não é preciso ter um grande jardim para se sentir em um espaço verde. Com apenas dois ou três vasos altos, pedras brancas e um banco de madeira, você já pode se sentir em contato com a natureza. 

2. Debaixo da escada

O espaço debaixo da escada pode ser utilizado de várias maneiras interessantes. Se tem uma altura razoável, pode-se ter vasos com arbustos ou palmeiras. Se não tiver altura suficiente, existem muitas outras plantas que trarão a natureza para a sua casa. Consulte um paisagista para saber exatamente quais plantas se adaptam melhor a esse espaço. 

3. No centro da sala de jantar

Esta ideia é encantadora! Se você construir uma mesa em torno de uma árvore plantada em vaso e rodeá-la com cadeiras ou bancos, você terá uma peça única para a sua sala de jantar, que terá um toque exótico e dará o que falar. Esta ideia é mesmo original! 

4. Flores e vasos

Este mini jardím vertical colocado na parede pode ser usado em qualquer lugar da casa, desde que as condições climáticas e a rega sejam acessíveis. Ao combinar plantas e flores de diferentes tamanhos, cores e texturas, você vai criar uma paisagem que vai harmonizar a sua casa. 

5. Na passagem ou no corredor

Se você tem uma pequena passagem ou corredor sem uso, esta ideia é perfeita para trazer toques de ar livre para a casa. Um muro verde, vasos e pedras, com um caminho feito de madeira , farão este espaço tomar vida própria, literalmente. 

6. Na sacada ou na varanda

Um espaço limitado não significa que não se possa ter um bom lugar para se sentar e relaxar. Utilize o teto da sacada ou da varanda para instalar cadeiras suspensas. São uma forma divertida e criativa de incluir assentos sem ocupar muito espaço. E, é claro, é possível incluir plantas em vasos e pequenas estantes.

7. Resgate aquele espaço de forma estranha

Algumas casas ou apartamentos têm áreas com formas estranhas que são difíceis de usar, ainda mais se o espaço é pequeno. Neste jardim, podemos ver um banco que acompanha a parte reta da parede e plantas, pedras e vasos na parte com recuos, assim como no piso descoberto. Muito interessante visualmente!

8. Jardim de pedras

Até um quadrado do piso de um ambiente pode dar lugar a um pequeno jardim, em que as pedras brancas contrastam com as plantas verdes de altura média e a pequena fonte azul. 

9. No pátio pequeno

Muita gente tem um pátio pequeno em casa que está parcial ou totalmente coberto e, por isso, não recebe muita luz solar. Para dar a ele um toque moderno, revista o solo com tábuas de madeira e cubra a parede ao fundo com pedras rústicas, o que vai dar a sensação de jardim ao ar livre. Quanto às plantas, use purificadoras de ar como a palmeira amarela. E, se o teto for suficientemente alto, opte por uma árvore pequena como o Ficus. 

10. Inspiração zen

11. Jardim em miniatura

Quem não tem tempo ou energia para manter muitas plantas e flores com diferentes necessidades pode optar pelo jardim em miniatura. Tudo que é preciso é um canto na casa coberto com pedras e um pouco de terra. Se o espaço não recebe muita luz, pode-se instalar uma luz amarela para ajudar as plantas a crescer. 

12. Reino verde

Você pode desfrutar da beleza da natureza mesmo que não tenha muito espaço. Encha um cômodo da casa que use pouco com dezenas de plantas de todas as formas e tamanhos e acrescente uma mesa simples e cadeiras para contemplar o reino verde.

13. Palmeiras

É muito importante escolher cuidadosamente os arbustos ou árvores para o interior da casa. Para saber das condições de luz, rega e manutenção da planta escolhida, consulte um profissional. Mas saiba que as plantas locais ou que aguentam qualquer clima são as mais indicadas. A palmeira tropical, por exemplo, traz o verão para dentro de casa e quebra a monotonia da cidade. 

14. Jardins verticais e muros verdes

Um dos maiores benefícios das plantas é a purificação do ar. Um jardim vertical ou muro verde é uma ótima maneira de trazer a natureza para casa sem precisar de espaço adicional, além de ser muito decorativo e tranquilizante.  

15. Pendure-as!

classic  by ELLA JAMES, Classic
ELLA JAMES

Hanging Vintage Garden Tap Planter

ELLA JAMES

Se um jardim vertical dá muito trabalho, mude o ambiente significativamente ao pendurar plantas na parede. Se você quer algo pouco convencional, estes vasos rústicos são muito decorativos. 

16. Plantas locais

Leve em conta o clima local, mesmo que o jardim seja interno. Palmeiras e Ficus têm muitas opções e são realmente fáceis de manter. A aloé vera, os lírios, as açucenas as orelhas de elefante e outras mais são fáceis de cuidar e têm valor estético. Para climas desérticos, o melhor são os cactos e as suculentas. As orquídeas precisam de luz natural abundante e os bonsais se mantêm no interior da casa por períodos contínuos.

17. Na cozinha, ervas frescas

Na cozinha, mais do que plantas decorativas, as ervas aromáticas frescas vêm melhorar o sabor dos alimentos. Além disso, elas exalam deliciosos aromas. Pendure os vasos com ervas na parede para tê-las sempre frescas e à mão. 

18. Um quadro verde

country  by Living Interiors UK, Country
Living Interiors UK

Living Interiors—Vertical Gardens

Living Interiors UK

Muito mais fácil de manter que um jardim vertical é o quadro verde. Não precisa ser grande e as flores e plantas colocadas em uma malha e emolduradas em madeira criam um cantinho acolhedor. 

19. Terrários

modern  by The Urban Botanist, Modern
The Urban Botanist

Bespoke Terrarium Instalation St Pancras Hotel Foyer

The Urban Botanist

Os terrários são basicamente mini jardins em recipientes de vidro que requerem baixa manutenção.Eles são uma maneira criativa de levar o verde aos espaços pequenos da casa. Os terrários estão disponíveis em uma grande variedade de formas e tamanhos, além de combinarem com qualquer decoração. 

20. Jardim no banheiro

Este lindo jardim interno agrada aos olhos e também refresca o banheiro. Como é parcialmente fechado o jardim recebe correntes de ar que ventilam o banheiro, mantendo-o fresco. No inverno, é possível desfrutar do sol que entra. É perfeito para quem fica de bom humor ao ver flores e plantas.  

21. Um ousado jardim zen

Nesta imagem, vemos uma casa que incorporou uma árvore de interior a um pequeno e ousado jardim zen. As pedras delimitam o jardim, enquanto a árvores e as folhagens verdes contrastam lindamente com os tons neutros da sala. 

 Houses by Casas inHAUS, Modern

Need help with your home project?
Get in touch!

Discover home inspiration!